Como enviar BMPO?

Perguntado por: Alice Santos de Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (50 avaliações)

Balanço de Medicamentos Psicoativos (BMPO)
Deve ser enviado à IVISA por farmácias e drogarias também de três em três meses, sempre até o dia 15 de abril, julho, outubro e janeiro. O balanço anual deve ser entregue até o dia 31 de janeiro do ano seguinte.

Como enviar RMNRB2?

RMNRB2 – Relação Mensal de Notificações de Receita “B2”

A Relação Mensal de Notificações de Receita “B2” deve ser encaminhada pelas farmácias e drogarias em 2 (duas) vias às Autoridades Sanitárias Municipais, Estaduais ou do Distrito Federal, acompanhadas das Notificações de Receitas “B2”.

Como enviar BSPO?

A Agência orienta que os estabelecimentos enviem o BSPO no formato digital, utilizando o referido código de assunto, por meio do preenchimento da planilha padronizada, enviada por e-mail. Nesse caso, o visto da autoridade sanitária poderá se dar por meio do uso de assinatura eletrônica.

O que é BMPO?

Balanço de Medicamentos Psicoativos e Outros – BMPO: esse balanço deve ser realizado por farmácias e drogarias conforme Anexo XXI da Portaria SVS/MS nº 344/98. O BMPO destina-se ao registro de vendas de medicamentos à base de substâncias constantes das listas A1, A2, A3, B2 e C4 e de suas atualizações.

Como fazer BSPO?

Como preencher balanço BSPO
  1. 1.1 – Carimbo do estabelecimento com autorização especial de funcionamento;
  2. 1.2 – Razão Social do estabelecimento;
  3. 1.3 – Endereço completo da farmácia;
  4. 1.4 – Número CNPJ;
  5. 1.5 – Número de Autorização na Anvisa;
  6. 1.6 – Telefone para contato;
  7. 1.7 – Caso haja faz, preencher nesse campo;

VOCÊ SABE FAZER BALANÇO DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS?

27 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre BMPO e BSPO?

suas rotinas de BMPO (para drogarias) e as de BSPO (para manipulação) não mudam.

O que diz a Portaria 344 98?

PORTARIA Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998(*) Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.

Quais os medicamentos da lista C1?

Dispensação: medicamentos da Lista C1
  • ACEPROMAZINA.
  • ÁCIDO VALPRÓICO.
  • AGOMELATINA.
  • AMANTADINA.
  • AMISSULPRIDA.
  • AMITRIPTILINA.
  • AMOXAPINA.
  • ARIPIPRAZOL.

Qual a diferença da receita BE B2?

A Notificação de Receita (NR) é o documento que, acompanhado da receita, autoriza a dispensação de medicamentos das listas A1 e A2 (Entorpecentes), A3, B1 (Psicotrópicas), B2 (Psicotrópicas Anorexígenas), C2 (Retinóica para uso sistêmico) e C3 (Imunossupressoras).

O que que é PBMS?

O Programa de Benefício em Medicamentos (PBM) é muito utilizado pelas farmácias para oferecer preços bem mais atrativos aos seus clientes. As drogarias que aderem a esse serviço obtêm descontos dos laboratórios e, assim, conseguem repassar um valor melhor aos consumidores.

Como preencher o livro de medicamentos controlados?

  1. FOLHA DO LIVRO DE REGISTRO ESPECÍFICO. DATA. HISTÓRICO. MOVIMENTO. ESTOQUE. ASSINATURA. DO RESP. ...
  2. MEDICAMENTOS. SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL. MÊS/ANO. AUT. DE FUNCIONAMENTO. Nome da empresa e/ou estabelecimento. Nº ...
  3. Nº DO. CÓDIGO. DA DCB. DESCRIÇÃO. DA DCB. NOME DO. MEDICAMENTO. ...
  4. QUANTIDA. DE. VENDIDA. Nº DO LOTE. DO. MEDICAMEN. TO. ...
  5. C.N.P.J. U.F.

Quais os objetivos da farmacovigilância?

O propósito da farmacovigilância

A farmacovigilância consiste da ciência e das atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos.

Quanto tempo arquivar receitas de medicamentos controlados?

Antibióticos, por exemplo, valem por 10 dias, segundo RDC nº 20/2011, Receitas contendo o medicamento Talidomida tem validade de 20 dias, conforme RDC nº 11/2011 e receitas de medicamentos controlados ficam válidas por 30 dias, segundo a Portaria nº344 de 12 de maio de 1998.

Qual o prazo que uma farmácia ou drogaria possui para avisar a Anvisa da venda de medicamentos da lista A1 A2 e A3?

conforme disposto em legislação específica. Art. 45 A Notificação de Receita "A" é válida por 30 (trinta) dias, a contar da data de sua emissão, em todo o Território Nacional.

O que é uma receita B?

As receitas do tipo B (receita azul) são as receitas de controle especial para a prescrição de medicamentos das lista B1 e B2 da portaria 344/98, os mais comumente usados são os benzodiazepínicos e os anorexígenos.

O que é receita tipo B?

Já os tipos de receita médica que não podem ser dispensadas em outras Unidades Federativas são: Notificações de receita B: B1 (psicotrópicas);

Quais os medicamentos da receita B2?

A categoria de produtos B2 reúne os medicamentos anorexígenos com retenção de receita tipo B obrigatória.
  • AMINOREX.
  • FENDIMETRAZINA.
  • FENTERMINA.
  • MEFENOREX.
  • SIBUTRAMINA.

Quantos medicamentos controlados por receita C1?

- lista "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial) ou medicamentos que as contenham, que poderão ser prescritas na quantidade de, no máximo, 3 substâncias diferentes, desta lista, em cada receita (Portaria SVS nº 344 / 1998, art.

Qual receita C1?

A receita C1 branca é um receituário de controle especial. Afinal, ela é usada para prescrever e dispensar medicamentos que são classificados pela Anvisa como “outras substâncias sujeitas a controle especial em 02 vias”.

Quais são os medicamentos da lista C2?

Dispensação: medicamentos da Lista C2
  • ACITRETINA.
  • ADAPALENO.
  • BEXAROTENO.
  • ISOTRETINOÍNA.
  • TRETINOÍNA.

Quais as atualizações da Portaria 344 98 nos anos de 2020 e 2021?

O Diário Oficial da União publicou, nesta terça-feira (12/12), a atualização do Anexo I da Portaria 344/98. A norma descreve a lista de substâncias sujeitas a controle especial no Brasil, como entorpecentes e psicotrópicas. Com a atualização, a Lenalidomida passou a ser incluída na lista C3 do anexo da Portaria.

Qual a lei que rege os medicamentos psicotrópicos?

Psicotrópicos: Portaria Nº 344, de 12 de Maio de 1998 – “Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.”

Qual a validade das receitas controladas?

Conforme previsto na norma supramencionada, as Notificações de Receita e Receita de Controle Especial serão válidas por 30 (trinta) dias a contar da data de sua emissão (artigos 41, 45, 50 e 52).

O que a farmácia faz com as receitas retidas?

A Anvisa determina que as receitas de antibióticos, por exemplo, valem por 10 dias, a contar da sua data de emissão. Leve as duas vias da receita à farmácia. Uma fica retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente, atestada, como comprovante do atendimento.

Quantas caixas de Alprazolam posso dispensar por receita?

Caso a drogaria possua apenas caixas com 20 comprimidos, deverá informar ao paciente pois, não é permitido dispensar, nesse caso, quantidade superior ao prescrito (30 comprimidos). Caso o paciente aceite, será dispensada apenas 01 caixa com 20 comprimidos.

Artigo anterior
Para que serve o encantamento de passos profundos?
Artigo seguinte
Quanto ganha um profissional de nanotecnologia?