Como entender o resultado do exame de audiometria?

Perguntado por: Nádia Melo Rodrigues  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 5/5 (52 avaliações)

Eles são:
  1. Abaixo de 25: audição normal.
  2. De 26 a 40: perda auditiva leve.
  3. De 41 a 55: perda auditiva moderada.
  4. De 56 a 70: perda auditiva moderadamente severa.
  5. De 71 a 90: perda severa.
  6. Acima de 90: perda profunda.

Como saber a porcentagem de perda auditiva?

Para saber qual o grau de perda de audição o exame de audiometria geralmente é o mais utilizado. A audiometria avalia qual a menor intensidade em que a pessoa é capaz ouvir tons puros.

Como ler gráfico de audiometria?

Como ler um audiograma? Como você entende os resultados do exame de audiometria? A linha vertical do audiograma representa o volume do som ou a intensidade que é calculada em dB (decibéis). Quanto mais para baixo a linha se mover mais alto o ruído se torna, o que corresponde ao aumento do volume do rádio.

Qual o normal de uma audiometria?

A audiometria convencional testa as freqüências entre 250Hz e 8.000Hz, e a audiometria de alta freqüência testa freqüências entre 10.000Hz e 20.000Hz. O padrão de normalidade para a audiometria convencional é estabelecido a partir da média dos limiares das freqüências de 500Hz, 1 e 2kHz menor que 25 dB17.

Como calcular audiometria?

Como ler o gráfico da audiometria

Vamos por partes: o traçado em azul é sempre do ouvido esquerdo, e o traçado em vermelho, do ouvido direito. Assim, para o cálculo, vamos olhar os resultados por via aérea, ou seja, as marcações em “O” e “X”.

Como Interpretar Exame de Audição e Volume de Zumbido

16 questões relacionadas encontradas

O que significa rebaixamento auditivo em 6 e 8 Khz?

Provavelmente tem algo escrito antes, como rebaixamento em 6 e 8kHz. Na Audiometria verificamos limiares auditivos na faixa de 250Hz a 8KHz, estando eles até 25dB sugere-se limiares normais. Geralmente o rebaixamento auditivo em frequências agudas indicam perda auditiva induzida por ruídos!

Qual o nível de perda auditiva é considerada deficiência auditiva?

O consenso médico é de que, para que você seja considerado PCD auditivo, é necessário comprovar perda bilateral (nos dois ouvidos) de 41 dB ou mais nas frequências de: 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz. Existem ainda diferentes graus de deficiência auditiva: Surdez leve: entre 26 a 40 dB. Surdez moderada: entre 41 a 70 dB.

Como classificar a perda auditiva?

Veja os 4 tipos de perda auditiva:
  1. Perda auditiva condutiva. ...
  2. Perda auditiva neurossensorial. ...
  3. Perda auditiva mista. ...
  4. Perda auditiva neural.

O que é a perda auditiva leve?

Quando se tem perda auditiva leve, existe uma dificuldade em compreender um tom de voz mais baixo ou distante, mas, em geral, consegue-se identificar os demais ruídos de um ambiente. Como esses sintomas são discretos, eles não despertam preocupação e, consequentemente, as pessoas não procuram acompanhamento médico.

Qual o valor de uma audiometria?

A audiometria tonal e vocal costuma ter uma valor mínimo de 100 e pode chegar a 150 reais e se for com impedanciometria (outro exame), o total fica no entorno de 180 a 250,00.

Qual a faixa de frequência da perda auditiva temporária?

Quando você se expõe durante longos períodos a sons mais altos que 85 dB, sua audição fica vulnerável e é comum acontecer perda auditiva temporária e zumbido no ouvido. Um som no nível de 120dB é considerado desconfortável para os ouvidos e 140 dB é um impulso doloroso.

Quando as pessoas têm uma perda auditiva acima de 90 dB?

PROFUNDA ( > 91 dBNA) –A perda auditiva profunda acontece acima de 90 dB e nenhum som é entendido. Se a alteração auditiva ocorrer desde o nascimento, a aquisição da fala e da linguagem pode ser atrasada ou não acontecer.

O que é perda auditiva profunda?

Fala-se de perda auditiva severa quando a audição no melhor ouvido da pessoa (com o que melhor escutar), estiver entre 71 dB e 90 dB. Isso significa que sons inferiores a essa intensidade não são escutados. ... Mas a exposição contínua a barulhos acima dos 80 decibéis também é prejudicial para a saúde auditiva.

Como tratar perda auditiva leve?

Uma das alternativas mais utilizadas é o uso de aparelhos auditivos. São as perdas classificadas leves, moderadas e severas que podem ser tratadas com o uso de aparelhos auditivos.

O que é perda auditiva moderada?

2. Grau de perda auditiva moderada e moderadamente severa. A perda moderada já afeta de modo mais intenso o cotidiano da pessoa, afinal há dificuldade para entender a fala, principalmente em conversas em grupo. Os sons, geralmente, precisam ser acima de 41 decibéis para serem audíveis.

O que é perda auditiva unilateral?

“A pessoa com perda auditiva unilateral apresenta restrições na audição que a impossibilitam de exercer diversos tipos de tarefas, em especial aquelas que envolvem ruído ocupacional”, disse a relatora. “Em face disso, usualmente enfrenta obstáculos em sua vida acadêmica e profissional”, completou.

Quando uma pessoa é considerada surda?

As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.

Quem tem perda auditiva unilateral é considerado deficiente?

Indivíduos que possuem deficiência auditiva em apenas um dos ouvidos, chamado de surdez unilateral, não recebe apoio da legislação brasileira, assim, não é considerado deficiente auditivo.

Qual o número do CID para deficiente auditivo?

CID10 - H90 - Perda de Audição Por Transtorno de Condução Eou Neuro-sensorial.

Qual o valor de uma indenização por perda auditiva?

Um trabalhador que teve perda auditiva decorrente de acidente de trabalho por equiparação receberá indenização por danos morais no valor de R$ 50 mil mais salários referentes ao período de estabilidade, conforme decisão da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA).

O que a perda auditiva pode causar?

Perda auditiva afeta a vida de várias maneiras e se não for tratada poderá causar efeitos negativos na saúde física e mental da vítima, como por exemplo cansaço, tensão muscular, dor de cabeça, sentimento de solidão, angústia ou tristeza.

O que fazer para voltar a escutar?

Dependendo da causa da deficiência auditiva, a perda de audição pode ter cura após tratamento medicamentoso ou cirúrgico. O uso de aparelhos auditivos ameniza os casos de surdez mais profunda e corrige as deficiências leves a moderadas.

Quando a perda auditiva ultrapassa os 90 dB já classifica a pessoa com uma surdez?

Surdez severa ou deficiência auditiva severa: a pessoa só ouve sons acima de 70 a 89 dB. Uma pessoa gravemente surda deve ler os lábios ou usar a linguagem de sinais para se comunicar. Surdez profunda ou deficiência auditiva profunda: Qualquer pessoa que não consiga ouvir um som abaixo de 90dB tem surdez profunda.

Quanto maior for o número de decibéis maior será a perda auditiva?

Um adulto que ouve em torno de 20 a 25 decibéis apresenta audição considerada normal. Quando a pessoa só consegue perceber sons acima dessas medidas, ela apresenta perda auditiva, que é dividida em 4 níveis e variam de acordo com a intensidade.

O que significa dB na audiometria?

No gráfico audiométrico ou audiograma, do lado esquerdo da audiometria o volume é representado em decibéis (indica a intensidade do som), e varia de -10dB a 120dB. A parte superior representa as frequências medidas em hertz.

Artigo anterior
Como finalizar com creme de pentear?
Artigo seguinte
O que é melhor manteiga ou margarina Becel?