Como Espinosa explica a questão dos afetos humanos?

Perguntado por: Lisandro Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (11 avaliações)

Somos corpos que se relacionam com outros corpos; quando sofremos suas afecções, quando somos afetados pelos outros corpos, sofremos uma alteração, uma passagem, nossa potência aumenta ou diminui. Destas afecções ocorrem os afetos, uma experiência vivida; é uma transição.

O que é o afeto para Spinoza?

A teoria dos afetos, elaborada por Espinosa na terceira parte da Ética, coloca em jogo tanto a realidade corporal quanto a mental. Para o autor, um afeto não se reduz nem a uma paixão nem a uma ação da mente. O afeto possui ao mesmo tempo uma realidade física e uma realidade psicológica.

Como Espinosa compreende a liberdade humana?

Espinosa nunca fala contra a felicidade ou a tristeza, contra o amor ou o ódio, eles estão presentes tanto na servidão quanto na liberdade. A diferença é que, por compreender, o homem livre é a causa ativa de seus afetos; dito de outro modo, eles provêm de sua própria natureza.

Qual era a posição de Bento Espinosa em relação ao ser humano?

Espinosa é um racionalista – a realidade é inteiramente inteligível e pode ser plena e totalmente conhecida pela razão humana –, mas não é um intelectualista, pois não admite que basta ter uma ideia verdadeira de alguma coisa para que isso nos leve da paixão à ação, ou seja, para que se transforme a qualidade de nosso ...

Como Espinosa entendia o dualismo?

O filósofo holandês do século XVII inova ao recusar a concepção tradicional da alma e o dualismo cartesiano, em face da afirmação que a mente e o corpo são modificações da Substância Única, através da atividade imanente de seus atributos.

O QUE É O AFETO? UMA VISÃO A PARTIR DE SPINOZA | LUÍS MAURO SÁ MARTINO

16 questões relacionadas encontradas

Como Espinosa explica a força e a fraqueza da alma?

Segundo Spinoza (2008), não há coisas boas ou más em si mesmas; bom e mal se referem à maneira como as coisas e os outros afetam nosso conatus. Quando um corpo encontra outro, pode ser que este lhe seja bom, acrescentando-lhe sua potência, aumentando sua força de existir.

Quem foi Bento de Espinosa e o que ele defendia?

Bento de Espinosa, o filósofo excomungado das três maiores religiões monoteístas. Bento de Espinosa nasceu em 24 de novembro de 1632, e foi considerado um dos grandes filósofos racionalistas (ao lado de Leibiniz e Descartes) de sua época.

O que Espinosa concluiu ao se referir ao corpo e a alma do ser humano que explicações Ele traz para suas ideias?

Não há superioridade da alma sobre o corpo como imaginaram vários pensadores antes de Espinosa. ... Ou seja, o que é percebido na mente humana é exclusivamente o que acontece com o corpo. A mente é ideia do corpo, o pensamento só acontece por força dos corpos que nos afetam.

Como é Deus para Espinosa?

Deus é o único que existe em virtude de seu próprio ser, é o único que existe necessariamente numa relação intrínseca com sua essência. Tudo devém de Deus, tudo está em Deus, nós também. Ele não criou o mundo, ele existe por sua própria natureza que envolve a capacidade de existir. E de Deus se seguem infinitas coisas.

Como Espinosa vê o livre arbítrio?

Ele acreditava que o nosso livre arbítrio não era tão livre assim pois nossas escolhas são condicionadas por nosso meio ambiente , por nossa realidade, por nossa natureza. ... Se algumas circunstâncias nos empurram mais para um lado do que para o outro, isso não nos exime da fazer escolhas e assumir as suas consequências.

O que é a liberdade humana?

Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, conforme a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão.

O que caracteriza a liberdade humana *?

O que é Liberdade:

Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito.

O que é o afeto?

Afeto é a disposição de alguém por alguma coisa, seja positiva ou negativa. É a partir do afeto construído que se demonstram emoções ou sentimentos. Pode se ter afeto por algo, uma pessoa, um objeto, uma ideia, ou um lugar. Afeto é também o objeto da afeição, como em "meus afetos são meu cachorro e minha família".

Quais os tipos de afeto?

A análise mais simples separa os afetos em positivos (amor, carinho, fraternidade, compaixão, generosidade etc.) e negativos (ódio, desgosto, desprazer, frustração, decepção).

O que é afeto na psicanálise?

Observamos então, que afeto na visão psicanalítica, refere-se a um dos estados emocionais, cujo conjunto constitui a gama de todos os sentimentos humanos, do mais agradável ao mais insuportável, que se manifesta por uma descarga emocional violenta, física ou psíquica, imediata ou adiada.

Quais são os dois aspectos pelos quais Deus pode ser compreendido em Espinosa?

Na conceituação de Spinoza, a substância (essência e natureza que é Deus) somente pode ser entendida no tocante a dois aspectos: “natura naturans”, que significa o status criativo da natureza, funcionando como um élan vital, que produz a vida e é extremamente ativa nesse processo, enquanto força fundacional que ...

Como explicar quem é Deus?

Deus é um conceito de Ser Supremo presente em diversas religiões monoteístas, henoteístas ou politeístas, sendo geralmente definido como o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo.

Qual o pensamento de Spinoza?

De acordo com o filósofo, a teoria de Espinosa demonstra que a ambivalência da indissociabilidade entre a esperança e o medo está na origem da superstição e que o elemento supersticioso possibilita a mobilização de teses conspiratórias e de negacionismo científico.

O que diz a teoria do paralelismo de Espinosa quando se trata da concepção de corpo e mente?

(SPINOZA, 2009

Encontramos, então, o primeiro elemento do paralelismo: corpo e mente são considerados paralelos entre si, mas unidos pela potência da natureza de sempre pensar simultaneamente infinitas coisas e sempre existir simultaneamente de múltiplos modos.

Que aspecto Espinosa apresenta uma concepção inovadora da relação corpo alma?

Portanto, Baruch Espinosa apresenta uma concepção inovadora por conta de sua racionalidade ao tratar de assuntos relacionados a religião, analisando a existência e a função de Deus dentro da sociedade.

O que é dualismo corpo e alma?

O primeiro é o dualismo da substância, que assume que existe uma segunda forma não corporal da realidade. Nesta forma, corpo e alma são duas substâncias diferentes. A segunda forma é o dualismo da propriedade, que diz que corpo e alma são propriedades diferentes do mesmo corpo.

O que é sentir um afeto?

O afeto é um sentimento de carinho por alguém, que se manifesta de várias maneiras, como amizades, namoros e relações familiares. Para a psicologia, a afetividade é a capacidade do ser humano de experimentar tendências, emoções, paixões e sentimentos.

O que é sentimento afeto?

Afeto é a base biológica das emoções e dos sentimentos. É algo mais genérico que engloba tudo o que sentimos. Nascemos com capacidade afetiva, e não só racional. Afetividade tem que ver com podermos sentir emoções e sentimentos.

O que falar sobre afeto?

O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes. A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.

Qual é a definição de liberdade?

Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.

Artigo anterior
Como revogar uma norma?
Artigo seguinte
O que simboliza a cor branca?