Como emitir nota fiscal complementar de valor?

Perguntado por: José Rúben Campos de Fonseca  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (15 avaliações)

Emitir uma NF-e Complementar é mais fácil do que se imagina, para realizar este procedimento é preciso:
  1. 1 – Referenciar a chave de acesso da NF-e original,
  2. 2 – Informar a finalidade da emissão, no caso 2 = NF-e Complementar e.
  3. 3 – Preencher os campos que precisam ser complementados.

Pode emitir nota complementar de valor?

Com a Nota Fiscal Complementar de produto você pode acrescentar valor ou quantidade de produtos e complementar o ICMS, ICMS-ST e IPI. Após ser emitida, a NF-e original juntamente com a NF-e complementar, traz o resultado corrigido e real da operação final. Siga os passos abaixo para emitir a NF-e complementar. 1.

Qual o CFOP para nota fiscal complementar?

Em resumo, o CFOP 5.111 pode ser utilizado:

Para complementar uma informação na NF-e, como reajuste de preço, de valor menor informado, entre outros.

Quando devo emitir nota fiscal complementar?

A NF-e complementar deve ser emitida quando a NF-e original precisa de correção ou complementação e não é mais passível de devolução ou cancelamento. As situações que autorizam o uso da NF-e complementar são: exportação, regularização de preço ou quantidade e lançamento ou correção de impostos.

Para que serve a nota fiscal complementar?

A nota fiscal complementar é utilizada quando o emitente erra o preenchimento da quantidade de produtos, do valor da mercadoria ou alíquota do imposto, por exemplo. Ela somente pode ser empregada quando já tiver ocorrido o fato gerador (que depende da operação) e não houve devolução.

Como Emitir Uma Nota Fiscal Complementar De Imposto?

40 questões relacionadas encontradas

Para que serve os dados adicionais da nota fiscal?

As informações adicionais da NF-e é formado por duas tags. Elas têm a finalidade de indicar elementos de interesse do Fisco e as demais informações de interesse do contribuinte.

Para que serve CFOP 5202?

CFOP 5202: deve ser usado para devolução de compra para comercialização de mercadorias, cujas entradas tenham sido identificadas como compra para comercialização (isto é, o 1102);

Como dar entrada em uma nota fiscal complementar?

No Item da nota fiscal (campo onde se insere os produtos), preencha da seguinte forma:
  1. Insira um item com o nome de Complemento de ICMS.
  2. Na unidade insira UN, ou informe a sigla da unidade de algum dos produtos da nota original.
  3. Na quantidade preencha com 1.
  4. O preço unitário deve ser informado com 0.

O que é o CFOP 6101?

CFOP 6101 Venda de produção do estabelecimento.

Pode emitir nota fiscal com valor zero?

Tendo em vista a obrigatoriedade de pagamento do ICMS sobre a operação, o documento fiscal tem que conter valor do produto, base de cálculo e valor total. Por isso, não há permissão na legislação para uso de valor zero na operação.

Quando utilizar o CFOP 6101?

O CFOP 6101 só pode ser usado quando a sua empresa vende produtos que ela mesma produziu, seja para posterior industrialização ou até mesmo posterior comercialização.

Qual a diferença entre CFOP 5101 e 6101?

CFOP padrão para operações dentro do estado: Selecione o CFOP para operações dentro do estado, por exemplo "5101". CFOP padrão para operações fora do estado: Selecione o CFOP para operações dentro do estado, por exemplo "6101".

Qual CFOP 6116?

CFOP 6116 Venda de produção do estabelecimento originada de encomenda para entrega futura.

Quando utilizar o CFOP 1102?

1102 - Compra para comercialização Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.

Como recolher ICMS de nota fiscal complementar?

No Livro Registro de Saídas e na GIA, a nota fiscal complementar será lançada apenas nas colunas que correspondem ao complemento, ou seja, se na nota fiscal complementar somente há destaque de base de cálculo e valor do ICMS, somente esses campos serão preenchidos.

Qual o CFOP para devolução de venda de mercadoria?

O CFOP será um CFOP especifico para devolução de mercadoria vendida ao cliente, nesse caso o CFOP 1202 (dentro do estado) ou 2202 (fora do estado) com a Natureza da Operação "Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros".

Qual a diferença do CFOP 5201 e 5202?

5201: Devolução de compra para industrialização ou produção rural (NR Ajuste SINIEF 05/2005) (Decreto 28.868/2006). 5202: Devolução de compra para comercialização. 5405: Venda de mercadoria, adquirida ou recebida de terceiros, sujeita ao regime de substituição tributária, na condição de contribuinte-substituído.

O que quer dizer dados adicionais?

O campo de dados adicionais serve para o preenchimento de informações que não podem ser colocadas em outros locais por falta de quadros específicos para elas.

O que colocar nas informações adicionais na nota fiscal MEI?

No campos INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES deve inserir a base legal para a identificação do fisco. “Cadastro no SIMEI no (certificado), cfe artigo 18-A da LC 123/06”.

Onde colocar dados adicionais na nota fiscal?

Como resolver:
  1. Na NF-e, na parte superior, clique na aba .
  2. Na aba Informações Adicionais, terá dois campos: ''Informações adicionais de interesse ao fisco'' e Informações complementares de interesse do contribuinte. ...
  3. Após inserir a mensagem desejada, ao gerar a DANFE a mensagem irá aparecer no campo específico.

Qual CFOP usar para Zona Franca de Manaus?

O CFOP 6.109 (venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio) somente deverá ser utilizado quando não houver cobrança de ICMS por substituição tributária.

O que é CFOP 6125?

CFOP 6125 - Industrialização efetuada para outra empresa quando a mercadoria recebida para utilização no processo de industrialização não transitar pelo estabelecimento adquirente da mercadoria.

Quando o CFOP for 5101?

O CFOP (Código fiscal da operação) 5101 refere-se à venda de produção do estabelecimento. Ou seja, produtos industrializados no estabelecimento. Também se encaixam neste código as mercadorias de estabelecimentos industriais, como cooperativas que podem destinar as vendas aos cooperados ou a outra cooperativa.

Artigo anterior
O que é Big Data e quais são os 5 vs do Big Data?
Artigo seguinte
Qual o valor do visto de estudante para Irlanda?