Como entender o resultado do exame de captura híbrida?

Perguntado por: Tatiana Simões de Neto  |  Última atualização: 1. September 2024
Pontuação: 4.8/5 (72 avaliações)

O resultado da captura híbrida é dado pela relação RLU/PC. O resultado é considerado positivo quando a relação RLU/PCA, para os vírus do grupo A, e/ou RLU/PCB, para os vírus do grupo B, for igual ou maior que 1.

Como interpretar resultado de captura híbrida?

Quanto maior o número de híbridos, maior será a emissão luminosa a qual é captada e quantificada por um luminômetro no interior do equipamento. De acordo com o fabricante (QIAGEN) resultados que mostrem valores de RLU (Unidades Relativa de Luz) com Cutoff maior ou igual a 1 indicam presença do vírus.

Como ler resultado de exame de HPV?

Interpretação do Exame

O resultado “Não detectado” indica ausência do DNA do HPV, ou concentração viral inferior ao limite de detecção do teste. O resultado “Detectado” indica presença do DNA do HPV de Alto Risco. O resultado “Inconclusivo” indica que houve falha na amplificação do controle interno endógeno da amostra.

Como saber se meu exame deu positivo para HPV?

É possível descobrir que a mulher está infectada pelo HPV quando apresenta essas lesões, as quais são detectadas pelo exame clínico no ginecologista. Pode-se também descobrir a infecção pelo vírus quando é colhido o Papanicolau, um dos exames responsáveis por diagnosticar o HPV.

O que vem escrito no preventivo quando tem HPV?

O diagnóstico da infecção pelo HPV se faz pelo exame preventivo (Papanicolau) e também pelos exames de biologia molecular, em que se avalia a presença do DNA do vírus nas células do material coletado, através de técnicas moleculares.

Qual o significado de captura híbrida positiva para HPV?

32 questões relacionadas encontradas

Quando devo me preocupar com o resultado do preventivo?

Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico. Resultado: Se o seu exame acusou: negativo para câncer: se esse for o seu primeiro resultado negativo, você deverá fazer novo exame preventivo daqui a um ano.

O que aparece no resultado do preventivo?

O exame é o maior aliado na hora de diagnosticar lesões do colo de útero que possuem risco de se tornar câncer. O exame de Papanicolau também é capaz de identificar infecções como: clamídia; sífilis; gonorreia; HPV; candidíase; tricomoníase. Além disso, possibilita a identificação de nódulos e cistos no colo de útero.

É possível ter HPV e não transmitir?

Também existe risco de transmissão, porém menor do que o risco das verrugas. Quando se realiza o tratamento das lesões pelo HPV reduz a quantidade de vírus no organismo e, com isso, reduz o risco de transmissão. E existe a chance de eliminar o vírus e com isso, parar de transmitir a infecção.

Como saber se o exame preventivo está normal?

Os resultados do exame de Papanicolau são liberados pelo laboratório de acordo com as características das células observadas no microscópio, podendo ser:
  • Classe I: o colo do útero está normal e saudável;
  • Classe II: presença de alterações benignas nas células, que normalmente são causadas por inflamação vaginal;

Quando o exame de HPV da Negativo?

Quando um novo exame para HPV é realizado, após o desaparecimento espontâneo da lesão ou após tratamento (quando necessário), existe grande possibilidade desse exame negativar, ou seja, o exame não mais detecte cópias virais.

Estou com HPV 16 e agora?

Se o HPV foi detectado mesmo sem provocar sintomas ou alterações, não há nenhum tratamento a adotar. Não existe um antiviral contra essa IST. No entanto, a pessoa fará exames e consultas com certa frequência para não deixar uma eventual lesão passar despercebida.

Para que serve a captura híbrida para HPV?

O exame de captura híbrida é normalmente indicado quando são identificados sinais e sintomas de infecção pelo HPV, como verrugas e lesões na região genital, ardor e coceira na região.

O que é HPV 16 positivo?

O HPV 16 é um vírus de alto grau e é um dos responsáveis pelo câncer de colo uterino, porém você pode ser apenas portadora sem lesão. Se a colposcopia não evidenciou lesão aguarde e repita a cito e colpo com intervalo de 6 meses.

O que é Captura Híbrida alto risco?

O teste de captura híbrida é utilizado para a classificação dos tipos de HPV agrupados em baixo risco (grupo A) e alto risco (grupo B), conforme associação com risco de desenvolvimento de câncer.

O que fazer quando se tem HPV de alto risco?

Não há tratamento específico para eliminar o vírus. O tratamento das verrugas genitais deve ser individualizado, dependendo da extensão, quantidade e localização das lesões. Podem ser usados laser, eletrocauterização, ácido tricloroacético (ATA) e medicamentos que melhoram o sistema de defesa do organismo.

Quanto tempo sai o resultado da captura híbrida?

O tempo para obter os resultados do exame de Captura Híbrida pode variar, mas geralmente leva alguns dias a uma semana.

O que quer dizer epitélio escamoso presente?

Significa que : 1)Que não foi detectada nenhuma célula maligna ou seja que seu exame preventivo não detectou nenhum risco no atual momento para câncer de colo uterino. 2)Que sua microbiota vaginal está normal e que não foi detectado pelo método nenhuma bactéria , fungos ou vírus .

O que é negativo para malignidade?

Negativo para malignidade: significa que não há lesão sugestiva ou precursora de um câncer; Alterações inespecíficas; Alterações que sugerem uma lesão.

O que quer dizer escamoso e glandular?

"Epitélios escamoso e glandular" é um achado normal do Papanicolaou. Não é uma infecção sexualmente transmissível. Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis.

É vergonhoso ter HPV?

Podem ocorrer sentimentos de vergonha, diminuição do desejo sexual, medo de ter câncer, revolta contra os parceiros sexuais, mesmo que normalmente não seja possível saber exatamente em que época ou de que forma ocorreu o contágio pelo vírus do HPV.

Quando o HPV é preocupante?

Baixo risco: os tipos 6 e 11 do HPV são os principais desse grupo, considerados de baixo risco de evolução para o câncer. Alto risco: provocam lesões com alto risco de evolução para tumores malignos. Os tipos principais desse grupo são o 16 e o 18, que correspondem por cerca de 70% dos casos de câncer.

Estou com HPV fui traída?

Uma infecção por HPV não é indicativa de traição, pois o vírus pode ter sido adquirido há muitos anos. Não se sabe por quanto tempo o HPV pode permanecer latente e quais são os fatores responsáveis pelo desenvolvimento de lesões. As manifestações da infecção podem ocorrer meses ou até anos depois do contato.

Quando o resultado do preventivo da alterado?

O exame preventivo não tem sensibilidade de 100%, portanto pode apresentar erros, e este é o principal motivo de repetirmos o exame periodicamente. Por exemplo, caso o exame não tivesse uma grande margem de erro, poderíamos realizá-lo somente a cada 5 anos.

Quais doenças aparecem no preventivo?

Clamídia. Candidíase. Sífilis. Câncer do colo do útero.

O que significa inflamação no resultado do preventivo?

Não sei o que é isso e fiquei preocupada. O que significa “atrofia com inflamação” no resultado do preventivo?” Atrofia com inflamação no resultado do preventivo são alterações nas células do colo do útero consideradas normais em mulheres no climatério.

Artigo anterior
Qual tinta não sai com água?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para uma pessoa ficar careca?