Como excluir paternidade?

Perguntado por: Cláudia Juliana Teixeira  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

A legislação não permite a exclusão do registro paterno apenas por vontade expressa do interessado, já que a lei dispõe que o nome civil é imutável, pois integra um papel importante na consolidação da personalidade do detentor.

Como anular um registro de paternidade?

Para STJ, não é possível anular o reconhecimento de paternidade realizado de forma espontânea e sem vícios de consentimento. Reconhecimento espontâneo da paternidade só pode ser desfeito diante de vício de consentimento.

Tem como retirar o nome do pai do registro?

De fato, é possível tirar o nome do pai do registro, mas esse procedimento não é tão simples quanto parece. A exclusão depende de autorização judicial, pois o solicitante deve comprovar o abandono ou mesmo o constrangimento gerado por manter a filiação nos documentos do requerente.

Quem pode pedir anulação de paternidade?

Na ação negatória de paternidade o marido, suposto pai, é o único legitimado para propor a ação impugnando a paternidade do filho havido no casamento, conforme disposto no artigo 1.601 do Código Civil Brasileiro. Trata-se de um direito personalíssimo.

É possível abrir mão da paternidade?

Percebe-se, portanto, que um genitor pode abrir mão da guarda de seu filho em detrimento do outro, mas não pode nunca abrir mão do poder familiar. Seus deveres e obrigações enquanto mãe ou pai persistem, mesmo que a guarda escolhida seja unilateral.

Tirar o nome do pai do registro: é possível?

22 questões relacionadas encontradas

O que é destituição de paternidade?

O interesse do pai na desconstituição da paternidade está normalmente ligado ao término da relação amorosa com a genitora da criança. Com o objetivo de ficar isento de qualquer obrigação decorrente do estado de pai, busca a anulação do registro como forma de afastar todas as responsabilidades.

O que é o abandono afetivo?

Quando os pais ou responsáveis não cumprem seu dever de cuidado e criação dos filhos. Um exemplo típico de abandono afetivo ocorre quanto o responsável não aceita o filho e demonstra expressamente seu desprezo em relação a ele. ...

É possível anular o registro de nascimento?

De acordo com o artigo 1.604 do Código Civil, caso haja comprovação de que houve falsidade ou erro no registro, pode ser ajuizada uma ação de anulação sobre a certidão de nascimento.

Como faço para anular um registro?

Anulação do registro deve se pautar no interesse do menor

Por isso, eventual divergência entre a paternidade declarada e a biológica, por si só, não autoriza a invalidação do registro, cabendo ao pai registral comprovar erro ou falsidade, nos termos dos artigos 1.601 e 1.604 do Código Civil.

O que eu devo fazer para tirar o meu nome de um registro de uma criança?

Para retirar seu nome da certidão de nascimento e desconstituir esta paternidade, este pai precisará comprovar que foi induzido a erro, ou que houve um vício de consentimento, além de comprovar a ausência de vínculo biológico por meio do exame de DNA.

É possível o cancelamento por via administrativa de registro de nascimento em duplicidade?

A Lei de Registros Publicos (Lei n. 6.015 /1973), que visa resguardar a autenticidade, segurança e eficácia dos negócios jurídicos, veda a duplicidade de registros de nascimento.

O que é anulação de registro?

O reconhecimento de filho, uma vez comprovado o erro do registro, impõe anulação do ato quando não se comprove ter havido vínculo sócioafetivo entre as partes.

Como provar o abandono afetivo?

Não basta somente visitá-los, nem apenas pagar pensão alimentícia; há obrigação de convivência efetiva. Quando esse dever não é atendido, omitindo-se os genitores de proporcionar afeto à figura dos filhos, surge o que chamamos de abandono afetivo.

Qual a lei do abandono afetivo?

Sobre o Projeto de Lei 4.294/2008, que prevê indenização por dano moral nos casos de abandono afetivo de filhos e também de pais idosos, o presidente do IBDFAM lembra que, por força de dispositivo constitucional, é dever dos pais criar os filhos e dos filhos assistirem os pais na velhice, garantindo amparo.

Quanto tempo é considerado abandono afetivo?

Prazo. O prazo prescricional para ingresso da ação indenizatória por abandono afetivo, inicia-se a partir do final do “pátrio poder”, ou seja, quando cessada a incapacidade civil, atingindo a maioridade, aos 18 (dezoito) anos.

Como se desvincular dos pais judicialmente?

Diante de vínculo de filiação constituído pelo artigo 1.626 do Código Civil, pode-se admitir a sua desconstituição, a partir da teleologia normativa do próprio instituto da adoção.

Quanto tempo demora um processo de exclusão de paternidade?

A norma dispõe que o prazo para o pai contestar a legimitidade do filho é de dois meses contados a partir do nascimento da criança.

Como processar alguém por abandono afetivo?

Existem doutrinadores que defendem que a análise para saber se realmente houve um abandono afetivo vai além, sendo necessária uma análise psicológica com a finalidade de realmente descobrir o que aconteceu, para que assim não incorra a justiça em um erro. Busque sempre o auxílio de um Advogado.

Tem como processar um pai por abandono afetivo?

Decidiu o STJ que é possível a fixação de indenização por dano moral inclusive na hipótese em que o pai não cumpre o dever legal de cuidar do filho, exteriorizando-se o abandono em atos concretos como aquisição de propriedades, por simulação, em nome de outros filhos, falta de carinho, afeto, amor, apoio moral, falta ...

O que é uma ação negatória?

d) Ação Negatória: É aquela movida pelo proprietário que sofrer atos de turbação da posse. Visa, portanto, a cessação da turbação da posse. Portanto, é o mesmo pedido da ação de manutenção de posse, o que muda é a causa de pedir, pois na negatória discute-se propriedade.

É crime ter duas certidões de nascimento?

A existência concomitante de duas certidões de nascimento, com registros de paternidade distintos e em locais diversos, por si só, demonstra um induzimento malicioso por parte da genitora da ré com o autor, a fim de obter uma declaração de vontade que não seria emitida e, nem poderia ter sido manifestada ...

Como fazer o registro de nascimento tardio?

Deverá ser realizada entrevista pelo Oficial com o(a) registrando(a), com seus pais ou responsáveis legais e com as duas testemunhas separadamente. Poderão requerer o registro de nascimento fora do prazo: os pais; responsáveis legais; ou o próprio registrando se for maior de 18 anos.

O que significa declarante na certidão de nascimento?

A pessoa que consta como declarante não será um desconhecido. Ele está declarando que no dia tal a tal hora houve o nascimento, e que a criança é filha de seus bisavós. Ela tem que conhecer os seus bisavós pra testificar do nascimento. Não tem problema o declarante ser a mãe, avós, tios, ou conhecidos.

Como tirar o nome da mãe do registro de nascimento do filho?

Sua alteração somente é possível mediante autorização judicial, quando a lei o permita. São exemplos de justificação de alteração do registro os casos de sua elaboração com erro ou falsidade, ou quando exponha o portador a ridículo (LRP, art. 57).

Quanto custa para mudar o nome de uma pessoa?

Quanto custa o serviço? Os cartórios cobram valores diferentes para fazer a alteração do registro civil e a emissão dos documentos necessários em cada estado. Esses valores são determinados pela Corregedoria Geral da Justiça local. Em São Paulo capital, o procedimento custa R$ 129,20.

Artigo anterior
O que significa o ano Pessoal 4 em 2022?
Artigo seguinte
Quais são as células responsáveis pela reabsorção óssea?