Como explicar o que é paradoxo?

Perguntado por: Ângelo Fonseca Lima  |  Última atualização: 20. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.

O que é paradoxo resposta?

Paradoxos são expressões numéricas ou verbais com uma contradição interna - verdadeiras charadas de lógica. Confira alguns exemplos famosos. É qualquer expressão verbal ou numérica que apresente uma contradição interna.

Quais são os paradoxos?

Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões: paradoxo verídico. paradoxo condicional. paradoxo falsídico.

Porque é um paradoxo?

Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".

Como surge um paradoxo?

O paradoxo ou oxímoro é uma figura de pensamento que se estrutura por meio de uma lógica de significados que se excluem de forma mútua, instaurando, assim, uma contradição que, porém, não é sustentada quando se analisa o contexto, já que, na verdade, há um reforço da ideia.

O que é PARADOXO? | Vocabulário Filosófico

43 questões relacionadas encontradas

Qual é o paradoxo mais famoso?

Um dos mais célebres paradoxos da história da filosofia é aquele que conta a história do herói grego Aquiles e da tartaruga. Conta-se que Aquiles, disputando uma corrida com uma tartaruga, num ímpeto de generosidade, resolveu dar a ela uma pequena vantagem, deixando que o bicho partisse alguns centímetros à sua frente.

O que diz o paradoxo do mentiroso?

Se o mentiroso diz, “não é o caso que essa declaração é verdadeira”, então está contradizendo a si mesmo. Se diz, “essa declaração não é verdadeira”, então está negando a si mesmo.

O que significa paradoxo humano?

Significa uma contradição, um pensamento que vai contra o próprio pensamento. Um dos paradoxos mais conhecidos da história da filosofia é o de Aquiles e a tartaruga, por Zenão de Eleia.

Qual é o sinônimo de paradoxo?

1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.

Qual é o paradoxo da tartaruga?

Aquiles e a tartaruga

Aquiles nunca sobrepassa à tartaruga, pois quando ele chegar à posição inicial A da tartaruga, esta encontra-se mais a frente, numa outra posição B. Quando Aquiles chegar a B, a tartaruga não está mais lá, pois avançou para uma nova posição C e assim sucessivamente, ad infinitum.

Qual a diferença entre antítese e paradoxo?

O paradoxo, ou oximoro, também é uma figura que usa sentidos opostos para passar uma mensagem de modo mais intenso. No entanto, enquanto a antítese consiste no mero uso de termos opostos no enunciado, o paradoxo constrói uma relação entre esses termos de modo a criar uma mensagem aparentemente contraditória.

Como identificar um paradoxo?

O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias. É também denominada também de oximoro e recebe a classificação de figura de pensamento.

O que é paradoxo na Bíblia?

Segundo o dicionário, paradoxo é uma figura de linguagem que indica contradição. É uma ideia coerente e bem estruturada, mas que apresenta elementos contraditórios à sua própria estrutura. Trata-se de um raciocínio com duas ideias, em que uma se opõe à outra.

Estou cego e vejo paradoxo?

Estou cego e vejo. Arranco os olhos e vejo”. Em síntese, paradoxo é a figura de linguagem que consiste em empregar palavras que, mesmo opostas quanto ao sentido se fundem num mesmo enunciado.

O que entende pela afirmação de que o ser humano é um ser paradoxal?

Porém, o ser humano não é uma equação matemática e ele responderá das maneiras mais diversas em virtude de sua relatividade e, assim, para não sofrer nas relações humanas devemos entender que o ser humano é paradoxal, ou seja, as coisas podem caminhar diferente do que pensamos.

O que explica o movimento paradoxal mencionado no texto?

O movimento paradoxal é caracterizado como uma figura de linguagem que expressa contrariedade, uma ideia que possui dois polos opostos e contraditórios.

São exemplos de mensagens paradoxais exceto?

São exemplos de mensagens paradoxais, EXCETO: A) O ato é imoral (ou mesmo ilegal), mas se for bem-sucedido e você não for pego na ação vergonhosa, poderá ser aclamado como esperto – e o mundo é dos espertos. B) Treinamento difícil, guerra fácil. C) Jogue limpo, mas regras foram feitas para serem quebradas.

O que é paradoxo do pássaro?

Em suma, o "Paradoxo do Pássaro de Sócrates" nos convida a uma profunda autorreflexão sobre nosso papel na criação do futuro. Nossas ações, conhecimento e atitude perante a incerteza moldam o mundo que habitamos.

Poderia me contar um paradoxo?

Se um barco tiver toda a sua madeira restaurada, ele continuará sendo o mesmo barco? Outro clássico advindo da Grécia Antiga é o paradoxo do Navio Teseu. Ele é famoso por ter sido descrito por Plutarco.

Porque 7 é o número do mentiroso?

Mas por que o sete é conta de mentiroso? Provavelmente o ditado, que veio da tradição hebraica, deveria ter outra redação: sete é a conta do Mentiroso, uma vez que Mentiroso, variação de Caluniador e Acusador, é um dos cognomes de Satanás. Em suas contas, o Mentiroso dá deslavada preferência pelo sete.

Quais os melhores paradoxos?

Paradoxos falsídicos
  • Paradoxo de Epiménides: Um cretense diz: "Todos os cretenses são mentirosos". ...
  • Paradoxo dos cavalos: Todos os cavalos são da mesma cor.
  • Paradoxo do enforcamento inesperado: O dia do enforcamento deve ser um dia inesperado; portanto, ele não pode acontecer de forma alguma ou não será uma surpresa.

O que é o paradoxo de Aquiles?

O PARADOXO DE AQUILES E A TARTARUGA

Aquiles nunca pode alcançar a tartaruga; porque na altura em que atinge o ponto donde a tartaruga partiu, ela ter-se-á deslocado para outro ponto; na altura em que alcança esse segundo ponto, ela ter-se-á deslocado de novo; e assim sucessivamente, ad infinitum.

Artigo anterior
Qual é o principal rio do município de Maceió?
Artigo seguinte
Como alterar nome da pagina no facebook?