Como está dividido o NCM?

Perguntado por: Cátia Juliana Loureiro Alves Figueiredo  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 5/5 (7 avaliações)

O código NCM é composto por 8 dígitos, os 6 primeiros representam a classificação SH da mercadoria e os 2 últimos dígitos representam classificações específicas do Mercosul, seguindo a estrutura apresentada a seguir: 2 primeiros dígitos do SH – Capítulo: características de cada produto.

Quantos dígitos é composto o NCM?

Assim, dos oito dígitos que compõem a NCM, os seis primeiros são formados pelo Sistema Harmonizado, enquanto o sétimo e oitavo dígitos correspondem a desdobramentos específicos atribuídos no âmbito do MERCOSUL.

Como funciona a tabela NCM?

O NCM representa uma nomenclatura que identifica códigos de oito dígitos para produtos diversos, que vão desde: produtos de origem animal, como o leite, têxteis e metais. Essa classificação foi determinada após a criação do Decreto Nº1568 da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM, no ano de 1995.

Quem define o NCM do produto?

A classificação fiscal de mercadorias é de competência da SRF (Secretaria da Receita Federal). A partir do dia 1 de Janeiro de 2010 passou a ser obrigatória a inclusão da categorização NCM/SH dos produtos nos documentos fiscais. É possível encontrar tabelas com os códigos NCM.

O que é capítulo da NCM?

NCM - CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS. NOTA IMPORTANTE: Ainda não incluídas as alterações oriundas da Resolução Camex nº 4, de 24/10/19 > ADERFB nº1, de 26/12/19 > Retificação DOU 05/02/20. Capítulo 1 NCM-TIPI - Animais vivos. ​Capítulo 2 NCM-TIPI - Carnes e miudezas, comestíveis.

Descubra o segredo para baixar a Tabela de NCM Atualizada

45 questões relacionadas encontradas

Qual o NCM do produto?

O que é NCM

A NCM é um código de oito dígitos, criado para facilitar a identificação da natureza das mercadorias comercializadas entre os países. Aqui no Brasil, o código correspondente ao bem vendido precisa constar na nota fiscal referente à transação, mesmo que seja uma operação feita no mercado interno.

Como consultar NCM grátis?

Consultar Código NCM Grátis | Direto da Receita Federal
  1. Acesse o endereço do site da Pesquisa NCM da Receita Federal. ...
  2. Na página, selecione o tipo de pesquisa (por código ou descrição)
  3. Caso selecionar a opção NCM por código, selecione os filtros desejados para poder exibir os NCMs.

Quem faz a classificação NCM?

– Primeiro, um profissional técnico deve ter a descrição minuciosa do produto para que se encontre uma definição e por conseqüência o enquadramento da NCM; – Posterior a isso deve analisar a NCM para fins de se verificar quais tributos e regimes tributários podem advir daquela classificação fiscal.

Como criar NCM de um produto?

1 - Como cadastrar uma nova NCM
  1. Acesse: Menu principal | Faturamento | Notas fiscais | Central de impostos.
  2. Clique em “Cl. Fiscal – NCM”.
  3. Clique em “Incluir novo”.
  4. Preencha os campos: “Código NCM” e “Descrição”. ...
  5. Clique em “(F3) Confirmar”.

Como escolher o NCM?

Para escolher corretamente a NCM é preciso observar as características do produto (natureza, composição, finalidade, etc) e analisar cuidadosamente em quais grupos e subgrupos aquele item específico se enquadra dentro dos parâmetros estabelecidos nas Tabelas TIPI e TEC.

Como saber o CEST de um produto?

Para descobrir o CEST de um produto basta pesquisar pelo NCM do produto nos Anexos II a XXVI do Convênio ICMS 52/17. Se um determinado NCM não está presente nos Anexos II a XXVI do Convênio ICMS 52/17, os produtos que se enquadram nesse NCM não estão sujeitos ao regime de substituição tributária de ICMS.

Qual o NCM de mão de obra?

Para a mão de obra aplicada, o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) “00000000” (oito zeros) e CST _51 (diferimento), se for aplicada a Portaria CAT 22/2007.

Para que serve o NCM dos produtos?

A NCM identifica a natureza das mercadorias registradas naquele documento seguindo uma ordem lógica e internacional. Através dela, quem acessa ao documento sabe o que é o produto, suas características e quais impostos incidem sobre ele. No Mercosul, o código está vigente desde 1995.

O que fazer quando produto não tem NCM?

Se não houver uma NCM para um produto determinado, é necessário informar um código com 8 dígitos, todos 0 (zero), de acordo com o Manual de Orientação do Contribuinte.

O que fazer quando o produto não tem NCM?

A maneira mais fácil de encontrar a NCM correta

A forma mais simples e rápida para acertar de primeira o código da NCM ao cadastrar produtos é consultar a nota de entrada da mercadoria. Neste documento, obrigatoriamente, deve estar informada a NCM dos produtos adquiridos. Basta consultar visualmente.

Quando não tem NCM?

Simples erros de digitação podem impossibilitar a emissão de uma nota fiscal em seu sistema. Geralmente, a Sefaz retorna a “Rejeição 778: Informado NCM inexistente”. Isso acontece quando a NCM informada não consta na tabela do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Como saber se o produto é tributado pelo NCM?

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

Qual a importância da NCM para o comércio exterior de cargas no Mercosul?

Ela é a base para identificar o Tratamento Administrativo das mercadorias, que é a verificação de quais procedimentos aduaneiros são necessários para exportar ou importar algum produto, como também a quais órgãos anuentes a mercadoria deve ser submetida.

Qual é o NCM para prestação de serviços?

Vale salientar que a prestação de serviços não tem numerações inclusas na NCM. Neste caso, é utilizado o código 00 (dois dígitos), que também é empregado para itens como transferência de crédito, crédito do ativo imobilizado, etc (Nota Técnica 2014.004).

Quando usar NCM 00000000?

O código NCM “00000000” (oito zeros) deve ser utilizado para o item do documento correspondente aos serviços prestados, com a indicação do CST _51 (diferimento), caso seja aplicável a Portaria CAT 22/2007.

Qual o NCM para serviço de industrialização?

III - Para registrar a mão de obra aplicada no processo industrial, na Nota Fiscal de remessa dos produtos industrializados ao autor da encomenda, deve ser utilizado o código NCM "00000000" (oito zeros).

Onde encontrar o CEST?

Onde encontrar a tabela e como achar o código que preciso? A tabela original, que contém a listagem dos produtos com os devidos códigos CEST, está contida no Convênio 92/2015.

Onde achar o CEST na nota fiscal?

Onde fica o CEST na nota fiscal? Ao preencher a nota fiscal eletrônica no sistema emissor, é possível visualizar um campo específico para inserir o Código Especificador de Substituição Tributária da mercadoria ou bem de serviço. Contudo, o código só fica visível no arquivo XML da nota fiscal eletrônica.

Artigo anterior
O que é parasitas no corpo humano?
Artigo seguinte
Qual é a sílaba tônica de país?