Como era a educação no período militar?
Perguntado por: Margarida Miranda | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (52 avaliações)
Tínhamos uma rede física expandida, mas totalmente sucateada; os investimentos em educação foram reduzidos; os professores estavam com seus salários corroídos e sua formação, desprezada; a carreira docente estava desvalorizada e não havia incentivo à formação continuada.
Como foi a educação durante o período do regime militar?
“Os gastos do Estado com a educação foram insuficientes e declinaram, o que interferiu: na estrutura física das escolas, que apresentaram condições precárias de uso; no número de professores leigos, que aumentou entre 1973 e 1983, fato que se mostrou mais grave na região Nordeste, onde 36% do quadro docente tinha ...
Como era a educação antes da ditadura militar?
Antes de 1961, o sistema de ensino brasileiro se compunha de três níveis: primário, médio e superior. O ensino primário era alfabetizador e dividia-se em “fundamental”, para crianças de 7 a 12 anos e “supletivo”, para jovens e adultos.
Como eram tratados os professores no regime militar?
Por todo país, professores eram considerados possíveis opositores da ordem nacional, já que em muitos casos, no próprio exercício educativo, prevê-se que os estudantes se tornem autônomos e cidadãos ativos em suas sociedades.
Quais eram as principais frentes da educação durante o período do regime militar?
A principal frente era a educação tecnicista. A educação tecnicista é um modelo educacional inovador lançado no país. Na verdade, naquela época, a educação brasileira estava ligada aos conceitos da Igreja Católica. Esse novo modelo educacional era gratuito para todos e secular.
COMO ERA A EDUCAÇÃO NO REGIME MILITAR
Quais foram os 3 marcos jurídicos para educação na ditadura Civil-militar?
B Constituição de 1967, as Leis no 5.540/1968 — reforma do ensino superior — e 5.692/1971 — 1º e 2º graus.
Que mudanças ocorreram na educação com as reformas militares?
Entre as principais mudanças está a abertura da educação para o ensino privado e a obrigatoriedade do ensino médio formar estudantes em cursos técnicos.
Qual o legado da ditadura militar para a educação no Brasil?
A ditadura não inventou a dualidade setorial pública/privada na educação, tampouco a simbiose Estado-capital na economia. O que ela fez foi intensificar essa dualidade fundante da educação brasileira e combiná-la, de modo peculiar, com os níveis de ensino, o superior e o básico.
Como você explicaria a mudança de mentalidade do professor Nelson ao longo do período ditatorial?
Em resumo, a censura aos jornais e as narrativas oficiais fizeram com que Nelson, sem acesso a visões contrapostas, passasse a apoiar lealmente o governo e suas medidas. O processo de fechamento do regime militar de 1964 foi gradual.
Porque o dia que durou 21 anos?
O temor de que o país se alinharia ao comunismo e influenciaria outros países da América Latina, contrariando assim os interesses dos Estados Unidos, reforçaram os movimentos pró-golpe. A série mostra como os Estados Unidos agiram para planejar e criar as condições para o golpe da madrugada de 31 de março.
Como era a educação na década de 70 no Brasil?
A escola pública da década de 1970 começava aos 6 para 7 anos, sem obrigatoriedade de matrícula, e traçava um processo comportamental de não reflexão. Apesar de toda mordaça, o silêncio político jamais conseguiu silenciar, em absoluto, a vida cotidiana e seu movimento complexo/concreto.
Como a educação era vista antigamente?
Nos primeiros anos do nosso país a educação era aquela promovida pelos Jesuítas. Alterou-se para pior com a expulsão da Companhia de Jesus, permanecendo inalterada até a chegada da Família real, em 1808, e somente se incrementou e estruturou a partir da década de 1960.
Como era o ensino fundamental antigamente?
O que é o ensino fundamental I? O ensino fundamental I é também conhecido como anos iniciais e ele se inicia logo após a educação infantil e é composto por 5 anos, sendo do 1º ano ao 5º ano. Antigamente era apenas 4 anos e usava-se o termo série, sendo da primeira à quarta série.
Quais eram as principais características da educação física militarista?
A Ed. Física Militarista é a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta, a guerra, portanto ela deveria ser suficientemente rígida. A Educação Física Pedagogicista é, pois, a concepção que vai reclamar da sociedade a necessidade de encarar a Ed.
O que mudou na educação brasileira após a redemocratização?
Assim, em 2007, o MEC criou o Mais Educação, que custeou o aumento da carga horária em 49 mil escolas. Em 2009, a Emenda Constitucional nº 59 determinou a ampliação da obrigatoriedade escolar para 4 a 17 anos até 2016. O assunto foi reforçado pela Lei nº 12.796 em 2013.
Qual o legado deixado por João Goulart?
Paralelo às ações contra a reforma educacional proposta pelos intelectuais e permitidas no período do presidente João Goulart, veio a implantação de novas disciplinas que foram pensadas de acordo com o plano de controle social da Ditadura.
Como a educação era na ditadura e agora na democracia?
Vale notar que durante a ditadura houve redução no número de crianças analfabetas em relação aos anos anteriores. ... Durante o período democrático, o acesso ao Ensino Fundamental foi universalizado e, de acordo com os dados do último Censo de 2010, apenas 2,5% das crianças de 10 a 14 anos eram analfabetas.
Quais foram as consequências da ditadura Civil-militar de 1964 para a educação brasileira?
As mudanças ocasionadas nesse período da Ditatura Brasileira resultaram na perda da capacidade dos educadores de influir nos rumos da educação atual, impedindo o crescimento intelectual dos alunos, a oportunidade de se politizar, de criar uma autonomia, e por fim, exercer sua liberdade.
O que representou o regime militar no Brasil?
A ditadura militar no Brasil durou 21 anos, teve 5 mandatos militares e instituiu 16 atos institucionais – mecanismos legais que se sobrepunham à constituição. Nesse período houve restrição à liberdade, repressão aos opositores do regime e censura.
Qual o objetivo da instituição da disciplina Educação Moral e Cívica durante a ditadura militar?
O objetivo era moldar o comportamento e convencer a população acerca das benesses do regime militar. Tem- se que os conteúdos transmitidos aos alunos pelos livros didáticos, são utilizados de acordo com o contexto político, econômico e social de uma determinada época, exatamente como ocorre durante a ditadura militar.
Que tipo de educação foi implantada pelos militares no Brasil?
Os estudantes não tinham mais Sociologia nem Filosofia, e em seu lugar o governo militar criou três disciplinas: Educação Moral e Cívica, Estudos de Problemas Brasileiros e Organização Social e Política Brasileira – válidas para todas as escolas e todos os níveis, do fundamental ao universitário.
Qual concepção educacional de os militares em poder na elaboração das políticas educacionais?
Essas modificações que os militares programaram no ensino de 2º grau segundo Ghiraldelli foi orquestrada para conter a possibilidade de aspiração da classe popular em relação ao ensino superior, além de atender aos interesses do mercado econômico, resultando na exclusão das camadas populares ao acesso ao ensino ...
Qual a influência dos militares na História da Educação Física?
A Educação Física (EF) no Brasil surgiu por influência militar visando à difusão de sua prática por toda a extensão do território com o principal objetivo de criar uma cultura de “corpo são” no povo brasileiro.
O que determina a Lei 5.692 71?
A lei nº5692/71 modificou a estrutura de ensino do país, na qual o curso primário e o antigo ginásio se tornaram um só curso de 1º grau. Foi uma lei promulgada no contexto da ditadura civil-militar e que trouxe permanências e mudanças nas concepções de educação que vinham se desenhando no período.
Em quais momentos foram divididos a história da educação?
É compreendendo o passado que podemos dar sentido ao presente e elaborar o futuro. A respeito da educação podemos observar diferentes momentos que são de fundamental importância para a história de nossa humanidade: Período Antigo, subdividido em Primitivo, Antigo e Medieval, Moderno, destacando-se o Renascimento.
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