Como eu sei que a turbina está funcionando corretamente?
Perguntado por: Gaspar Marco de Almeida | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)
O vazamento de óleo é um dos principais sinais de alerta para identificar problemas no seu turbo. A falta de pressão, por exemplo, impede o óleo de chegar até a turbina e, sem a lubrificação correta, seu turbo não funciona.
Como saber se a turbina está funcionando ou não?
Ruídos intensos e estranhos nas turbinas
Os ruídos são outros exemplos de sinais gravíssimos de problemas nas turbinas, sendo o maior risco a quebra do rotor ou das hélices do eixo. Caso ouça ruídos estranhos, pare imediatamente o equipamento e faça uma verificação.
O que faz quebrar o eixo da turbina?
A quebra do eixo ocorre, normalmente, após danos no mancal de eixo, que permitiram o conjunto rotativo trabalhar fora de centro. O contato do rotor com a carcaça raspa o núcleo na região do anel de pistão com a carcaça central.
Porque a turbina puxa óleo lubrificante?
POSSÍVEIS CAUSAS: - Problemas e vazamento de óleo provenientes do interior do motor (base do coletor/fixação da turbina). - Retorno de óleo do turboalimentador ao Cárter (válvula PCV) obstruído. - Desgaste das camisas e anéis de pistão do motor (Blowby).
Vai óleo na turbina?
O principal motivo para a variação é que o turbocompressor usa o óleo para sustentar, lubrificar e resfriar a árvore que une a turbina e o compressor. Além disso, a maior potência específica dos motores turbo também aumenta a temperatura do lubrificante, exigindo um radiador específico.
Como descobrir se a turbina está com defeito
O que estraga a turbina?
As principais causas de danos no turbo são o acúmulo de sujeira no filtro de ar e a falta de lubrificação (ou até mesmo lubrificante contaminado). Além disso, os sinais podem indicar outros problemas, como mangueira ressecada, respiro do motor entupido e pressão inadequada da bomba de óleo.
O que faz a turbina fumar?
O problema da turbina fumando é outro caso e ocorre geralmente quando os mancais do turbo estão gastos e o óleo de lubrificação do eixo da turbina é jogado na turbina (fumando direto) ou no compressor (caso tenha uma válvula de prioridade a fumaça pode aumentar em reduções de marcha, senão ela diminui).
Como fazer manutenção de turbina?
- Realizar as trocas de óleo e filtros (óleo, ar e combustível) conforme a recomendação do manual do fabricante.
- Utilizar sempre o lubrificante especificado pela montadora.
- Nunca completar o nível de óleo, mas sim trocá-lo completamente.
Qual a folga do eixo da turbina?
Para uma pré-avaliação da turbina que todos costumam fazer, movimentando o eixo e sentindo a folga radial (movimentação lateral), é bom ter em mente que essa deve ser de um décimo de milímetro – soma da folga de lubrificação dos mancais, de 0,07 mm para a carcaça e 0,03 mm para o eixo.
Qual a diferença de folga axial e radial?
A folga interna radial é a distância entre as esferas e o anel externo. Já a folga axial seria a diferença entre o alinhamento dos anéis. Além da folga C3 há outras indicações de folga, como C2, C4, C5, C9NA, etc.
Como identificar se a turbina está funcionando?
Perda de potência, emissão de fumaça preta ou branca, ruídos e consumo excessivo de combustível são os principais sintomas que indicam eventuais falhas no sistema de turboalimentação.
Como funciona o assobio do turbo?
Por conta da localização, ele libera um ruído parecido com um assobio, devido ao ar que sai do rotor e passa entre os vão da chapa ocasionando assim um espirro diferente.
Qual é a função da turbina no motor?
Basicamente, a turbina funciona comprimindo o ar do motor a diesel para dentro dos cilindros – processo reverso do motor convencional, em que o ar é aspirado. Isso é possível porque a peça é composta por dois rotores centrífugos ligados no mesmo eixo, ainda que isolados em cada compartimento.
Quais os principais cuidados de manutenção a serem verificados em uma turbina a vapor?
Na manutenção anual das turbinas a vapor é importante verificar todas as folgas e ajustagens, remover e limpar a tela retentora de impurezas do óleo, inspecionar a válvula do regulador de velocidade, inspecionar e limpar a válvula de admissão, desmontar, limpar e inspecionar os elementos da cadeia cinemática, examinar ...
Como limpar turbina carro?
- Ligue o motor e aquecer o motor. ...
- Para os motores a gasolina girar o motor até 2000 rpm. ...
- Com o motor quente pulverizar na entrada do turbo.
- Aplique o spray de forma intermitente para evitar um aumento espontâneo em rpm ea batida do motor.
Quando acelero Sai fumaça branca?
A fumaça branca é inofensiva quando aparece em dias muito frios, devido ao vapor produzido pelo ar condensado. Fora isso, é um sinal de alerta. Nos carros, se ela aparecer enquanto o motor estiver aquecido, há grandes chances de ser líquido no radiador.
O que é fumaça preta saindo do escapamento?
Se uma fumaça preta está saindo, tenha certeza: você está gastando mais combustível. Isso ocorre porque a chamada mistura rica ou excesso de combustível acaba sendo queimado com o aquecimento do escape. Provavelmente, a fumaça vem acompanhada com um cheiro forte.
O que é a pressão do turbo?
A pressão do turbo se dará pela soma das pressões vindas da mola, boost (na parte superior da válvula) menos a contrapressão gerada pela inércia dos gases de escapamento.
Para que serve a turbina no motor diesel?
O uso de turbinas é especialmente importante nos motores a diesel, pois aumentando a pressão e a temperatura no interior dos cilindros, diminui-se o risco da detonação, já a aplicação nos motores a gasolina aumenta este risco, o que leva mais atenção em sua aplicação nestes motores.
Qual a função do intercooler em um caminhão?
Componente resfria o ar admitido pelo motor, aumentando seu rendimento volumétrico. Primeiro, vale explicar que o intercooler é uma espécie de radiador que tem a função de resfriar o ar admitido pela turbina de um motor. Por ser mais denso, esse ar mais frio ocupa menos espaço.
Quais crimes cabe defesa preliminar?