Como emitir a GFIP?

Perguntado por: Luna Adriana Ferreira de Macedo  |  Última atualização: 25. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (10 avaliações)

Como gerar a GFIP? A GFIP deve ser preenchida e entregue pelo sistema Conectividade Social. Exporte a folha de pagamento no sistema usado pela empresa, importe o arquivo no software SEFIP e transmita e salve o documento no Conectividade Social. Depois, volte ao SEFIP e gere a guia do FGTS.

Quem emite o GFIP?

Os órgãos públicos em relação aos servidores estatutários vinculados ao regime próprio de previdência social – RPPS.

Onde tirar a GFIP?

O aplicativo é baixado no site da CEF (www.cef.gov.br). As informações poderão ser apresentadas por meio magnético, gerado por programa distribuído pela CAIXA - programa SEFIP. As empresas deverão informar os vínculos, remunerações e movimentações de seus trabalhadores.

Como solicitar GFIP na Receita Federal?

Nos casos de GFIP não enviada pelo contribuinte
  1. Acesse o Chat (Portal e-CAC);
  2. Escolha o serviço "Protocolar processo";
  3. Solicite ao atendente a abertura do processo desejado.

Como ter acesso a GFIP de uma empresa?

Acesse o sistema e informe o número da IP ou DCG/LDCG, e o seu CPF ou CNPJ, conforme o caso. Em seguida, clique sobre o relatório desejado, na listagem que será apresentada. Relatório de Situação Fiscal. Este relatório pode ser obtido através do serviço "Consultar situação fiscal".

COMO ENVIAR DA GFIP/SEFIP E GERAR DO GUIA DO FGTS -NOVO ICONECTIVIDADE SOCIAL ICP V 2 [ATUALIZADO]

43 questões relacionadas encontradas

Como consultar a GFIP no E-cac?

Passo a passo para consultar a GFIP no e-CAC
  1. Faça o login utilizando o seu certificado digital ou código de acesso.
  2. No menu principal, clique em "Declarações e Demonstrativos"
  3. Selecione a opção "GFIP"
  4. Informe o período desejado para a consulta.
  5. Clique em "Consultar"
  6. Pronto!

O que é GFIP Receita Federal?

O prazo mensal para entregar a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) é o dia 7 (sete) do mês seguinte ao da ocorrência dos fatos geradores. Por exemplo, os débitos e créditos decorrentes do mês de janeiro, devem ser declarados no mês de fevereiro.

Como comprovar o envio da GFIP?

O comprovante é o Protocolo de Entrega, que você pode salvá-lo em PDF quando salva o arquivo protocolo, dentro do conectividade social. Ele pode ser reimpresso no item Itens enviados, pelo nome do arquivo. Você seleciona ele clicando no quadradinho do nome do arquivo, vai até o final da página e clica em imprimir.

Como gerar a GFIP em atraso?

  1. 1 - Acesse o menu Relatórios > Informativos > Mensais > GFIP;
  2. 2 - Informe os dados para gerar o arquivo;
  3. 3 - No quadro Informações sobre o recolhimento, no campo Indicador recolhimento do FGTS, selecione a opção 'Em Atraso' e informe a data do pagamento;
  4. 4 - Clique no botão [OK];

Como acessar a sefip?

O acesso ao Conectividade Social ICP V2 é realizado exclusivamente por meio da Internet, no endereço eletrônico https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br com o uso do certificado digital padrão ICP – Brasil ou do Token Conectividade.

Qual a diferença entre Sefip e GFIP?

A GFIP substituiu a Guia de Recolhimento do FGTS - GRE. Já a SEFIP é o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, aplicativo que permite ao empregador gerar a GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, e a GRPS - Guia de Recolhimento da Previdência Social.

Quando o eSocial vai substituir a GFIP?

Com a implantação do eSocial e a obrigatoriedade de todas as empresas ao uso do eSocial a partir de outubro de 2021, a GFIP ainda continua sendo utilizada, mas exclusivamente para o pagamento do FGTS e para fatos geradores anteriores à obrigatoriedade do eSocial. Escrituração Digital da Folha de Pagamento (eSocial).

O que significa o código GFIP 04?

Código 4: Código indicativo de exposição dos trabalhadores a algum agente nocivo declinado em anexo de Decreto Regulamentador que possibilitem a concessão de Aposentadoria Especial após 25 anos de atividade.

Não precisa mais enviar GFIP?

A substituição da Gfip/Sefip pela DCTFWeb, neste caso, ocorrerá a partir do mês de 1-4-2023. Já com relação ao FGTS, como é sabido, até que ocorra a implantação do FGTS Digital, a Gfip é o instrumento pelo qual o empregador declara e recolhe o FGTS.

Quem precisa declarar GFIP?

Empresas que não estão pagando seus encargos em dia devem, obrigatoriamente, entregar a GFIP. Neste caso, a empresa é considerada “inadimplente” pelo INSS, diferentemente de quem não entrega a declaração e, tampouco, paga os encargos, vista neste caso como “sonegadoras”.

O que substitui a GFIP?

Dessa forma, com mais essa implantação, a partir de outubro de 2023, a DCTFWeb passa a substituir integralmente a GFIP para fins de confissão de dívida das contribuições previdenciárias e para outras entidades e fundos (terceiros).

Precisa enviar GFIP Sem movimento em 2024?

Então, até essa competência ainda será necessário enviar a GFIP sem movimento no mês da abertura da empresa, por conta da CRF. 📌E a partir de 01/2024 não será mais necessário, pois será utilizado as informações enviadas para o eSocial.

Quanto tempo demora para uma GFIP entrar no sistema?

As cópias das GFIP vão ficar disponíveis na Caixa postal dentro do e-CAC mesmo. O prazo para envio dessas cópias é de 10 a 30 dias.

Qual o prazo de entrega da GFIP?

Os gestores devem observar, contudo, que a GFIP e a GPS devem ser utilizadas para as decisões terminativas condenatórias ou homologatórias proferidas pela Justiça do Trabalho até a data de 30 de setembro de 2023. Isso vale mesmo que o recolhimento seja efetuado após 1º de outubro de 2023.

É possível transmitir GFIP sem certificado digital?

Não. O acesso ao Conectividade Social ICP se dá exclusivamente através da certificação digital emitida no modelo ICP -Brasil. No primeiro acesso, já com o certificado, o usuário realiza seu registro para identificar seu perfil e efetuar a atribuição da cesta de serviços correspondente.

Como é o documento GFIP?

A GFIP é uma guia que recolhe o FGTS e as informações referentes à Previdência Social que, por sua vez, contém dados ligados a vínculos empregatícios e salários que, por sua vez são gerados pelo aplicativo SEFIP.

Quem envia DCTFWeb precisa enviar sefip?

Quem deve enviar a DCTFWeb 13° Salário? Apenas empresas com empregados devem enviar a DCTFWeb 13° Salário. Essas empresas não precisam enviar SEFIP referente ao 13°, pois possuem apenas informações previdenciárias, e conforme a IN 2005/2021, a DCTFWeb substitui a parte previdenciária da SEFIP.

Quais são os tipos de GFIP?

A partir da versão 8.0 do SEFIP teremos os seguintes tipos de GFIP: a) de inclusão; b) retificadora; c) sem movimento.

Onde pagar a GFIP?

1) A guia pode ser paga em qualquer agência bancária, em lotéricas e até via on-line.

O que é GPS e GFIP?

A GFIP é uma obrigação acessória que as empresas devem enviar mensalmente para a Receita Federal, informando dados relacionados aos trabalhadores, como remuneração, contribuição previdenciária e FGTS. Já a GPS é a guia utilizada para recolher as contribuições previdenciárias e outras obrigações sociais.

Artigo anterior
Quantas matérias pode repetir na faculdade?
Artigo seguinte
O que é albatroz no golf?