Como entrar em contato com o STJ?
Perguntado por: Juliana Fonseca Almeida | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (6 avaliações)
- Pelo Disque-Cidadania: (61) 3319-8888.
- Pela Web: Formulário eletrônico.
- Por e-mail: ouvidoria@stj.jus.br.
- Presencialmente: De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
- Por carta, remetida para: Ouvidoria do STJ – SAFS, quadra 6, lote 1, Trecho III,CEP 70.095-900, Brasília/DF.
Qual o telefone do STJ?
Com a suspensão do atendimento presencial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) – medida adotada para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) –, a prestação de informações processuais está sendo feita por telefone (61 3319-8410) ou por e-mail (informa.processual@stj.jus.br).
Como enviar um e-mail para o STF?
- ENDEREÇOS DOS MINISTROS.
- Supremo Tribunal Federal.
- MINISTRO GILMAR MENDES – Presidente mgilmar@stf.gov.br.
- MINISTRO CEZAR PELUSO VicePresidente.
- MINISTRA ELLEN GRACIE.
Como reclamar da demora de um processo?
Nesse sentido, o jurisdicionado que se sinta lesado pela grande demora no julgamento de uma ação que seja parte poderá enviar a sua reclamação à Ouvidoria do CNJ.
Como fazer uma reclamação no STJ?
DO PROCEDIMENTO PARA APRESENTAR A RECLAMAÇÃO AO STJ
O formato da reclamação, obedece as regras gerais, de uma petição inicial, portanto, devem ser observados os requisitos dos artigos 282 e seguintes do Código de Processo Civil, pois o regimento interno do STJ trata as seguinte forma: Art. 187.
Como distribuir Habeas Corpus no STJ
Quando cabe reclamação para o STJ?
O legislador, no caput e incisos do artigo 988 do Código de Processo de Civil de 2015, estabeleceu quem pode apresentar a Reclamação e em quais hipóteses é admissível o cabimento, sendo elas: I) preservação da competência do tribunal; II) garantia da autoridade das decisões do tribunal; III) garantia da observância de ...
Qual o prazo para reclamação no STJ?
O prazo de 15 dias para reclamações sobre divergência entre turmas recursais do juizado especial estadual e a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve ser contado da publicação do acórdão que se pretende reformar, e não de outras decisões judiciais subsequentes.
Como cobrar o andamento de um processo?
- Usar os documentos eletrônicos. ...
- Enviar peças objetivas. ...
- Despachar diretamente com o juiz. ...
- Evitar protocolar uma ação na justiça no último dia. ...
- Manter um bom relacionamento com os servidores.
Onde reclamar de processo parado?
Órgãos do Poder Judiciário
Nos casos de processos parados na Justiça ou reclamações disciplinares, você pode procurar o CNJ — Conselho Nacional de Justiça.
Quanto tempo um processo pode ficar parado?
Você sabia que o processo não pode ficar parado? Os processos não poderão permanecer paralisados por mais de 30 (trinta) dias aguardando o cumprimento de diligências forense, isso é o que diz o Provimento 355/2018 do TJMG, que são normas internas impostas pelo CNJ referente aos serviços judiciários.
Como se dirigir a ministro do STF?
Membro do STF Vossa Excelência V. Exa. Senhor Ministro A Sua Excelência o Senhor Ministro... Membro do STJ, STM, TSE e TST Vossa Excelência V.
Como se referir ao Supremo Tribunal Federal?
O termo “excelso pretório” é usado para se referir à instância máxima do Judiciário, o Supremo Tribunal de Federal (STF).
Como se dirigir ao Supremo Tribunal Federal?
O vocativo a ser empregado em comu‑ nicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
Como entrar em contato TJSP?
Orientações sobre o preenchimento do formulário: telefone: (11) 2171-6460 - Horário de atendimento: das 9 às 19 horas.
Como protocolar uma petição no STJ?
O peticionamento no STJ é feito eletronicamente pela Central do Processo Eletrônico (CPE), no site do STJ. Pela CPE, os advogados podem encaminhar suas petições, de forma rápida e segura, dispensando a apresentação de documentos.
Como funciona o plantão do STJ?
O Plantão Judiciário no Superior Tribunal de Justiça ocorre aos sábados, domingos e feriados. Nesse período, o peticionamento deve ser feito das 9h às 13h, exclusivamente na forma eletrônica. Não há ministro plantonista no STJ.
O que acontece quando um processo fica parado?
267 DO CPC . Quando o processo ficar parado por mais de um ano por negligência das partes, o feito deverá ser extinto, sem resolução do mérito, conforme dispõe o art. 267 , II , do CPC .
O que fazer quando o juiz não despacha?
- 8 setembro, 2020.
- 1 – Ligue ou vá até a vara onde o processo esteja, e pergunte qual melhor horário para conversar com o juiz, ou em que horário ele estará no gabinete.
- 2 – Procure chegar com antecedência, tanto para despachos em audiências, quanto no gabinete do juiz.
- 3 – Analise o processo!
Quando o processo está na mesa do juiz demora?
Quanto tempo o juiz pode levar para proferir o despacho? A regra geral prevista no Código de Processo Civil é a de que o juiz proferirá os despachos em 5, as decisões em 10 e a as sentenças em 30 dias. O Conselho Nacional de Justiça sugere, ainda, que o processo tenha andamento a cada 30 (trinta) dias.
Como é feita a cobrança judicial?
Caso queira fazer uma cobrança judicial, o credor deverá ajuizar uma ação contra o devedor exigindo o pagamento da dívida. Por isso, é recomendável buscar o respaldo de um advogado especialista em ações de cobrança. Além disso, é indispensável ter em mãos os documentos necessários para ingressar com o processo.
O que acontece quando o réu não tem dinheiro pra pagar?
Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.
Quanto tempo leva para o juiz assinar o mandado de pagamento?
O dinheiro costuma ser compensado em até 10 dias. (No caso de alvará eletrônico, o valor é depositado automaticamente na conta de destino, sem necessidade de ir ao banco.)
Quando é inadmissível a reclamação?
É incabível a reclamação proposta contra ato administrativo, por alegada ofensa a julgado da Suprema Corte em sede de repercussão geral, quando sequer ajuizada ação judicial perante as instâncias ordinárias. 2. O esgotamento das instâncias ordinárias, previsto no art.
Quando será inadmissível a reclamação?
é inadmissível quando proposta para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, quando não esgotadas as instâncias ordinárias.
Quando cabe a reclamação?
Cabimento da reclamação
Ele explicou que há três hipóteses em que cabe reclamação no STF: (i) preservar a competência do tribunal; (ii) garantir a autoridade de suas decisões; e (iii) assegurar a observância de enunciado de súmula vinculante e de decisão do Supremo em controle concentrado de constitucionalidade.
O que o banco pode descontar da conta corrente?
Onde fica o número da conta no cartão Itaú Previdência?