Como era a logística na Segunda Guerra Mundial?

Perguntado por: Eduardo Jaime Baptista Sousa Melo  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (67 avaliações)

A Logística adquiriu nova dimensão durante a Segunda Guerra Mundial, devido, principalmente, ao emprego maciço do transporte rodoviário, pelas principais nações participantes do conflito. Segundo o general Marshall, a Segunda Guerra Mundial foi a "guerra do automóvel".

Como é a logística durante uma guerra?

Eles eram conhecidos por separar exércitos em várias frentes, acompanhados por suprimentos transportados por cavalos e até rebanhos. Rotas e campos de batalha foram cuidadosamente selecionados devido à disponibilidade de pastagem para rebanho e agricultura. Comida e rebanho foram coletados por todo o exército.

Qual fase da logística ocorreu a Segunda Guerra Mundial?

Primeira Fase – antes de 1950

Mesmo com a atividade logística apresentando um certo grau de ineficiência nessa fase, com o final da Segunda Guerra Mundial, algumas economias apresentaram crescimento, com ênfase para os EUA, devido à demanda reprimida e à prosperidade industrial.

Como surgiu a logística através da guerra?

MAS QUANDO SURGIU A LOGÍSTICA? ... A partir da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) as empresas notaram o quanto era importante um setor de logística para facilitar os processos. Foi no pós-guerra que a demanda começou a crescer em ritmo acelerado e os clientes tornaram-se mais exigentes.

Qual a contribuição da Segunda Guerra Mundial para a logística integrada?

A partir do fim da Segunda Guerra Mundial, as empresas notaram tão grande era a importância de se ter um departamento para cuidar da logística onde a demanda crescia num ritmo acelerado, os consumidores tornavam se cada vez mais exigentes. ... Com o passar dos tempos, foi tornando perceptível a logística do pós-venda.

A logística na Segunda Guerra Mundial

33 questões relacionadas encontradas

Qual foi a contribuição dos conflitos das guerras no desenvolvimento da logística?

A logística na Grande Guerra

Muitas empresas agora confiam na terceirização para algumas ou todas as suas atividades de gerenciamento da cadeia de suprimentos, resultando no desenvolvimento de empresas de logística terceirizadas para transporte eficiente. e rastreamento de mercadorias.

Qual o conceito de logística integrada?

O que é logística integrada? Explicando em termos simples, a logística integrada envolve a interação entre todos os processos da cadeia de suprimentos. Dessa forma, a empresa obtém um gerenciamento efetivo, amplo e de alto desempenho. Uma das principais bases da logística integrada são as ferramentas tecnológicas.

O que é e como surgiu a logística?

Apesar da logística ser utilizada desde muito tempo atrás, é um termo que só começou a ser visto como uma ciência em 1917, quando o Tenente-Coronel Thorpe, do corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, desenvolveu teorias em seu livro “Logística Pura: a ciência da preparação para a guerra”.

Qual a principal influência da logística na guerra?

A Logística adquiriu nova dimensão durante a Segunda Guerra Mundial, devido, principalmente, ao emprego maciço do transporte rodoviário, pelas principais nações participantes do conflito. Segundo o general Marshall, a Segunda Guerra Mundial foi a "guerra do automóvel".

Como surgiu a logística *?

Considera-se que a logística nasceu da necessidade dos militares em se abastecer com armamento, munições e rações, enquanto se deslocavam da sua base para as posições avançadas.

Quais são as fases da logística?

Podemos afirmar que há pelo menos 5 diferentes etapas da logística:
  • Recebimento da mercadoria;
  • Movimentação das cargas;
  • Armazenagem;
  • Separação;
  • Envio da mercadoria.

Quais são as quatro fases evolutivas da logística?

3.1.

O processo de evolução da logística esta dividida em quatro fases: primeira fase – atuação segmentada; segunda fase – integração rígida; terceira fase – integração flexível; quarta fase – integração estratégica.

Quais foram as características da segunda fase evolutiva da logística?

A segunda fase da evolução da logística proposta por Novaes (2001), é a fase da integração rígida. Caracteriza-se como uma busca inicial da racionalização integrada da cadeia de suprimento, mas ainda muito rígida, pois não permitia a correção dinâmica do planejamento ao longo do tempo.

Como funciona a logística no Exército?

O sistema logístico militar tem o objetivo de prever, prover e manter os meios em recursos humanos, recursos materiais e serviços, desempenhando todas as funções logísticas necessárias de acordo com a situação vigente, de paz, crise ou guerra (BRASIL, M.D., 2004).

Quais são as atividades da logística?

As atividades logísticas se dividem em primárias e de apoio. As atividades primárias são: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos e as atividades de apoio são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem, Obtenção/Suprimento e Programação de Produtos.

Quais são os tipos de logística?

Em geral, é possível classificar a logística em quatro tipos principais, e cada tipo envolve diversos processos operacionais, que também podem ser subdivididos.
...
São eles:
  • Logística de produção.
  • Logística reversa.
  • Logística de suprimentos.
  • Logística de distribuição.

Qual meio de transporte foi mais eficiente durante a guerra?

O melhor deles era o Somua S35, um veículo com boa blindagem, relativamente ágil, e com um canhão de 47 mm capaz de bater quase todos os Panzer.

Qual era o papel da logística na antiguidade?

Logística na idade média

A base do exército era a austeridade, disciplina, planejamento e organização. Eram conhecidos por separar o exército em várias frentes, todas acompanhadas de suprimentos carregados pelos cavalos e levavam inclusive rebanhos.

Qual é a importância da logística?

Como uma atividade complexa e ampla, a Logística é de grande influência na economia. De forma macro, viabiliza que os produtos adquiridos sejam entregues aos clientes, proporcionando assim o fluxo de informações e pedidos. ... E por isso a Logística é uma ferramenta tão importante para as organizações.

O que é a logística?

A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. ... Visando satisfazer a demanda dos clientes ao menor custo possível, a logística faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo.

Qual é o conceito é a importância da integração para a logística?

O conceito significa, como o próprio nome sugere, a integração de todo o processo logístico, da origem dos produtos às mãos do consumidor final. ... Isso é possível com a organização de um sistema inteligente capaz de controlar o fluxo logístico e coordenar todas as atividades.

Quais os pontos principais do sistema de logística integrada?

As 3 principais áreas da Logística Integrada
  • Administração de materiais. ...
  • Movimentação de materiais. ...
  • Distribuição. ...
  • Efetividade da Logística Integrada.

Quais os objetivos da integração logística?

A logística integrada é um método empolgante para as empresas que se preocupam com a competitividade, a eficiência operacional e a satisfação dos clientes. Ela permite que os processos funcionem mais alinhados e dinâmicos, que os custos sejam diminuídos em vários setores e o esforço produtivo seja mais bem compensado.

Qual é a importância da logística nos campos de batalha?

O sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar tropas – propiciando que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa. Este sistema operacional permitia que as campanhas militares fossem realizadas e contribuía para a vitória das tropas nos combates.

Quais são os fatores que incentivam o desenvolvimento da logística?

Os processos de compras evoluíram e, atualmente, a cadeia logística é conduzida pelo mercado e possui uma elevada volatilidade. A globalização e os sistemas flexíveis de compras rápidas e online tornaram os processos logísticos atuais mais complexos.

Artigo anterior
Porque não usar minoxidil?
Artigo seguinte
Quando o aposentado morre quem paga o empréstimo consignado?