Como estruturar um plano de aula de acordo com a Bncc?

Perguntado por: Mara Castro  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)

Como fazer um plano de aula de acordo com a BNCC
  1. Selecione a temática geral do projeto. ...
  2. Estabeleça os objetivos. ...
  3. Informe o tema de estudo. ...
  4. Estabeleça a duração. ...
  5. Pense nos recursos didáticos. ...
  6. Defina a metodologia. ...
  7. Informe a avaliação.

Como estruturar plano de aula?

Veja um passo a passo de como montar um plano de aula.
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

Como montar um plano de aula para educação infantil de acordo com a Bncc?

Planeje as aulas com base nos campos de experiências
  1. O eu, o outro e o nós;
  2. Corpo, gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O que colocar no plano de aula da educação infantil?

Os dez melhores planos de aula para Educação Infantil
  1. Identidade e autonomia. ...
  2. Uso racional da água. ...
  3. Aprender com o próprio nome. ...
  4. Os livros e o prazer em ouvir histórias. ...
  5. É dançando que a gente aprende. ...
  6. Circuitos no pátio. ...
  7. Conversa para desenvolver a linguagem. ...
  8. Brincar na frente do espelho.

Como montar um plano de aula para o ensino infantil?

Para isso, você pode:
  1. definir um orçamento anual;
  2. definir junto à sua equipe os objetivos para o ano letivo;
  3. montar estratégias que ajudem a alcançar os objetivos propostos;
  4. prestar atenção naquilo que precisa ser mudado ou adequado à nova necessidade.

COMO FAZER UM PLANO DE AULA / BNCC (PASSO A PASSO) COMPLETO

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os elementos que compõem um plano de aula?

Os elementos mais importantes de um plano de aula
  • Metas. Um bom plano de aula deve incluir um conjunto de metas. ...
  • Objetivos. A parte dos objetivos de um plano de aula detalha o que os alunos devem aprender durante a aula e por quê. ...
  • Procedimentos. ...
  • Tarefas e avaliações.

Como fazer a metodologia de um plano de aula?

A metodologia para um plano de aula consiste no modelo que o professor vai escolher para realizar o ensino de determinado assunto ou disciplina. Simplificando, metodologia nada mais é do caminho que o docente escolhe para alcançar os seus objetivos.

O que não pode faltar em um plano de aula?

Por isso, compartilho algumas dicas para garantir a boa elaboração desse instrumento:
  • Use as informações e reflexões sobre sua turma. ...
  • Articule o planejamento. ...
  • Estruture o plano. ...
  • Tenha objetivos claros. ...
  • Seja flexível. ...
  • Ao reutilizar o plano, faça uma revisão profunda.

Quais itens deve contemplar um bom plano de aula?

Em geral, um bom plano de atividades, deve contemplar os seguintes itens:
  • Objetivo geral a ser alcançando com o plano de ações;
  • Lista de ações e atividades a serem executadas;
  • Data de início e fim previsto para cada ação ou atividade;
  • Orçamento alocado para cada ação ou atividade;
  • Responsável pela execução de cada ação;

O que são os recursos em um plano de aula?

Os recursos didáticos compreendem uma diversidade de instrumentos e métodos pedagógicos que são utilizados como suporte experimental no desenvolvimento das aulas e na organização do processo de ensino e de aprendizagem. Eles servem como objetos de motivação do interesse para aprender dos educandos.

O que é o conteúdo programático no plano de aula?

Conteúdo programático

São os conteúdos contemplados durante as aulas que compõem as diretrizes curriculares e são determinados para o estudo durante o ano. Deve ser detalhado juntamente com os pontos principais a serem abordados (objetivos, metodologia, avaliação, entre outros).

Como se faz uma metodologia?

Metodologia científica: Etapas da pesquisa
  1. 1 – Escolha do tema. Esse passo é primordial, pois aqui será definido a abordagem do trabalho. ...
  2. 2 – Revisão de literatura. ...
  3. 3 – Justificativa. ...
  4. 4 – Formação do problema. ...
  5. 5 – Determinação de objetivos. ...
  6. 6 – Metodologia. ...
  7. 7 – Coleta de dados. ...
  8. 8 – Tabulação e apresentação dos dados.

O que é a metodologia de uma aula?

Em outras palavras, a metodologia de ensino compreende todas as ferramentas que os educadores utilizam para transmitir os seus conhecimentos aos alunos. Cada professor utiliza um método para tal, em busca da melhor forma de motivar crianças e jovens, direcionando-os ao aprendizado.

Qual a metodologia utilizada em sala de aula?

Metodologias de ensino: confira 10 das mais conhecidas e entenda as características delas
  • Método Tradicional.
  • Método Montessori.
  • Método Freiriano.
  • Método Construtivista.
  • Método Sócio-interacionista.
  • Método Logosófico.
  • Método Waldorf.
  • Método Freinet.

O que é metodologia exemplos?

O objetivo da metodologia é descrever o tipo de pesquisa que será aplicada em seu trabalho. Por meio dela é que devem ser definidos os instrumentos e fontes para a coleta de dados. ... Por exemplo: se você optar pela pesquisa descritiva, o procedimento pode ser uma entrevista ou questionário.

O que vem a ser metodologia?

A Metodologia é o estudo dos métodos. Ou então as etapas a seguir num determinado processo. ... Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.

Qual metodologia usar nas aulas remotas?

Veja algumas ideias de como inserir no plano de aula a tecnologia e facilitar a aprendizagem remota:
  • Interação em ambientes virtuais: criar grupos em redes sociais, fórum de discussões e ambiente virtual de aprendizagem.
  • Textos em formato digital: sugerir a leitura de artigos em portais de notícias, e-books e PDFs.

Como iniciar uma metodologia de um projeto?

Em síntese, a metodologia deve conter os seguintes tópicos:
  1. tipo de pesquisa;
  2. dados a serem obtidos;
  3. forma de obtenção dos dados;
  4. população e amostra (quando for o caso);
  5. tratamento e análise dos dados (como serão feitos);
  6. limitações da pesquisa - pontos fracos que a pesquisa pode ter.

Quais os tipos de metodologias?

Saiba quais são os principais métodos de pesquisa
  • Pesquisa qualitativa. A pesquisa qualitativa argumenta os resultados do estudo por meio de análises e percepções. ...
  • Pesquisa quantitativa. ...
  • Pesquisa quali-quanti. ...
  • Pesquisa descritiva. ...
  • Pesquisa exploratória. ...
  • Pesquisa explicativa. ...
  • Pesquisa bibliográfica. ...
  • Pesquisa de campo.

Como se faz a metodologia de um TCC?

Como fazer a metodologia para o TCC? A metodologia do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é a descrição do caminho detalhado que você utilizará para explicar como fez a sua pesquisa e quais métodos utilizou para chegar ao resultado. A metodologia relata de maneira detalhada como será a construção do seu trabalho.

O que é uma unidade temática?

A divisão agora é por unidades temáticas, que consiste na reunião de um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade. Na BNCC, essas unidades aparecem em praticamente todos os componentes curriculares ao longo de todo o Ensino Fundamental.

O que é uma exposição dialogada?

A aula expositiva dialogada é uma estratégia que caracteriza-se pela exposição de conteúdos com a participação ativa dos estudantes, considerando o conhecimento prévio dos mesmos, sendo o professor o mediador para que os alunos questionem, interpretem e discutam o objeto de estudo.

O que é um recurso didático?

Os recursos didáticos são todas as ferramentas que auxiliam no processo de ensino- aprendizagem, tendo como principal função a de facilitar a compreensão acerca do assunto abordado pelo professor (CASTOLDI; POLINARSKI, 2009; ESCOLANO et al., 2010; MARASINI, 2010; SILVA et al., 2012).

Quais os recursos utilizados em sala de aula?

Os materiais didáticos mais utilizados na educação brasileira, de acordo com o MEC, são:
  • livros, álbum seriado, jornais, revistas, folders, cartazes, textos, mapas;
  • desenhos, gravuras, gráficos, maquetes, ilustrações, histórias em quadrinhos;
  • computadores, datashow, filmes, retroprojetor, slides, quadro, mural, modelos.

Como podemos classificar os recursos didáticos?

Os recursos didáticos, segundo a Classificação Brasileira dos Recursos Audiovisuais, são classificados em visuais (álbum seriado, cartazes, exposição, fotografias, flanelógrafo, gráficos, gravuras, mapas, modelos, mural, museus, objetos, quadro de giz, quadros, transparências), auditivos (aparelho de som, discos, fitas ...

Artigo anterior
O que faz uma planta ficar variegata?
Artigo seguinte
Qual o consumo de energia de um aquecedor de 1500W?