Como era o trabalho na 3 Revolução Industrial?
Perguntado por: Benedita Miranda Jesus | Última atualização: 31. Januar 2025Pontuação: 4.7/5 (52 avaliações)
O ser humano passou a ser substituído não apenas pela mecânica, mas também por softwares, que, em muitos casos, passaram a gerir a produção fabril. Além disso, observa-se também a crescente terciarização da economia, em que a maior parte dos empregos gerados passou a se concentrar no setor de comércio e serviços.
Como podemos caracteriza a 3 Revolução Industrial?
Durante a Terceira Revolução Industrial houve o desenvolvimento nas áreas de informática, eletrônica e robótica. Nesse período foram criados diversos produtos ligados à tecnologia. Algumas invenções da década de 1950 foram se aprimorando ao longo dos anos e permanecem até hoje.
Quais foram as profissões que surgiram na Terceira Revolução Industrial?
Anteriormente, destacavam-se as indústrias de metalurgia, siderurgia e a indústria automobilística. Na Terceira Revolução Industrial, destacaram-se as indústrias de alta tecnologia, desenvolvendo-se áreas da genética, robótica, informática, telecomunicações, eletrônica, entre outras.
Como a 3 Revolução Industrial está presente na sua vida?
Foram desenvolvidos novos medicamentos, novas formas de prevenção de doenças e novos tratamentos. Todas essas criações desenvolveram novas relações sociais conforme a vida da população ficou mais prática. A internet e os eletrônicos diminuíram a distância e o tempo.
Qual foi a terceira forma ou fase de trabalho?
→ Terceira fase da DIT: nova DIT e capitalismo financeiro.
3° Revolução Industrial - Geobrasil
Quais são os principais impactos da Terceira Revolução Industrial na vida profissional?
As principais consequências da Terceira Revolução Industrial podem ser vistas não só no campo produtivo com o invento e melhoramento de máquinas nas indústrias, mas também como a utilização da robótica, que diversificou e ampliou a produção diminuindo os custos, e no campo social. As relações sociais modificaram-se.
Qual é a diferença entre a terceira e a quarta revolução industrial?
A Primeira Revolução Industrial foi marcada pela produção mecanizada e em larga escala; A Segunda trouxe à tona a eletricidade e permitiu a manufatura em massa; A Terceira marca a chegada da eletrônica e da tecnologia; A Quarta apresenta a integração entre o mundo virtual e o mundo real.
Quais foram os pontos negativos da Terceira Revolução Industrial?
Muitas invenções trouxeram melhorias diretas na qualidade de vida humana, com o avanço da telecomunicação e na modernização da medicina. Mas a aceleração da economia também trouxe consequências negativas, como a desvalorização e a exploração da mão de obra.
Qual foi o combustível mais usado na Terceira Revolução Industrial?
Tem como principal característica o uso de tecnologias avançadas no sistema de produção industrial. As principais características da Terceira Revolução Industrial são: Utilização de várias fontes de energia (antigas e novas): petróleo, energia hidrelétrica, nuclear, eólica, etc.
Qual é a principal fonte de energia da Terceira Revolução Industrial?
Principais características da Terceira Revolução Industrial: - Utilização de várias fontes de energia (antigas e novas): petróleo, energia hidrelétrica, nuclear, eólica, etc. ...
Em qual fase da Revolução Industrial estamos vivendo?
A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.
Qual foi o principal fator para o surgimento da Terceira Revolução Industrial?
A globalização foi um processo fundamental para o desenvolvimento da Terceira Revolução Industrial por meio do avanço dos meios tecnológicos. A evolução dos transportes e das comunicações contribuíram de forma decisiva para o avanço da industrialização pelo globo.
Qual a diferença entre a segunda e a Terceira Revolução Industrial?
Terceira revolução industrial
Essa nova fase apresenta processos tecnológicos decorrentes de uma integração física entre ciência e produção, também chamada de revolução tecnocientífica.
Qual a revolução que estamos vivendo atualmente?
A Indústria 4.0 é a origem de uma nova revolução — conhecida como Quarta Revolução Industrial — que mistura técnicas de produção de vanguarda com sistemas inteligentes que se integram com as organizações e pessoas.
Quem foi que inventou a gasolina?
O primeiro uso conhecido de combustível foi a combustão de madeira ou de varas pelo Homo erectus há cerca de dois milhões de anos. Durante a maior parte da história humana os derivados dos combustíveis foram as plantas ou gorduras animais, os únicos que eram usados pelos seres humanos.
Como era a vida dos trabalhadores na época da Revolução Industrial?
Eram precárias as condições de vida e trabalho dos artesãos no início da primeira revolução industrial: as fábricas tinham um ambiente insalubre; o tempo de trabalho chegava a 80 horas semanais; os salários eram bem abaixo do nível de subsistência.
Qual foi o fato mais marcante da Revolução Industrial?
De toda forma, é importante atermo-nos ao fato de que a Revolução Industrial ficou marcada pelo desenvolvimento tecnológico e de máquinas que transformou o estilo de vida da humanidade. As primeiras máquinas que surgiram voltavam-se, principalmente, para atender as necessidades do mercado têxtil da Inglaterra.
Quais são os reflexos da Terceira Revolução Industrial no campo?
Ocorreu uma intensa mecanização dos meios rurais e o desenvolvimento de técnicas e mecanismos agrícolas que propiciaram um grande desemprego nesse meio, o que contribuiu para a intensificação do êxodo rural, isto é, uma migração em massa da população do campo para a cidade.
Qual dos setores industriais não é característica da Terceira Revolução Industrial?
Qual dos setores industriais abaixo NÃO é característico da Terceira Revolução Industrial? Alternativa B. A indústria têxtil é um ramo industrial tradicional que surgiu por meio das práticas artesanais de confecção de roupas e tornou-se uma área importante e característica da Primeira Revolução Industrial.
O que marcou a Terceira Revolução Industrial etapa característica do avanço da industrialização?
As principais consequências da Terceira Revolução Industrial podem ser vistas não só no campo produtivo com o invento e melhoramento de máquinas nas indústrias, mas também como a utilização da robótica, que diversificou e ampliou a produção diminuindo os custos, e no campo social. As relações sociais modificaram-se.
São características da Terceira Revolução Industrial exceto?
Resposta verificada por especialistas. São características da Terceira Revolução Industrial, exceto; Alternativa A: Controle da ordem econômica pelos Estados.
O que afetou a vida dos trabalhadores na Revolução Industrial?
Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.
O que a Terceira Revolução Industrial trouxe?
Durante a Terceira Revolução Industrial houve o desenvolvimento nas áreas de informática, eletrônica e robótica. Nesse período foram criados diversos produtos ligados à tecnologia. Algumas invenções da década de 1950 foram se aprimorando ao longo dos anos e permanecem até hoje.
Qual é a principal característica da Terceira Revolução Industrial?
A Terceira Revolução Industrial é uma das fases de desenvolvimento da indústria. Nela, o avanço tecnológico abrange, além da automação de equipamentos, também o uso de tecnologias da informação, computadores e outros dispositivos altamente tecnológicos.
Qual foi a importância da Terceira Revolução Industrial?
A Terceira Revolução Industrial, que ocorreu na segunda metade do século XX, é uma das fases da Revolução Industrial e ficou conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional. A Terceira Revolução Industrial corresponde aos avanços, especialmente nas áreas da robótica e eletrônica.