Como era a escola na década de 60?

Perguntado por: Cristiana Cristiana Santos  |  Última atualização: 7. Dezember 2024
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A escola pública funcionava, havia respeito entre professores, colegas e alunos. Toda classe tinha um líder e o bedel (fiscal) ficava no corredor para ajudar em alguma necessidade por parte dos alunos. Havia disciplina e hierarquia. Eu mesma fui eleita “na surpresa” líder de turma aos 12 anos de idade.

Como era o ensino na década de 1960?

Ainda nos anos 1960, havia a possibilidade dos professores cursarem apenas uma escola normal 'regional', o que significa que eles faziam o ginásio (equivalente do sexto ao nono ano) como se fosse uma Escola Normal”. Ou seja: eram professores que não tinham nem mesmo o equivalente ao Ensino Médio.

Como era a escola de antigamente?

A educação nas comunidades primitivas era um ensino informal e visava um ensino das coisas práticas da vida coletiva, focada na sobrevivência e perpetuação de padrões culturais, ou seja, não havia uma educação confiada a uma instituição específica., porque ela acontecia espontaneamente mediada pela convivência em grupo ...

Quais eram as regras das escolas antigamente?

Para lei escolar do Império, meninas tinham menos capacidade intelectual que meninos. A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827, determinava que, nas “escolas de primeiras letras” do Império, meninos e meninas estudassem separados e tivessem currículos diferentes.

Como era o ensino nos anos 1970 dentro das escolas?

A escola pública da década de 1970 começava aos 6 para 7 anos, sem obrigatoriedade de matrícula, e traçava um processo comportamental de não reflexão. Apesar de toda mordaça, o silêncio político jamais conseguiu silenciar, em absoluto, a vida cotidiana e seu movimento complexo/concreto.

Escola antigamente

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Como era a escola 60 anos atrás?

A escola pública funcionava, havia respeito entre professores, colegas e alunos. Toda classe tinha um líder e o bedel (fiscal) ficava no corredor para ajudar em alguma necessidade por parte dos alunos. Havia disciplina e hierarquia.

Como era a educação em 1964?

A implantação de um Estado autoritário, a partir de 1964, teve como conseqüência algumas transformações na área educacional. Instalou-se a educação tecnicista, atendendo às necessidades advindas com a crescente industrialização, fruto da influência do capital estrangeiro.

Como eram os castigos nas escolas de antigamente?

Nos anos 1800, os castigos físicos tinham dois fins: punir o mau comportamento e a dificuldade de aprendizagem. Férulas, chicotes e palmatórias faziam parte dos objetos utilizados pelo professor para educar os alunos, mantendo a ordem e a disciplina.

Como era a forma de educar as crianças de antigamente?

Antigamente, a educação das crianças se limitava ao que se aprendia em casa, sendo que deviam obediência não apenas aos pais, mas a todos os adultos. Quem definia o que era certo ou errado, o que a criança podia ou não fazer eram os pais e estes não podiam ser questionados por seus filhos.

Qual a diferença entre as escolas de hoje e de antigamente?

A estrutura das escolas tradicionais é caracterizada por uma hierarquia, com diretores, coordenadores e professores ocupando lugar de poder. Diferente da ideia de uma gestão escolar democrática, a escola tradicional não cria espaços de diálogo e colaboração.

Como era o professor de antigamente?

Antigamente a escola era encarada como uma segunda casa e o professor era como se fosse uma espécie de pai, de mãe e existia mais respeito, e esse respeito era também devido a questão colocada como se o professor fosse autoridade do conhecimento e o aluno chegava ali como uma folha em branco que deveria ser preenchida.

O que mudou nas escolas de antigamente para hoje?

Se fala em menos tempo despendido, de forma mais efetiva. Se fala em desenvolver habilidades gerais e aprofundar em algumas mais específicas. Se fala em competências do século XXI e em preparar seres humanos completos para a vida. Se fala em crianças protagonizando seu aprendizado enquanto se divertem.

Como era a escola no ano de 1950?

Ao final dos anos 1950, metade das crianças em idade escolar estava fora do sistema. Ainda que a função do ensino primário fosse a simples alfabetização, ele não cumpria o seu objetivo. Ao mesmo tempo, a escola secundária pública era moldada aos interesses das elites dirigentes do país, com difíceis exames de seleção.

Qual concepção pedagógica surgiu em 1960?

A Tendência Liberal Tecnicista aparece na segunda metade século XX, no Brasil em 1960-1970. A Escola procura preparar indivíduos competentes para o mercado de trabalho. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - 5692/71. Há a introdução da Disciplina Educação Artística.

Quais foram as principais características da educação brasileira no período de 1930 a 1960?

"Predominava uma concepção de ensino dicotomizada que colocava, de um lado, um ensino secundário tradicional voltado para a formação das classes dirigentes e, de outro, um ensino profissionalizante que visava a formação da mão-de-obra" (FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA, 1983, p. 65).

O que o Brasil promoveu a partir da década de 1960?

Renúncia de um presidente, adoção casuística do regime parlamentarista, radicalismo político, golpe de Estado seguido de ditadura militar, fechamentos do Congresso, elevado número de diferentes governos e subversão armada são alguns dos acontecimentos que movimentam o Brasil na conturbada década de 60.

Como os pais educavam seus filhos antigamente?

Pais de outrora, via-de-regra, ensinavam e educavam com a pedagogia do amor, da cultura, do bom-senso, da honestidade e do respeito mútuo; amavam os seus filhos e, se necessário fosse, dariam as próprias vidas por eles.

O que as crianças faziam depois da escola antigamente?

Antigamente as brincadeiras eram nas ruas, com o pião, amarelinha, passa anel, mamãe da rua, pega-pega, pique esconde, cobra-cega, empinar pipa e muitas outras. Hoje em dia, por mais que algumas dessas brincadeiras ainda estejam presentes na vida das crianças, ocupam menos tempo do que outras.

Como o professor era tratado pelos pais antigamente?

Antigamente, diziam nossos pais e avós, o sistema de ensino era mais rígido, os professores eram temidos (como a imagem ilustrativa deste post), os pais exigiam dos filhos um bom rendimento escolar, sendo este bom rendimento, obrigação e dever do filho (aluno).

Como era o comportamento dos alunos antigamente?

Na década de 1930 já havia mais respeito aos alunos sem que houvesse desrespeito ao professor ou professora. Eram professores; não tios. Quando entravam na sala, os alunos levantavam-se com respeito e atenção. Durante a aula não havia brincadeiras, sarcasmos, risos.

Quem podia frequentar as escolas de antigamente?

Sendo assim, as instituições de ensino passaram a se abrir para o público leigo, mas com forte presença de membros da Igreja que lecionavam em tais instituições. Ainda nesse momento, o saber continuava restrito a uma parcela pequena da população.

Quais eram os castigos físicos?

Duas formas de punição eram mais comuns: o açoitamento público, para quem havia sido julgado e condenado, e o chicoteamento no calabouço, que substituiu o castigo privado. “Os senhores tinham que pagar pelo serviço – não apenas pelos açoites e pelo tratamento médico subsequente, mas também por acomodação e alimentação.

Como foi o movimento estudantil em 1960 a 1970?

No século XX, mais especificamente nas décadas de 1960 e 1970, o movimento estudantil se expandiu e se politizou. A luta por direitos civis, a contestação ao autoritarismo e a oposição à Guerra do Vietnã foram alguns dos temas que mobilizaram estudantes em diversos países.

Como era a educação em 1967?

A Constituição de 1967 marcou um momento conturbado na história do Brasil, com a instauração da Ditadura Militar. Durante esse período, a educação foi fortemente impactada, sendo controlada e moldada de acordo com os interesses do regime autoritário.

Como era a educação em 1969?

Em 1969, o Regime reforçou esse caráter por meio da Emenda Constitucional nº1, considerada por muitos como uma nova Constituição, que previa em seu artigo 176 que “Respeitadas as disposições legais, o ensino é livre à iniciativa particular, a qual merecerá o amparo técnico e financeiro dos Poderes Públicos, inclusive ...

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