Como emitir uma nota fiscal com CFOP 5949?
Perguntado por: Vicente Andrade de Nogueira | Última atualização: 12. April 2022Pontuação: 5/5 (27 avaliações)
IPI 99. Ao emitir a nota fiscal com o CFOP 5949, também é preciso ficar atento ao preenchimento do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado). Por se tratar de uma situação em que há isenção desse tributo, em vez de colocar a numeração comum para situações que esse tributo é pago, é preciso colocar IPI 99.
Qual a natureza da operação do CFOP 5949?
O CFOP 5949 é uma operação que está livre de tributos para a união e que não necessita pagar o famoso ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Em cada estado existe uma taxa para esse imposto, mas a opção dessa nota fiscal fica isenta de contribuí-la.
Qual CFOP usar para entrada 5949?
Regra Tributaria - CFOP 5949 - Remessa ou retorno de locação de bens. O CFOP nestes casos é o mesmo utilizado para “Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado"afinal, trata-se de uma operação sem incidência dos impostos, desde que condicionada ao retorno do bem ao estabelecimento de origem.
Como emitir uma nota fiscal de remessa para conserto?
- 1 – Conheça o motivo da emissão da NF de retorno. ...
- 2 – Preencha corretamente os dados da mercadoria. ...
- 3 – Referencie a nota fiscal de origem. ...
- 4 – Utilize o CFOP correto. ...
- 5 – Atente-se ao prazo da operação.
Como emitir uma nota fiscal de simples remessa?
Como emitir a Nota Fiscal de Remessa. Para emitir sua Nota Fiscal de Remessa, acesse o menu Vendas > Notas Fiscais de Produto. Nesta tela, clique em Criar Nova > Nota de Remessa. Feito isso, será aberta a tela de preenchimento da Nota Fiscal.
16 - COMO EMITIR UMA NFe DE RETORNO DE MERCADORIA CFOP 5949 OU 5949 - NFe System
Quem emite a nota fiscal de remessa?
Armazém. Para garantir a regularidade das mercadorias, a empresa precisa emitir notas fiscais de remessa toda vez que enviar produtos para um estoque.
Qual CFOP usar para simples remessa?
Nota fiscal de simples remessa
Deve-se usar o CFOP simples remessa (5.949 operações interestaduais e 6.949 para interestaduais).
Quem emite nota fiscal de remessa para conserto?
A nota fiscal de entrada ou saída para conserto é um dos tipos mais utilizados. Ela é emitida sempre que uma empresa, lojista, cliente ou distribuidor envia um produto para reparo. A nota de remessa para conserto é isenta de impostos, desde que a nota fiscal de retorno seja emitida em um prazo de até 180 dias.
Qual o CFOP de remessa para conserto?
III. Na remessa do equipamento e das partes e peças para o prestador de serviço deve ser empregado o CFOP 5.915 (remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo) e no seu retorno, o CFOP 5.916 (retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo).
O que é o CFOP 6152?
CFOP 6152 Transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
O que é o CFOP 1949?
CFOP 1949 Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada. 1949 - Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada Classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificadas nos códigos anteriores.
Quando utilizar o CFOP 5925?
- 5000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO.
- 5900 - OUTRAS SAÍDAS DE MERCADORIAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS.
Qual a diferença entre CFOP 5949 e 6949?
bom o CFOP 5949 é para vendas/prestação de serviços que não se enquadra nos outros cfop que vc esta prestando dentro do estado; e o 6949 é para vendas e prestação de serviços que nao se enquadra nos outros cfop so que para fora do estado.
Como contabilizar outras saídas não especificadas?
O fato contábil "Outras Saídas" é composto em sua maioria pelas saídas registradas nos CFOP's 5949 / 6949. Para verificar estes documentos na contabilização, acesso o menu Contabilização > Integratto > Dashboard: Selecione o Estabelecimento desejado, o Ano e a Origem do documento |Scritta SQL|.
Quando utilizar CFOP 6915?
6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.
O que é o CFOP 5924?
CFOP 5924 Remessa para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente.
Para que serve CFOP 5202?
CFOP 5202: deve ser usado para devolução de compra para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como compra para comercialização (isto é, o 1102);
O que é uma nota fiscal de remessa?
A nota fiscal de remessa
Esse é um documento de emissão obrigatória sempre que ocorre circulação de mercadorias. Pode ser em uma operação de compra e venda, por exemplo, mas também na devolução de um item ou remessa.
Como emitir nota CFOP 5915?
Este documento deve ser emitido pelo estabelecimento remetente da mercadoria sem destaque dos impostos, que de acordo com a Legislação do Estado do emitente, poderá ser Não tributado ou Suspenso do ICMS e sem a incidência do IPI. Primeiramente, lançaremos o CRT = 3 – Regime Normal, tendo como CFOP 5.915.
Para que serve a nota fiscal de simples remessa?
A Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. Na indústria de maneira geral, alguma hora o produto precisa circular para fora da fábrica ou da loja, ainda que não tenha sido vendido de fato.
O que é o CFOP 2201?
2201 – Devolução de venda de produção do estabelecimento. 2202 – Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. 2203 – Devolução de venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio.
O que é o CFOP 1353?
Se o estabelecimento for comercial utiliza-se o CFOP : 1353 Aquisição de serviço de transporte por estabelecimento comercial / dentro do estado... ou CFOP:2353 Aquisição de serviço de transporte por estabelecimento comercial / fora do estado.
Qual a diferença entre CFOP 1102 e 2102?
1102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria DENTRO do seu estado. 2102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria FORA do seu estado. 5102 é o CFOP usado para nota de vendas de mercadoria DENTRO do seu estado. 6102 é o CFOP usado para nota de vendas de mercadoria FORA do seu estado.
Quando se emite uma nota fiscal de simples remessa?
As notas de simples remessa são aquelas emitidas quando não houve compra ou venda de um item, mas é preciso prestar contas da sua movimentação dentro do estoque, formalizando sua saída ou entrada da lista de ativos da empresa.
Como era Brasília antes de ser a capital do Brasil?
Quanto pesa um baú 3 4?