Como faço para me deserdar?

Perguntado por: Cátia Cláudia Sousa de Nascimento  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)

O Código Civil Brasileiro determina que a deserdação somente pode ser realizada através de testamento e deve ser embasada em uma das seguintes causas: ofensa física, injúria grave, relações ilícitas com a madrasta ou padrasto e desamparo do ascendente em alienação mental ou grave enfermidade.

Como fazer para me deserdar?

3 requisitos que devem ser atendidos para deserdar
  1. Ser feito em um testamento.
  2. Ser expressamente e baseado em uma das causas estabelecidas na lei . ...
  3. A causa deve ser verdadeira, ou seja, se o deserdado negar a causa, a prova de que a causa é verdadeira corresponderá aos herdeiros do testador.

Tem como se auto deserdar?

Tem como se auto deserdar? Não. A deserdação só é possível nos casos expressos da lei (particularmente, nos termos dos arts. 1.962 e 1.963 do Código Civil).

É possível deserdar alguém?

A lei permite a deserdação de um filho, ou seja, que ele seja excluído da herança através de um testamento. Caso o filho, tenha cometido um crime contra a honra, poderá ser deserdado pelo seu pai.

É possível deserdar os pais?

O Código Civil limitou as hipóteses a situações predeterminadas, o que significa que se nenhum desses motivos existe no seu caso, por mais que você se sinta no direito de deserdar um parente, juridicamente não será possível fazê-lo. ... Assim, podem ser deserdados o descendente, o ascendente e o cônjuge[3].

Deserdar um herdeiro. Quando é possível?

39 questões relacionadas encontradas

É possível excluir um filho do testamento?

A lei prevê casos em que o próprio dono do patrimônio pode excluir herdeiros necessários. Isso só é permitido por meio do testamento, com indicação expressa da causa. Para deserdar descendentes (filhos, netos e bisnetos), o dono do patrimônio pode alegar: Que sofreu ofensa física ou injúria grave.

Quando o filho pode pedir a herança?

Os herdeiros podem exigir a herança de uma pessoa viva? Não. O direito a receber a herança surge apenas no momento da morte de quem possui o patrimônio, a exemplo dos filhos em relação aos pais.

É possível deserdar um filho?

I – ofensa física; II – injúria grave; III – relações ilícitas com a mulher ou companheira do filho ou a do neto, ou com o marido ou companheiro da filha ou o da neta; IV – desamparo do filho ou neto com deficiência mental ou grave enfermidade.

Como funciona o processo de deserdação?

Deste modo, a deserdação não é automática. Ela deve ser anunciada em testamento, com a obrigatória apresentação dos motivos. Após a abertura do testamento, os demais herdeiros têm um prazo de quatro anos para ingressar com uma ação judicial pedindo que a pessoa cuja deserdação é solicitada seja excluída da herança.

Quais são os efeitos da deserdação?

A deserdação consiste na exclusão, ou seja, no afastamento de herdeiro necessário do direito sucessório, por razões subjetivas, de forma que o deserdado é considerado desprovido de moral para receber a herança, diante de atitudes indevidamente praticadas.

Como saber se meu pai me deserdou?

O Código Civil Brasileiro determina que a deserdação somente pode ser realizada através de testamento e deve ser embasada em uma das seguintes causas: ofensa física, injúria grave, relações ilícitas com a madrasta ou padrasto e desamparo do ascendente em alienação mental ou grave enfermidade.

É possível excluir algum herdeiro do inventário?

Já a exclusão por deserdação é autorizada pelo autor da herança, ainda em vida, a excluir herdeiros que cometeram ofensas físicas, injúrias e até desamparo. Nesse caso, a aplicação da deserdação é feita decorrente a vontade do autor e deve ser formalizada por testamento.

O que é herdeiro indigno?

Herdeiro indigno é o que perde o direito à sucessão dos bens por ter sido condenado pelo homicídio de quem os possuía. É o caso de um filho que mata o pai, e assim perde o direito à herança.

O que fazer para deixar herança para os filhos?

Uma forma de minimizar o acesso do herdeiro necessário à herança é por meio da elaboração do testamento onde o autor da herança pode dispor para quem desejar de metade de seu patrimônio.

O que é injúria grave?

Injuriou o morto de forma tão grave que o perdão é impossível (ou o que chamamos de 'injúria grave', que é aquela ofensa que atinge muito seriamente a honra – a dignidade ou a reputação – da vítima).

Quem são os herdeiros necessários?

Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legítima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge. Veja tópico Sucessão Legítima. A parte legítima equivale a 50% dos bens do testador, do qual os herdeiros necessários não podem ser privados.

Quando pode ocorrer a deserdação?

Conforme artigo 1.963, os pais podem ser deserdados se: 1) ofenderem os filhos fisicamente; 2) praticarem injúria grave contra seus filhos; 3) mantiverem relações ilícitas com cônjuges ou companheiros dos filhos ou netos; 4) desampararem filhos ou netos com alienação mental ou doenças graves.

Como deserdar um cônjuge?

O cônjuge não possui causas próprias de deserdação, podendo ser deserdado apenas pelas causas previstas na indignidade.
  1. Art. 1.962. ...
  2. I - ofensa física;
  3. II - injúria grave;
  4. III - relações ilícitas com a madrasta ou com o padrasto;
  5. IV - desamparo do ascendente em alienação mental ou grave enfermidade.

Como deserdar um herdeiro necessário?

Deste modo, a deserdação não é automática. Ela deve ser anunciada em testamento, com a obrigatória apresentação dos motivos. Após a abertura do testamento, os demais herdeiros têm um prazo de quatro anos para ingressar com uma ação judicial pedindo que a pessoa cuja deserdação é solicitada seja excluída da herança.

O que é indignidade e deserdação?

A indignidade e a deserdação são sanções civis aplicáveis àqueles que não se comportaram bem com o autor da herança. Indigno e deserdado são considerados incompatíveis com a herança. Art. 1.814.

Como pedir minha parte da herança?

Existem 2 (duas) formas de reivindicar a parte na herança: a forma judicial ou extrajudicial, em ambas é necessária a presença de um advogado. Quando falamos da forma judicial, estamos falando em um processo no fórum, algo que dependerá da decisão do juiz para que seja feito o inventário.

Qual filho tem mais direito na herança?

Qual filho tem mais direito na herança? Todos os herdeiros têm direito a no máximo 50% do total do patrimônio. A não ser que alguma orientação diferente tenha sido deixada em testamento pelo proprietário original dos bens.

Quando os filhos têm direito a casa dos pais?

Quando os filhos terão direito aos bens dos pais separados? A princípio cabe esclarecer que quando os pais separam os filhos não têm direito à partilha de bens por ocasião do divórcio. Os filhos só são herdeiros por ocasião da morte de seus pais (direito sucessório) e não da separação deles (direito de família).

Qual o prazo de validade de um testamento?

O testamento é ato personalíssimo, podendo ser mudado a qualquer tempo. Art. 1.859. Extingue-se em cinco anos o direito de impugnar a validade do testamento, contado o prazo da data do seu registro.

Como excluir herdeiros colaterais?

1.850 do Código Civil: “Para excluir da sucessão os herdeiros colaterais, basta que o testador disponha de seu patrimônio sem os contemplar.”, ou seja, quando há herdeiros necessários a liberdade de testar restringe-se somente à metade disponível; havendo somente os facultativos, a liberdade de testar é plena.

Artigo anterior
O que é a concepção de gestão escolar?
Artigo seguinte
Qual carne imita a picanha?