Como era a democracia em atenas?

Perguntado por: Núria Gonçalves  |  Última atualização: 19. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

O que era a democracia em Atenas na Grécia antiga?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Como era realizada a democracia direta em Atenas?

Os primeiros relatos da democracia direta são de Atenas, na Antiga Grécia, quando o sistema de governo consistia na participação popular para a tomada das principais decisões. Os cidadãos se reuniam em praça pública e, assim, discutiam e votavam em assuntos políticos e sobre os problemas da cidade.

Como era o funcionamento da democracia grega?

Democracia direta

É a forma clássica de democracia exercida pelos atenienses. Não havia eleições de representantes. Havia um corpo de cidadãos que legislava. Os cidadãos reuniam-se na ágora, um local público que abrigava as chamadas assembleias legislativas, onde eram criadas, debatidas e alteradas as leis atenienses.

Quais eram as principais características sociais e políticas de Atenas?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

Grécia Antiga: Democracia Ateniense

40 questões relacionadas encontradas

Quais eram os fatores que inicialmente garantiam a cidadania e o direito de participação política em Atenas?

Porém, o conceito de cidadania dos atenienses não englobava, de fato, a maioria da população. Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Quais são as principais características da democracia na Grécia antiga?

Isonomia – Igualdade perante a lei. Isocracia – Igualdade de acesso a cargos públicos. Isegoria – Igualdade para ter voz nas Assembleias. Direito a voto aos cidadãos livres atenienses.

Como funciona a democracia representativa?

Democracia representativa é o exercício do poder político pela população eleitoral feita de maneira indireta (ao contrário da democracia direta), mas através de seus representantes, por si designados, com mandato para atuar em seu nome e por sua autoridade, isto é, legitimados pela soberania popular.

Quais os principais problemas da democracia grega?

4.2 Imperfeita
  • Uma democracia só para os cidadãos.
  • As mulheres não eram detentoras da cidadania.
  • Estrangeiros residentes na pólis (metecos), não possuíam direitos políticos nem alguns direitos civis.
  • A democracia ateniense e o pensamento grego foram concordantes com a escravatura.

O que significa democracia direta é possível afirmar que atualmente vivenciamos uma democracia direta no Brasil por quê?

Uma democracia direta é qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisões. As primeiras democracias da antiguidade foram democracias diretas.

Como funciona a democracia semidireta?

Uma democracia semidireta (AO 1945: democracia semi-directa) é um regime de democracia em que existe a combinação de representação política com formas de democracia direta. No mundo atual o sistema que mais se aproxima dos ideais da democracia direta é a democracia semidireta da Suíça.

Por que os escravos eram considerados essenciais para a democracia ateniense?

Os escravos podiam vir a ser libertados. Em Atenas passavam a ter uma posição social próxima aos metecos. ... Pode-se entender que a democracia ateniense dependia diretamente da escravidão, pois promoveu a ascensão do camponês médio, por meio da cidadania, que passou a ter certos poderes, ainda que limitados.

O que eram considerados cidadãos na Grécia antiga?

Cidadania na Grécia Antiga Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

Qual a importância da democracia na Grécia antiga?

A Democracia Ateniense foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga. Ela foi essencial para a organização política das cidades-estados grega, sendo o primeiro governo democrático da história.

Como era a democracia ateniense em que consistia o ostracismo?

O Ostracismo foi um tipo de punição existente em Atenas, no século V a.C, na qual, o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado pelos outros cidadãos para ser banido ou exilado, por um período de dez anos.

O que torna a democracia representativa?

A soberania popular, entendida como um princípio regulador “como se” guiando a ação e o juízo polí- ticos dos cidadãos, é um motor central para a democratiza- ção da representação.

Como funciona a democracia brasileira por exemplo quem pode votar nas eleições?

Brasil. O Brasil é um dos países que sustenta a obrigatoriedade da votação, ou seja, todo cidadão entre 18 a 70 anos deve comparecer às urnas no dia do pleito, onde pode escolher entre os candidatos, Voto nulo ou o voto em branco - voto não contabilizado - na urna eletrônica.

Qual é a diferença entre a democracia representativa e a democracia participativa?

A democracia representativa é, atualmente, a forma mais comum nos Estados. ... Resumindo, a democracia participativa é o modelo de organização política na qual o povo, além de ser o titular legítimo do poder supremo, pode e deve exercê-lo diretamente.

Quais são as principais características da religião grega?

Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, mesmo não adorando a todos. Isso porque usualmente um deus predominava em uma determinada pólis. Estes deuses tinham forma e viviam próximos aos homens: suas ações e decisões não estavam tão distantes da humanidade.

O que é democracia quais são as suas características?

Democracia é o regime de governo cuja origem do poder vem do povo. Em um governo democrático, todos os cidadãos possuem o mesmo estatuto e têm garantido o direito à participação política. Um dos aspectos que define a democracia é a livre escolha de governantes pelos cidadãos através de eleições diretas ou indiretas.

Qual era a característica da democracia na antiguidade *?

Características da democracia ateniense

Direito dos cidadãos atenienses ao voto. Reformas políticas. Reformas sociais. Igualdade de todos perante a lei (isonomia)

Quem não tinha direito à cidadania em Atenas?

Por exemplo, em Atenas a maior parte da população – as mulheres, as crianças, os estrangeiros e os escravos – não tinha direito de participar das decisões do Estado, porque essas pessoas não eram consideradas cidadãs.

Quais grupos sociais de Atenas possuíam direitos políticos?

Democracia ateniense

A principal delas é que apenas os considerados cidadãos possuíam direitos políticos. Para ser cidadão, era necessário ser homem, filho de pais atenienses, livre e maior de idade. Dessa forma, mulheres, crianças, escravos e estrangeiros estavam excluídos das decisões políticas.

Qual foi a importância de Drácon para Atenas?

Drácon (Atenas, c. século VII a.C.) foi um estadista da cidade grega de Atenas. ... Uma das suas mais importantes ações foi a elaboração de um código de leis ("thesmi", em grego) que serviram como a primeira constituição escrita da cidade de Atenas.

Artigo anterior
Quem tem gastrite pode comer farinha de aveia?
Artigo seguinte
Como baixar vídeos do Facebook com o Google Chrome?