Como estabilizador de humor funciona?

Perguntado por: André Guilherme de Guerreiro  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)

Estabilizadores do humor são os remédios mais importantes e devem ser usados a partir do diagnóstico de transtorno bipolar. Controlam o processo de ciclagem de um episódio a outro, reduzindo a quantidade de depressões e (hipo)manias e a gravidade delas. Eles variam entre si no efeito antidepressivo e antimaníaco.

Quanto tempo demora para estabilizador de humor fazer efeito?

Importante rever o paciente duas vezes por semana no início do tratamento com os tricíclicos, uma vez que a resposta ao tratamento se inicia depois da segunda semana e pode demorar até seis semanas para se manifestar de forma completa.

Quais são os efeitos colaterais dos estabilizadores de humor?

Os principais estabilizadores de humor também estão associados a ganho importante de peso. Outros efeitos adversos metabólicos, como hiperglicemia, DM tipo II e dislipidemias, também ocorrem com os antipsicóticos citados, seja devido ao ganho de peso, seja por ação deletéria direta sobre o metabolismo da glicose.

O que o lítio faz no cérebro?

O lítio atua como neuroprotetor do cérebro, inibindo a produção de proteínas excessivas e estimulando a produção daquelas que faltam.

Qual o melhor estabilizante de humor?

As melhores alternativas recaem sobre a Quetiapina, o Lítio, e a Lamotrigina, podendo combiná-los se necessário. A eletroconvulsoterapia também é uma boa alternativa. Se houver ideação suicida, e não houver contra-indicações ao seu uso, o lítio está mais indicado.

Como os estabilizadores de humor agem no organismo?

17 questões relacionadas encontradas

Qual o estabilizador de humor com menos efeitos colaterais?

Atualmente, a olanzapina vem sendo considerada o novo estabilizador de humor de escolha, com vantagens em ter menos efeitos colaterais e aparentemente um maior escore de ação. Além das mesmas indicações para o lítio, sua ação também se estende para os estados mistos e para os cicladores rápidos.

Qual estabilizador de humor tem menos efeitos colaterais?

O Lítio é considerado o "padrão ouro" para o tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar e é indicado em todas as fases da doença (da manutenção aos episódios agudos).

Quem precisa tomar lítio?

Para que é que o lítio é utilizado? O lítio é eficaz no controlo de algumas doenças mentais e estados emocionais caracterizados por grandes e frequentes alterações de humor, muito incapacitantes. Tais perturbações são conhecidas em linguagem médica como Doença Bipolar, Doença Bipolar ou Perturbação do Humor Bipolar.

Como o lítio age na depressão?

O trabalho do médico Rafael Teixeira de Sousa aponta que a ação do lítio, que potencializa a queda do estresse oxidativo, pode explicar como a medicação controla os sintomas depressivos. Os resultados da pesquisa vão auxiliar no desenvolvimento de tratamentos mais eficientes para a doença.

Quais são os alimentos ricos em lítio?

Verduras. As verduras são a maior fonte de lítio para a dieta dos humanos. Um adulto pesando aproximadamente 70 quilos ingere diariamente entre 650 e 3100 microgramas de lítio, a maior parte proveniente de verduras, grãos e água potável.

O que acontece quando o corpo está com excesso de lítio?

Náuseas, vômitos, fadiga, letargia, tremor fino. Confusão, agitação, disartria, ataxia, hipertonia, hiperreflexia, nistagmo, fraqueza muscular. Coma, convulsões, mioclonia, hipertermia, colapso cardiovascular.

Quais são os principais estabilizadores de humor?

Há, presentemente, três estabilizadores do humor comprovadamente eficazes:
  • O Lítio, comercializado, em Portugal, no medicamento Priadel;
  • O Valproato, comercializado nos medicamentos Diplexil R e Depakine;
  • A Carbamazepina (Tegretol).

Quanto tempo demora para o lítio sair do organismo?

Os comprimidos são fabricados por um processo especial sob a forma de carbonato o que assegura a libertação a níveis controlados do lítio no sangue, durante um período de 24 horas. Isto significa que o doente pode tomar o Lítio uma a duas vezes por dia.

Quanto tempo leva para estabilizar um bipolar?

“Na fase de mania, os sintomas geralmente surgem subitamente e evoluem rápido, ao longo de poucos dias. Após instalada, a duração dessa fase pode variar de caso a caso, sendo que um episódio maníaco não tratado pode durar de algumas semanas a cerca de 3 a 4 meses”, informa o psiquiatra Leonardo Fabrício Gomes.

Qual estabilizador de humor emagrece?

O ganho de peso é menos comum com a Lamotrigina se comparada com outras medicações utilizadas para estabilizar o humor. E pode melhorar o comportamento alimentar que muitas vezes encontra-se exacerbado no paciente com Transtorno Bipolar, auxiliando na perda de peso.

Quanto tempo dura a crise do transtorno bipolar?

3 - QUANTO TEMPO DURA UMA CRISE? Varia muito. A pessoa pode estar em fase maníaca ou depressiva durante alguns dias, ou durante vários meses. Os períodos de estabilidade entre as crises podem durar dias, meses ou anos.

Quem tem depressão pode tomar lítio?

No tratamento da depressão, o lítio tem sua indicação nos casos em que os pacientes não obtiveram resposta total, após uso de inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) ou tricíclicos por 4 a 6 semanas, com doses efetivas. Nesses casos a associação com lítio potencializará a terapia em curso.

Qual é o mecanismo de ação do lítio?

Mecanismos de ação do lítio

O lítio pode simular o papel do Na+ em tecidos excitáveis, sendo capaz de penetrar canais de Na+controlados por voltagem que são responsáveis pela geração de potenciais de ação. Entretanto, não participa do bombeamento pela bomba Na+/K+ATPase, tendendo a se acumular no espaço intracelular.

Como o Carbolitium age no organismo?

O Carbonato de Lítio (Carbolitium) é uma droga que atua no cérebro como estabilizadora do humor, mantendo pacientes com Transtorno Bipolar tipos 1 e 2 estáveis. O Lítio também é a droga que mais atua em casos de risco de suicídio, em adultos e crianças.

Quando usar lítio?

Em quais situações deve ser usado?
  1. Episódios de mania aguda.
  2. Manutenção da terapia.
  3. Prevenção de mania.
  4. Prevenção da fase depressiva.
  5. Hiperatividade psicomotora (em transtornos psiquiátricos de modo geral)

Como é a cabeça de uma pessoa com transtorno bipolar?

Pouco controle de temperamento. Falta de autocontrole e comportamentos imprudentes, como consumo excessivo de álcool ou drogas, aumento do sexo de risco, jogo e gastos ou doação de muito dinheiro. Humor muito irritado, pensamentos precipitados, falar muito e ter falsas crenças sobre você ou suas habilidades.

O que é falta de lítio no sangue?

Ou seja, se a dosagem estiver abaixo de 0,6 no sangue, o remédio não está fazendo seu efeito pleno, porque sua dosagem está baixa. Portanto, se uma pessoa deprimida que usa Lítio em seu tratamento não estiver melhorando, ou estiver piorando, pode ser que a substância esteja em níveis baixos.

Qual é melhor lítio ou Depakote?

Lembrando que o Lítio é um medicamento do tipo "golden standard" (padrão ouro), especialmente quando falamos do Transtorno Bipolar tipo I. Ao passo que o Depakote é muito eficaz para o Transtorno Bipolar tipo II.

Qual medicamento pode substituir o carbonato de lítio?

Dentro da classe dos estabilizadores de humor podem ser prescritos o Ácido Valpróico, o Divalproato de Sódio, a Lamotrigina. Ainda existem os antipsicóticos atípicos como opção. Abraço!

Qual o medicamento mais indicado para transtorno bipolar?

Os medicamentos mais usados para tratar os sintomas de transtorno bipolar são:
  • Aripiprazol.
  • Bromazepam.
  • Carbonato de Litio.
  • Clonazepam.
  • Carbolitium.
  • Clopam.
  • Depakote.
  • Lexotan.

Artigo anterior
Qual o tempo certo para trocar de óculos de grau?
Artigo seguinte
Qual o poder medicinal da babosa?