Como evitar bronquiolite em bebês?

Perguntado por: Matheus Rúben de Pacheco  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

Como evitar que a bronquiolite volte a surgir
  1. Evitar que o bebê brinque com outros bebês com gripe ou resfriados;
  2. Lavar as mãos antes de pegar no bebê, especialmente após estar em contato com outras pessoas;
  3. Limpar frequentemente os brinquedos e superfícies onde ao bebê brinca;

Como se pega bronquiolite em bebê?

Entre os sintomas, o bebê fica com dificuldade para respirar. Os pequenos são as vítimas preferenciais da bronquiolite, porque seu sistema imune ainda não está maduro para combater direito o agente viral. O VSR é altamente contagioso – ele é transmitido pelo ar, por toque e mesmo por objetos contaminados.

Qual a prevenção da bronquiolite?

COMO PREVENIR A BRONQUIOLITE? Não há uma vacina específica para a doença (apesar de ela já fazer parte de diversos estudos científicos), mas existem formas de preveni-la: evite levar seu filho para locais com aglomerações e contato próximo com crianças doentes.

O que provoca a bronquiolite?

A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões. ​É causada, na grande maioria das vezes, por vírus, e o mais frequente é o VSR (vírus sincicial respiratório), principalmente nos meses frios.

Quem transmite bronquiolite?

A bronquiolite é uma doença contagiosa. Uma criança contrai o vírus causador da mesma forma que contrairia o vírus do resfriado e da gripe – no ar, geralmente após uma pessoa doente tossir, espirrar ou falar.

BRONQUIOLITE - PREVENÇÃO E TRATAMENTO

21 questões relacionadas encontradas

Como se pega a doença bronquite?

Bronquite é geralmente causada por vírus. A doença costuma estar acompanhada de uma outra infecção viral respiratória, como gripes e resfriados. No início, ela afeta o nariz, a garganta e, depois, se espalha para os pulmões. Às vezes, pode-se contrair uma infecção bacteriana secundária nas vias respiratórias.

O que causa bronquite infantil?

Bronquite aguda

É muito mais comum que crianças pequenas, bebês e idosos desenvolvam bronquites agudas. Sua principal origem é viral mas, no entanto, pode surgir por meio de infecção bacteriana. Além disso, outros fatores como a poluição, a poeira e os dias mais quentes influenciam no aparecimento da doença.

O que é bronquiolite em bebê Recém-nascido?

A bronquiolite é uma condição que só atinge bebês. Trata-se de uma doença em que os bronquíolos, que são estruturas que fazem parte dos pulmões, ficam inflamados por conta de um contato com um vírus. Ela acaba por gerar um acúmulo de líquidos nos pulmões.

Qual exame detecta bronquiolite?

O diagnóstico da bronquiolite é baseado na história e exame clínico. Exames laboratoriais podem ser solicitados para identificação do vírus (imunofluorescência direta ou indireta de secreção nasal, PCR, kits de detecção viral).

Quais os cuidados bronquiolite?

Algumas medidas que podem ser feitas incluem:
  1. Ficar de repouso em casa, evitando sair com o bebê ou levá-lo para a creche;
  2. Oferecer muita água e leite durante o dia, para evitar a desidratação e facilitar a eliminação do vírus;
  3. Manter o ar umidificado, utilizando um umidificador ou deixando uma bacia de água no cômodo;

Como fazer para evitar a bronquite?

A prevenção da bronquite
  1. evitar hábitos de tabagismo;
  2. lavar as mãos com frequência;
  3. ficar longe de ambientes úmidos;
  4. evitar contato com poeira, fumaça, gases, ácaros e outros agentes que causam alergias;
  5. inalar soro fisiológico para manter as vias aéreas hidratadas.

Qual a diferença de bronquiolite e bronquite?

A bronquiolite é uma doença aguda que acomete os bebês mais pequenos – abaixo de dois anos. Vírus similares ao de gripe atingem as vias respiratórias em um lugar chamado bronquíolo. Já a bronquite é uma doença crônica – inflamação no pulmão – causada principalmente pela asma.

Como saber se é resfriado ou bronquiolite?

Gripe x bronquiolite

Os sintomas da doença, que acomete crianças de antes mesmo dos 3 meses de vida aos 2 anos, são muito parecidos com os de uma gripe: tosse seca, coriza, falta de ar e febre. A grande diferença dessa inflamação, que atinge os bronquíolos, é deixar o paciente muito cansado.

Como detectar uma bronquiolite?

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

Como confirmar bronquiolite?

"O diagnóstico da bronquiolite costuma ser feito com base no exame físico da criança, dos sinais referidos pelos pais. A radiografia de tórax, pode ajudar no diagnóstico ao evidenciar o excesso de ar nos pulmões, além de descartar outras doenças, como a pneumonia.

Como é o chiado da bronquiolite?

É caracterizada por chiado no peito, tosse e falta de ar, que vem associada em 90% dos casos a uma infecção causada por vírus. Essa síndrome afeta bebês de até 24 meses de vida. Os principais sintomas são falta de ar, tosse, desconforto respiratório e chiado no peito.

Quantos dias o bebê fica internado com bronquiolite?

"Geralmente é uma doença muito leve. A criança tem coriza (nariz escorrendo) e um pouco de chiado no peito, mas fica bem em sete a 14 dias.

É grave bronquiolite?

A doença pode ser desde muito leve, com secreção nasal e tosse discreta, até grave, com insuficiência respiratória e necessidade de internação. Para ter ideia, 5% das crianças com bronquiolite necessitam de internação e, dessas, 2% vão à óbito.

Como saber se a bronquiolite está piorando?

À medida que a bronquiolite piora, outros sintomas podem surgir, incluindo:
  1. Respirar rapidamente ou ter dificuldade para respirar (em bebês, o primeiro sinal pode ser uma pausa entre as respirações que dura mais de 15 a 20 segundos)
  2. Sibilância (som de chiado) durante a respiração, que normalmente dura uma semana.

Como curar bronquite infantil?

7 dicas de como tratar bronquite infantil
  1. Inalação. Ela pode ser feita de forma simples e em casa. ...
  2. Xaropes broncodilatadores. Em geral, os broncodilatadores são administrados para ajudar a criança a respirar melhor. ...
  3. Hidratação. ...
  4. Antibióticos. ...
  5. Anti-inflamatórios. ...
  6. Antialérgicos. ...
  7. Soro fisiológico.

O que faz a bronquite ataca?

As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria. Outros fatores que desencadeiam uma crise de bronquite podem ser poluentes ambientais diversos, como o uso prolongado de cigarro ou a inalação da fumaça de cigarro produzida por uma outra pessoa.

O que piora a bronquite?

O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença. A bronquite crônica, por sua vez, aumenta o risco de outras infecções respiratórias, particularmente o da pneumonia.

O que causa a bronquite asmática?

A bronquite asmática é provocada pela produção de muco espesso que desencadeia a formação de um edema e inflama as vias aéreas, deixando-as irritadas e dificultando o ar de chegar até o pulmão. Essa espécie de broncoespasmo é um quadro temporário.

Como sei se estou com bronquite?

Como saber se tenho bronquite?
  1. raio X do tórax;
  2. tomografia computadorizada de tórax;
  3. espirometria (prova de função pulmonar);
  4. cultura de escarro.

Como identificar resfriado em bebê?

Alguns dos sintomas mais comuns são: dor de garganta, coriza, obstrução do nariz, espirros, tosse seca e febre de intensidade variável, geralmente mais alta em crianças com idade inferior a cinco anos. Dependendo do vírus, ocorre também a diarreia.

Artigo anterior
Qual a diferença entre salário de contribuição e salário de benefício?
Artigo seguinte
Quais as vantagens e desvantagens da energia não renovavel?