Como explicar metalinguagem?

Perguntado por: Melissa Alexandra Moura Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (59 avaliações)

Metalinguagem
  • A metalinguagem ocorre quando, no próprio discurso, faz-se referência à linguagem utilizada para transmitir uma ideia. ...
  • Leia também: Elementos da comunicação e as funções da linguagem.

O que é uma metalinguagem exemplo?

Metalinguagem consiste num tipo de linguagem que se refere diretamente a própria linguagem usada na comunicação. O dicionário é um exemplo de metalinguagem, pois tem o propósito de descrever e falar sobre os códigos que compõem a linguagem em si.

O que é ensinar metalinguagem?

A Metalinguagem é a linguagem que descreve sobre ela mesma. Ou seja, ela utiliza o próprio código para explicá-lo. Vale lembrar que utilizamos muito a metalinguagem no cotidiano. Quando perguntamos o significado de determinada palavra estamos usando a função metalinguística.

Quais são os tipos de metalinguagem?

Tipos de metalinguagem
  • Incorporada: É uma linguagem integrada a uma linguagem objeto e ocorre formal ou naturalmente.
  • Ordenada: Análoga a uma lógica não comutativa. ...
  • Aninhada ou Hierárquica: Similar a uma metalinguagem ordenada, em que cada nível apresenta maior grau de abstração.

Qual a função da metalinguagem?

A principal característica da função metalinguística é o fato de a mensagem estar centrada no próprio código. Cada função tem um foco em um dos elementos da comunicação e, para a função metalinguística, nada é mais importante do que a própria palavra e seus desdobramentos.

METALINGUAGEM | Resumo de Literatura para o Enem

33 questões relacionadas encontradas

O que é uma função metalinguística?

Significado de Metalinguístico

adjetivo Relativo à metalinguagem, ao tipo de linguagem que descreve a própria ou outras linguagens: o dicionário é um mecanismo metalinguístico. Etimologia (origem da palavra metalinguístico). Do latim meta 'termo' + linguístico.

O que é uma atividade metalinguística?

c) atividade metalingüística – capacidade de falar sobre a linguagem, descrevê-la e analisá-la como objeto de estudo (a gramática convencional).

Qual é a metalinguagem?

A metalinguagem é a referência à própria linguagem, sendo utilizada na comunicação. A metalinguagem ocorre quando, no próprio discurso, faz-se referência à linguagem utilizada para transmitir uma ideia. Assim, o enunciado fala de si próprio, podendo apontar inclusive para suas próprias características.

Qual a diferença entre metalinguagem e intertextualidade?

A metalinguagem é uma das funções da linguagem. Textos verbais e não verbais podem ser metalinguísticos. Textos metalinguísticos se referem à própria linguagem. A intertextualidade é o diálogo entre textos.

O que é fática?

A função fática, também chamada de função de contato, é a função de linguagem que enfatiza o canal ou veículo de comunicação, a fim de manter o ato comunicativo em curso, ou seja, quando o emissor (locutor) busca estratégias para manter a interação com o receptor (interlocutor).

Qual a língua materna do Brasil?

As línguas do Brasil compreendem o português, única língua oficial a nível nacional, e línguas minoritárias do Brasil faladas em todo o território. O censo de 2010 contabilizou 305 etnias indígenas no Brasil, que falam 274 línguas diferentes.

Como ensinar linguagem?

Para que a aprendizagem ocorra, explica, é preciso criar um vínculo da criança com a linguagem em um contexto em que ela precisa resolver problemas. “A língua não pode ser vista como um castigo, mas como uma aventura”.

O que significa conhecer uma língua?

Conhecer uma língua é muito mais que apenas saber as palavras, envolve conhecer os sons e as combinações de sons possíveis, bem como ser capaz de inventar frases nunca antes ouvidas.

O que é um texto metalinguístico?

A metalinguagem acontece quando a linguagem se debruça sobre si mesma: a poesia feita sobre a própria poesia. Quando o poeta reflete sobre o fazer poético, parece explicar para si mesmo e para os leitores o momento catártico que permeia a criação e dá vida a um poema.

Quais são os tipos de intertextualidade?

Quais são os principais tipos de intertextualidade?
  • Paráfrase. Na paráfrase, a intertextualidade incide na temática. ...
  • Paródia. Já na paródia ocorre a alteração da temática do texto base de maneira que a ideia expressada nele seja contrariada. ...
  • Referência ou alusão. ...
  • Epígrafe. ...
  • Pastiche. ...
  • Citação.

Qual a diferença entre alusão e paráfrase?

Referência e alusão: O escritor não indica abertamente o evento, ele insinua por meio de alegorias ou qualidades menos importantes. Paráfrase: Ocorre quando o escritor reinventa um texto pré-existente, resgatando a filosofia originária.

O que é a função Conativa?

A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.

Como fazer um texto metalinguístico?

“O que isso quer dizer?” ou “Você pode me explicar outra vez?” Exemplo de metalinguagem: um quadrinho em que um personagem fala sobre o balão, forma característica da linguagem dos quadrinhos. São perguntas que fazemos no nosso dia a dia e, em seguida, vêm respostas que serão, seguramente, textos metalinguísticos.

O que é função expressiva?

Gramática. A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.

Qual a diferença entre metalinguística é Epilinguística?

Já as atividades epilinguísticas contemplam o plano axiológico e as relações dialógicas, para compreensão valorada do discurso mobilizado no gênero, enquanto as atividades metalinguísticas coadunam quadros nocionais consolidados às intepretações expansivas axiológicas suscitadas pela epilinguagem.

É correto afirmar que a função metalinguística?

Podemos afirmar que a função metalinguística não tem o objetivo de significar por si, mas sim o objetivo de dizer o que o outro significa. Conhecer as funções da linguagem pode contribuir para o entendimento de cada mensagem enunciada em um contexto comunicacional, seja ele linguístico ou não.

Qual a importância de se conhecer bem a língua em que se comunica?

Quando se conhece melhor a própria língua, melhora-se a comunicação num aspecto geral. O raciocínio fica naturalmente mais lógico, a construção das frases também, assim como a escolha das melhores palavras para transmitir a ideia. Logo, a mensagem fica muito mais clara para o receptor, evitando ruídos.

Qual a importância do conhecimento linguístico?

Se a criança tiver os conhecimentos linguísticos ela terá um bom desenvolvimento de comunicação tanto oral, quanto escrito. A escola deverá possibilitar vários textos diversificados para ter um bom sucesso, é necessário que se disponha de esforço no sentido de criar, estimular a criança á ter gosto pela leitura.

Qual é a importância da língua como linguagem?

A linguagem humaniza o homem. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.

Qual a melhor maneira de ensinar a Língua Portuguesa?

É importante trabalhar o texto não-verbal em sala de aula, para os alunos desenvolverem a crítica a respeito da linguagem subliminar existente nesse tipo de discurso, utilizado além da mídia, também pela política. Os surdos-mudos utilizam a linguagem dos gestos e é fundamental a eles, já que é sua própria fala.

Artigo anterior
Como dar mebendazol para bebê de 1 ano?
Artigo seguinte
Como ocorre o reconhecimento de um antígeno por um anticorpo Pré-formado?