Como evitar gravidez na adolescência?

Perguntado por: Álvaro Ricardo de Gaspar  |  Última atualização: 30. Dezember 2021
Pontuação: 4.3/5 (1 avaliações)

Como evitar a gravidez na adolescência
  1. Camisinha: Usar sempre uma nova para cada ejaculação;
  2. Espermicida: Deve ser pulverizado na vagina antes do contato íntimo e deve ser sempre utilizado em conjunto com a camisinha;

Como prevenir ou reduzir os casos de gravidez na adolescência?

Em caso de início da vida sexual, a orientação pode incluir o uso de métodos naturais e de anticoncepção, como os de barreira (camisinha), hormonais e de longa duração. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta de maneira gratuita nove métodos contraceptivos que ajudam no planejamento familiar.

Qual a melhor forma de prevenir gravidez?

  1. Pílula anticoncepcional. ...
  2. Implante anticoncepcional. ...
  3. Dispositivo intrauterino (DIU) ...
  4. Camisinha masculina e feminina. ...
  5. Diafragma vaginal. ...
  6. Anel vaginal. ...
  7. Anticoncepcional injetável. ...
  8. Laqueadura ou Vasectomia.

É mais fácil engravidar na adolescência?

Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, divulgados em 2009, 290 mil adolescentes de 12 a 17 anos já tiveram filhos, o que representa 2,8% das meninas nessa faixa etária.

É normal engravidar na adolescência?

A gravidez na adolescência ocorre com maior frequência em pessoas com baixa escolaridade e está relacionada, muitas vez, com o mau uso dos métodos contraceptivos. A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas.

Gravidez na adolescência; quais os riscos e como prevenir

26 questões relacionadas encontradas

Qual a probabilidade de ficar engravidar na primeira vez?

É um mito comum que você não consiga engravidar na primeira vez que tem relações sexuais sem proteção. Isso simplesmente não é verdade. Sempre existe a possibilidade de engravidar quando se tem relações sexuais sem proteção, mesmo na primeira vez.

Qual é o método contraceptivo mais seguro?

A pílula combinada (progesterona e estrógeno) é o método contraceptivo mais utilizado por brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde. Também é o meio mais seguro para evitar a gravidez, com 99,7% de eficácia, de acordo com a ginecologista e obstetra Leryane Marques Blaszkowski.

O que fazer para evitar a gravidez depois da relação?

Assim, nestes casos, se a mulher não desejar engravidar, ela pode tomar a pílula do dia seguinte até ao máximo de 72 horas após o contacto íntimo. No entanto, a pílula do dia seguinte nunca deve ser usada como método contraceptivo, devido aos seus efeitos colaterais e porque a sua eficácia diminui a cada utilização.

Qual é o método contraceptivo mais eficaz?

A líder médica da saúde feminina da Bayer Brasil afirma que os métodos mais eficazes e seguros são os DIUs hormonais, DIU de cobre e implante subcutâneo.

Quais ações sociais podem ser tomadas para reduzir as taxas de gravidez na adolescência?

Construção de um projeto de vida mais sólido, suporte para as garotas de famílias pouco estruturadas, empoderamento das meninas mais pobres, permanência na escola, acesso aos métodos contraceptivos e centros de saúde com atendimento diferenciado são algumas das possibilidades apontadas por especialistas.

Qual a importância da prevenção da gravidez na adolescência?

Diante deste cenário de prejuízos tão significativos, faz-se necessário medidas urgentes de prevenção e conscientização. O artigo reafirma que um dos fatores mais importantes é a educação sexual integrada e compreensiva para garantir a proteção da gravidez inoportuna e prevenção de IST/HIV.

Quais as causas para esse alto índice de gravidez na adolescência?

Causas da gravidez precoce
  • Primeira menstruação muito cedo;
  • Desinformação sobre gravidez e métodos contraceptivos;
  • Baixo nível financeiro e social;
  • Famílias com outros casos de gravidez precoce;
  • Conflitos e mau ambiente familiar.

Qual é mais eficaz pílula ou DIU?

Mulheres que usam pílula, adesivo contraceptivo ou anel vaginal têm 20 vezes mais chances de engravidar, quando comparadas àquelas que utilizam métodos de longa duração, como o dispositivo intrauterino (DIU).

Qual é o melhor anticoncepcional injeção ou comprimido?

Segundo a ginecologista e obstetra Andrea Godoy Lopes Graça, o anticoncepcional injetável é mais eficaz do que a pílula.

O que fazer depois da relação?

O que fazer depois do sexo para manter a vagina saudável
  1. Faça xixi depois se você costuma ter infecção urinária. ...
  2. Aposte no cranberry! ...
  3. Limpe sua vagina. ...
  4. Tome um banho de banheira. ...
  5. Roupas certas. ...
  6. Tome água. ...
  7. Coma alimentos ricos em probióticos.

É tão fácil engravidar assim?

Para quem acredita que engravidar é fácil, os fatos científicos apontam o contrário: As chances de engravidar de uma mulher com menos de 30 anos, que tem ciclos menstruais regulares e relações sexuais todos os dias por um no, fica entre 15 a 20% ao mês. Na prática, a cada dez mulheres, apenas duas engravidaram.

Quantos dias para engravidar depois da relação?

Depois de um coito, os espermatozóides podem permanecer no aparelho genital da mulher, mantendo a sua capacidade fecundante, até seis dias. Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito.

Quantos dias após a relação posso saber se estou grávida?

Caso a mulher tenha tido uma relação desprotegida e se encontra no período fértil, o ideal é que faça o teste de gravidez de urina ou de sangue. Este teste deve ser realizado após o atraso da menstruação, no mínimo, 7 dias após o contacto intimo, para que o resultado seja o mais correto possível.

Qual o DIU mais indicado pelos médicos?

Com eficácia de 5 anos, o Mirena é indicado para mulheres com problemas de endometriose ou adenomiose, que causa atrofia do endométrio.

Quem colocar DIU precisa tomar anticoncepcional?

É necessário associar o DIU com outro método contraceptivo. Verdade. Como o DIU é um método que impede apenas a gravidez, sem oferecer proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, é necessário associá-lo ao preservativo feminino ou masculino.

Porque DIU é melhor que Anti-concepcional?

O DIU de cobre é muito eficaz para evitar a gravidez e tem aproximadamente 99,3% de eficácia. Para efeito de comparação, a laqueadura é, em média, 99,6% eficaz e a pílula anticoncepcional, na prática, pode falhar em até 6% das vezes, devido a esquecimentos, uso inadequado ou interação com outros medicamentos.

Quais são os possíveis fatos que fazem a desigualdade social ser um fator que influencia o número de casos de gravidez na adolescência?

O fator econômico, a desestruturação familiar, a evasão escolar são os principais fatores que se interagem para aumentar a taxa de gestações em menores de 20 anos de idade desta população.

Qual o impacto da gravidez na adolescência?

Independentemente de ser planejada ou não, a gravidez precoce aumentará o risco de morte materna e infantil, bem como o risco de parto prematuro, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia e depressão pós-parto.

Qual o problema da gravidez na adolescência?

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.

Qual a importância da prevenção da gravidez?

A gravidez prematura causa uma série de desordens sociais e econômicos nos núcleos familiares onde ocorrem. É da maternidade não planejada de meninas tão jovens que vem o abandono da escola, o empobrecimento da família e a exclusão dos adolescentes, inclusive no mercado de trabalho.

Artigo anterior
Quanto ganha um profissional de ti em portugal?
Artigo seguinte
O que as drogas provocam?