Como era organizada a estrutura da educação na LDB 4.024 61?

Perguntado por: Catarina Íris Carvalho de Branco  |  Última atualização: 13. März 2022
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A Lei nº 4.024/61: Uma lei específica para a educação.
Houve uma descentralização, na qual à União cabia a função de coordenar a ação educativa em âmbito nacional e aos estados ficou-lhes reservada a incumbência de organizar seus próprios sistemas inclusive todos os níveis e modalidades de ensino.

Qual a estrutura do ensino que a Lei 4.024 61 estabeleceu?

O ensino primário será ministrado, no mínimo, em quatro séries anuais. Parágrafo único. Os sistemas de ensino poderão estender a sua duração até seis anos, ampliando, nos dois últimos, os conhecimentos do aluno e iniciando-o em técnicas de artes aplicadas, adequadas ao sexo e à idade.

Como era a educação em 1961?

Para Hamilton Werneck, pedagogo e especialista em educação, a LDB de 1961 representou um grande avanço para o ensino nacional. De acordo com ele, antes disso, o ensino era basicamente conservador e vertical: professor ensina, aluno aprende. Como instrumento de aprendizagem, apenas quadro negro, lápis e papel.

Como está organizada a educação escolar no Brasil de acordo com a LDB e qual a sua finalidade?

Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior. Educação básica: Educação Infantil – creches (de 0 a 3 anos) e pré-escolas (de 4 e 5 anos) – É gratuita mas não obrigatória. É de competência dos municípios.

Qual a estrutura da educação?

A atual estrutura do sistema educacional regular compreende a educação básica – formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – e a educação superior.

Aula 06- Contexto Histórico da LDB 4.024/1961- 1 ano OTP

19 questões relacionadas encontradas

Qual é a estrutura da educação no Brasil Técnica?

Ensino Fundamental: duração de 9 anos, com alunos de 6 a 14 anos; Ensino Médio: duração de 3 anos, com alunos de 15 a 17 anos; Ensino Médio Técnico: escolas podem oferecer cursos técnicos em períodos contraturnos – que são os períodos extraclasse – para seus alunos. A duração é variável, podendo ser de 1 a 3 anos.

Quais são as 7 modalidades da educação?

AS 7 MODALIDADES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • Educação quilombola. 1.1. Destinada aos quilombos e aos negros autodefinidos. ...
  • Educação do campo. 2.1. ...
  • Educação de jovens e adultos. 3.1. ...
  • Educação a distância. 4.1. ...
  • Educação profissional e tecnológica. 5.1. ...
  • Educação indígena. 6.1. ...
  • Educação especial. 7.1.

Quanto à organização da educação nacional de acordo com a LDB 9.394 96 ela estrutura em dois níveis quais sejam?

Pergunta 7 0,5 em 0,5 pontos Correta Quanto à organização da educação nacional, de acordo com a LDB 9.394/96, ela estrutura em dois níveis, quais sejam: Resposta Selecionada: Corretac. Educação Básica e Educação Superior.

Como se constitui a educação básica LDB?

A educação escolar compõe-se de: I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II - educação superior.

Como está a regulamentação da educação no Brasil na atualidade?

A regulamentação da educação brasileira na atualidade é regida pela Lei de número 9.934 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Esta Lei determina a educação no país e como ela deverá ser organizada e estruturada, por meio de órgãos responsáveis.

Quais as mudanças que a LDB de 1961 trouxe para o sistema educacional brasileiro?

As LDBs de 1961 e de 1971 ignoram a importância das línguas estrangeiras ao deixar de incluí-las dentre as disciplinas obrigatórias: Português, Matemática, Geografia, História e Ciências. As duas LDBs deixaram a cargo dos Conselhos Estaduais decidir sobre o ensino de línguas.

Como era a educação antes de 1950?

Ao final dos anos 1950, metade das crianças em idade escolar estava fora do sistema. Ainda que a função do ensino primário fosse a simples alfabetização, ele não cumpria o seu objetivo. Ao mesmo tempo, a escola secundária pública era moldada aos interesses das elites dirigentes do país, com difíceis exames de seleção.

Como era a educação nos anos de 1960?

A década de 1960 é uma das mais belas e marcantes para a história da educação brasileira; fatos como o regime ditatorial militar e a publicação da nossa primeira (Lei de Diretrizes e Bases) LDB, a reforma do ensino superior, a implantação do tecnicismo como pedagogia oficial pelo governo federal.

O que é dualidade do sistema de ensino LDB 4.024 61?

A ideia de uma escola unitária inspirava-se no pressuposto de que um grave problema a ser superado seria a "dualidade" do sistema de ensino brasileiro: ao oferecer trajetórias diferentes, segregava ainda mais, acentuando as diferenças que desde sempre marcavam as classes sociais.

Quais os antecedentes históricos da primeira LDB 4.024 61?

A primeira LDB (LEI 4024/61) foi publicada em 20 de dezembro de 1961 pelo presidente João Goulart, quase trinta anos após ser prevista pela Constituição de 1934. O primeiro projeto de lei foi encaminhado pelo poder executivo ao legislativo em 1948, foram necessários treze anos de debate até o texto final.

O que a LDB estabelece?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil da educação básica ao ensino superior.

Quais são as etapas da educação básica?

Como citamos, essa fase da educação do aluno é dividida em duas fases principais. O Ensino Fundamental I, por exemplo, compreende o período do 1º ao 5º ano, para estudantes de 6 a 10 anos de idade. Já a segunda etapa - Ensino Fundamental II - abrange o período entre o 6º ao 9º ano – alunos entre 11 e 14 anos.

Quais os anos que formam a educação básica?

Etapas da educação básica

A educação básica é formada por três grandes etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação básica é obrigatória a partir dos quatro anos de idade.

Quanto à organização do ensino em ciclos a Lei de Diretrizes e Bases 9.394 de 20 de dezembro de 1996 ressalta que a?

Quanto à organização do ensino em ciclos, a Lei de Diretrizes e Bases 9.394, de 20 de dezembro de 1996, ressalta que: Resposta Selecionada:, d. Provoca uma ressignificação do processo avaliativo, tornando-a uma prática que contribui para a apropriação e construção do conhecimento pelo aluno.

Quanto à organização da educação nacional?

Os órgãos responsáveis pela educação, em nível federal, são o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE). Em nível estadual, temos a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o Conselho Estadual de Educação (CEE), a Delegacia Regional de Educação (DRE) ou Subsecretaria de Educação.

O que diz a LDB 9394 96 sobre o profissional da educação o professor?

A LDB determina que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores doe ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. (Art. 59, III).

Quais são as modalidades de ensino da educação brasileira?

Etapas e Modalidades de Ensino
  • Atendimento Escolar Hospitalar - AEH. A Secretaria de Estado da Educação oferta o Atendimento Escolar Hospitalar/AEH, às crianças e…
  • Educação de Jovens e Adultos. ...
  • Educação Especial. ...
  • Educação Infantil. ...
  • Educação Profissional. ...
  • Educação Superior. ...
  • Ensino Fundamental. ...
  • Ensino Médio -

Como era a educação em 1962?

O sistema educacional brasileiro até 1960 era centralizado e o modelo era seguido por todos os estados e municípios. Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC.

Qual era o principal compromisso da escola entre as décadas de 60 e 70?

A Escola precisava diversificar as ofertas educacionais, adequar-se ao trabalho industrial e às características desse aluno proveniente, neste momento, das mais diferentes classes sociais.

Como era organizado o curso de Pedagogia na década de 60?

Nos anos de 1940 e 1950 e, em parte dos 1960, o curso de Pedagogia não teve grandes mudanças e a formação desse profissional ficava a mercê do entendimento exclusivo das Instâncias Superiores, a formação do técnico e do professor para atuar na Escola Normal e Secundária.

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