Como estão classificados os condomínios?

Perguntado por: Rodrigo Esteves  |  Última atualização: 23. Juni 2024
Pontuação: 5/5 (57 avaliações)

Condomínios não são todos iguais.condomínios gerais e condomínios edilícios, condomínios residenciais e comerciais. Também há diferença com relação à estrutura dos condomínios, que podem ser horizontais (apenas de casas), vertical (de apartamentos) e mistos (que possuem tanto casas quanto apartamentos).

Como podem ser classificados os condomínios?

Os condomínios são equiparados a empresa no que tange a obrigatoriedade de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica CNPJ. Tal obrigatoriedade se mostra necessária, visto que o condomínio, apesar de ter uma natureza jurídica própria, não pode se confundir com seus proprietários, no caso, os condôminos.

Como os condomínios são divididos?

Os condomínios são divididos em residenciais e comerciais, de acordo com a natureza da utilização, e em verticais e horizontais, conforme o modelo de construção.

Quais são os três tipos de condomínio?

3. Tipos de condomínio por finalidade: residencial, comercial e misto.

Quais são os tipos de condomínios previstos no Código Civil?

Sendo que o Código Civil prevê quatro tipos de condomínios: o voluntário, o necessário, o edilício e o de lotes.

QUAIS SÃO AS OBRIGAÇÕES PRINCIPAIS E ACESSÓRIAS DOS CONDOMÍNIOS? CONDOMÍNIOS TEM OBRIGAÇÕES FISCAIS?

44 questões relacionadas encontradas

Qual é a natureza jurídica de um condomínio?

A natureza jurídica do condomínio edilício é baseada na ideia de copropriedade. Isso significa que cada condômino tem o direito de propriedade sobre sua unidade individual e, ao mesmo tempo, compartilha com os demais condôminos a propriedade e a responsabilidade pelas áreas comuns.

O que diz o Código Civil sobre condomínios?

‍Art. 1.339. Os direitos de cada condômino às partes comuns são inseparáveis de sua propriedade exclusiva; são também inseparáveis das frações ideais correspondentes as unidades imobiliárias, com as suas partes acessórias. § 1o Nos casos deste artigo é proibido alienar ou gravar os bens em separado.

Quais são os tipos de condomínios?

São eles: condomínio urbano simples, condomínio de lotes e condomínio em multipropriedade imobiliária ou time-sharing. Essas novas espécies de condomínio são todas regidas obedecendo às normas do Código Civil, que podem ser específicas para um determinado tipo de condomínio ou podem ser aplicadas a todos.

Como definir condomínio?

Um condomínio residencial é um empreendimento imobiliário ou conjunto de unidades residenciais, geralmente apartamentos, que são vendidos ou alugados individualmente. A edificação ou conjunto de casas serve como moradia e pertence a mais de uma pessoa.

Qual a diferença entre condomínio comum e Edilicio?

O condomínio edilício (artigos 1.331 a 1.358 do Código Civil) se diferencia do condomínio comum (artigos 1.314 a 1.330 do Código Civil), pois naqueles há partes comuns e partes exclusivas, ao passo que o condomínio comum existem multiproprietários onde todos detêm a propriedade em comum, sem individualizações.

Quantos condomínios existem?

Quantos condomínios existem no Brasil? Para responder essa dúvida sobre quantos condomínios existem no Brasil, precisamos analisar os dados do último Censo Demográfico do IBGE, que estima que dos 57.324.185 domicílios, 6.157.162 são apartamentos e 1.018.494 casas de vila ou condomínios.

Como é constituido um condomínio?

Para haver um condomínio, é preciso que ele seja registrado e que tenha feito uma averbação no Cartório de Registro de Imóveis. É esse documento que comprova que a construtora tem a posse do imóvel. As instituições podem ser feitas por ato público, particular ou por testamento.

Qual é a diferença entre condomínio e residencial?

Um residencial pode ser um bairro ou uma área residencial em geral, enquanto um condomínio é um empreendimento específico, onde os moradores compartilham áreas e serviços comuns, além de assumirem responsabilidades e custos relacionados à manutenção e administração do condomínio.

Qual o enquadramento de condomínio?

Qual o regime de tributação do condomínio? Apesar de possuir CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), os condomínios não são considerados pessoas físicas ou jurídicas perante a lei, vide sua natureza jurídica. Isso ocorre pois esses empreendimentos não são prestadores de serviço e nem geram renda.

Qual a diferença entre o condomínio pro diviso e pro indiviso?

Chamamos condomínio pro-diviso quando os condôminos exercem posse individual de cada uma de suas áreas ideais, com exclusividade e delimitação pública, ao passo que no condomínio pro-indiviso pende de divisibilidade fática a coisa comum, não sendo possível dizer qual a direito de cada condômino dentro do todo maior.

O que é condomínio edilício ou em edificações?

De forma resumida, um condomínio edilício pode ser vertical ou horizontal e, por regra, reúne áreas privadas (o próprio apartamento do condômino) e áreas de uso comum (espaços compartilhados).

Quais são as regras de um condomínio?

Mas no geral, as regras básicas de um condomínio residencial mais utilizadas são:
  • Descarte de lixo;
  • Respeitar os dias e horários adequados para serviços de mudanças, obras e manutenção;
  • Ter cuidado com a recepção de pessoas desconhecidas, o mesmo vale para entregadores;

Quais são as regras básicas de um condomínio?

Regras de convivência em condomínios: detalhes que você deve se manter atento
  • Regimento interno. ...
  • Convenção do condomínio. ...
  • Cuidado com obras. ...
  • Atenção ao lixo. ...
  • Respeite os funcionários. ...
  • Bom uso do elevador. ...
  • Cuidado no estacionamento. ...
  • Confira regras sobre pets.

Como se chama o morador de um condomínio?

O primeiro personagem do condomínio é o condômino. Eles são aqueles que tem o direito de aquisição sobre a propriedade, ou seja, são proprietários da unidade, conforme o artigo 1.334 do novo Código Civil.

Quais as diferenças entre o condomínio edilício e o condomínio de lotes?

O condomínio de lotes é uma espécie de condomínio edilício que apareceu em 2017 e ganha força desde então. Esse conceito se refere ao condomínio que, ao invés de unidades imobiliárias já construídas, como apartamentos, casas, lojas, salas comerciais etc, é formado por lotes para construção de imóveis.

O que diz o artigo 1347 do Código Civil?

1.347. A assembléia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se.

O que diz o artigo 1351 do Código Civil?

Artigo 1351

Art. 1.351. Depende da aprovação de dois terços dos votos dos condôminos a alteração da convenção e do regimento interno; a mudança da destinação do edifício, ou da unidade imobiliária, depende de aprovação pela unanimidade dos condôminos.

O que diz o artigo 1356 do Código Civil?

Art. 1.356. Poderá haver no condomínio um conselho fiscal, composto de três membros, eleitos pela assembléia, por prazo não superior a dois anos, ao qual compete dar parecer sobre as contas do síndico.

Que tipo de sociedade é um condomínio?

Qual a natureza jurídica do condomínio? Como o condomínio não é pessoa física nem jurídica, sua natureza é considerada anômala ou híbrida. Por definição, condomínio é um “coletivo de cidadãos, pessoas físicas com interesses comuns que partem da aquisição da propriedade e sua conseqüente manutenção”.

Qual o tipo de sociedade de um condomínio?

A Sociedade se organiza em círculos concêntricos: do menor para o maior. Essa ordem pode ser percebida na família, no condomínio, na associação ou comunidades organizadas, no município, no estado, na União e na ONU. Cada ente possui sua finalidade segundo a sua posição nessa grande ordem de círculos concêntricos.

Artigo anterior
Quantas vezes uma grávida vai ao banheiro por dia?
Artigo seguinte
Qual melhor hora do dia para economizar energia elétrica?