Como era a organização da sociedade asteca?

Perguntado por: Mélanie Vera Vieira  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)

A organização social asteca era clara: escravos e servos eram a classe mais baixa da sociedade, junto dos camponeses, que eram também guerreiros. Os artesãos e comerciantes ocupavam um local mais acima na pirâmide social. ... Apesar dessa organização bem delimitada, a sociedade Asteca permitia a mobilidade social.

Como se organizava a sociedade asteca?

A sociedade era hierarquizada e rigorosamente dividida. Era liderada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população.

Como era a organização social dos astecas * sua resposta?

EXPLIQUE como era a organização social dos Astecas. Resposta: Existia um imperador, que era o chefe, abaixo dele tinha os membros do exercito, os funcionários da administração e os sacerdotes_ Logo depois, estavam os comerciantes, agricultores e artesãos.

Como era a organização social?

Organização Social é um conceito da Sociologia que trata da forma como uma sociedade estruturada é organizada e o papel que cada um recebe. A organização da sociedade é influenciada pelos comportamentos e pelo relacionamento entre pessoas individualmente ou em grupo.

Como era a organização econômica dos astecas?

Economia asteca

A base da economia era a agricultura, seguida pelo artesanato e pelo comércio, que era intenso. Para aumentar o terreno, construíram as "chinampas", ilhas artificiais onde eram cultivados milho, o alimento básico e feijão, abóbora, tomate e cacau.

Os astecas | Tempo de Estudar | História | 7º ano

17 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características dos astecas?

Após travar guerra contra os tepanecas, os astecas ganharam força, conquistando cidades vizinhas e cobrando-lhes impostos. Sobreviviam da agricultura, mas também realizavam comércio com outros povos e outras cidades. Sua religião era politeísta e tinha no sacrifício humano um ritual extremamente importante.

Como era a cultura asteca?

História da América. A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza. ... Os templos religiosos dos astecas eram bastante complexos e marcava uma determinada contagem do tempo.

Como era a cultura e religião asteca?

Religião. A religião da população asteca era politeísta – acreditavam em muitos deuses. Adoravam deuses da natureza como: deus Sol, deus Lua, deus Trovão, deus Chuva e também uma serpente emplumada que simbolizava uma deusa. ... Eles acreditavam que quanto mais as crianças chorassem, mais chuva deus iria prover.

Qual o destaque da cultura asteca?

O maior destaque na cultura asteca ficava por conta da sua arquitetura, onde as imensas pirâmides se destacam e intrigam historiadores. ... Os Astecas tinham ainda técnicas avançadas na construção de rampas de transporte, palanques, represas e obras de irrigação. Também possuíam domínio com a escrita pictórica.

Onde e como viviam os astecas?

Dentre os três principais povos da América pré-colombiana, os Astecas foram os mais poderosos e desenvolvidos. Eram índios que migraram para o Vale do México, para a ilha do Lago Texcoco. São originários de uma região dos Estados Unidos, onde viviam como nômades.

Quais são as principais características dos maias incas e astecas?

Os maias, assim como incas e astecas, eram politeístas e suas divindades eram associadas a forças da natureza. O Império Maia construiu pirâmides com escadarias, prova de que possuíam grande conhecimento em engenharia e arquitetura. Além disso, produziram esculturas em terracota e costumavam manusear cerâmica e cobre.

Quais as principais características sociais e econômicas entre os astecas?

A agricultura, o comércio e a cobrança de impostos eram os principais elementos da economia dos astecas. O trabalho no Império Asteca era diversificado. Existiam os trabalhadores livres (comerciantes, artesãos, etc.) e os que trabalhavam em regime de servidão.

Quais são as principais características dos povos incas?

Cultura e arte inca

A grandiosidade da arquitetura e da engenharia dos incas se apresentam através de palácios, casas, templos, fortalezas, pontes, túneis, estradas, canais e aquedutos. Os incas não tinham escrita, mas eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos.

Qual era a principal características da sociedade inca?

existência da igualdade social e da coletivização da terra. estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens. existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito. impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.

Quais são as características culturais dos incas?

Os incas eram politeístas, pois acreditavam em vários deuses. Estes deuses incas estavam ligados à natureza. Portanto, havia deus do trovão, da chuva, do sol, do vento, etc. ... Grande parte dos rituais religiosos acontecia na cidade de Machu Picchu, o vale sagrado dos incas.

Quais são as principais características religiosas dos incas?

A religião inca era politeísta e aos deuses eram dedicados sacrifícios, festas e templos. Como todas as sociedades agrícolas, seus mitos, a maneira de contar o tempo e de se relacionar com o mundo estavam baseados na natureza.

Qual aspecto social do povo asteca?

A organização social asteca era clara: escravos e servos eram a classe mais baixa da sociedade, junto dos camponeses, que eram também guerreiros. Os artesãos e comerciantes ocupavam um local mais acima na pirâmide social. ... Apesar dessa organização bem delimitada, a sociedade Asteca permitia a mobilidade social.

Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características da economia asteca?

3. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais características da economia asteca? C – Economia baseada, exclusivamente, na fabricação de moedas de ouro, que eram utilizadas para comprar produtos agrícolas dos incas e maias.

Que produtos os astecas comercializavam?

Cultivavam amendoim, milho, tomate, cacau (para fazer chocolate), feijão, abóbora, pimenta, melão, abacate e comercializavam artesanato com as populações vizinhas. Os astecas também aproveitavam as guerras para capturar bravos guerreiros e assim oferecê-los aos deuses em rituais religiosos.

Quais são as principais características dos maias?

Os maias ficaram muito conhecidos por possuírem conhecimentos muito avançados em áreas como Astronomia e Matemática. No campo religioso, os maias eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses e tinham o sacrifício humano como uma prática ritualística muito importante.

Quem eram os incas astecas e maias?

Os incas, maias e astecas fazem parte das civilizações conhecidas como pré- colombianas, ou seja, são povos que já existiam antes da chegada de Cristóvão Colombo na América.

Qual a importância dos incas maias e astecas?

Essas civilizações que ocupavam o que hoje é a região do México, Peru, Bolívia, Chile e Equador, são muito conhecidas até hoje, principalmente, por suas importantes realizações na agricultura, astronomia, escrita, arquitetura e matemática.

Qual o país de origem dos astecas?

Significado de Asteca

adjetivo Relativo aos astecas, antigo povo indígena nativo da região do México, antes da invasão espanhola. substantivo masculino e feminino Indivíduo desse povo que dominava o México antes da invasão espanhola. ... Etimologia (origem da palavra asteca). Do espanhol azteca.

Quando os astecas viveram?

Os astecas eram uma cultura mesoamericana que floresceu no centro do México no período pós-clássico, de 1300 a 1521. Os povos astecas incluíam diferentes grupos étnicos do México central, particularmente aqueles grupos que falavam a língua náuatle e dominaram grandes partes da Mesoamérica entre os séculos XIV ao XVI.

Onde e como viviam os maias?

Os maias formaram uma das grandes sociedades que habitavam a América pré-colombiana. Viviam na região que corresponde a atual Península de Iucatã, no México, como também Belize e partes da Guatemala e Honduras na América Central.

Artigo anterior
Como se faz um conteúdo?
Artigo seguinte
Qual o significado de usar roupa preta no Natal?