Como é produzido o radiofármaco?

Perguntado por: Débora Almeida de Neves  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (6 avaliações)

Normalmente, a preparação de radiofármacos faz-se por adição de um radionuclídeo, que é obtido a partir de um gerador, originando rapidamente um radiofármaco pronto a ser usado.

Quem produz radiofármacos?

Radiofármacos são produzidos e distribuídos no Brasil há mais de 40 anos pelos Institutos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), particularmente o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), para uso em procedimentos diagnósticos e terapêuticos em Medicina Nuclear.

Como o 99mTc é produzido?

Entre os produtos mais importantes do novo reator de pesquisa brasileiro estará o radioisótopo molibdênio-99 (99Mo), que é produzido a partir da fissão do urânio-235 (235U). ... Hoje existem no mundo entre 240 e 250 reatores nucleares de pesquisa em operação e alguns produzem radioisótopos para as mais diversas aplicações.

Qual a farmacocinética dos radiofármacos?

As características físicas e químicas dos radiofármacos determinam diretamente sua farmacocinética. Ou seja, eles determinam a sua fixação no órgão-alvo, bem como em seu metabolismo e eliminação do organismo. ... Dessa maneira, os radiofármacos tem uma aplicação direta no que preconiza a medicina nuclear.

Como os radiofármacos agem?

Uma resposta bastante simplificada é que os radiofármacos agem a partir da liberação de energia pelo radioisótopo contido neles. Isso quer dizer que a ação depende do tipo de radionuclídeo e da molécula ligada a ele. Ambos determinam a distribuição do radiofármaco pelo corpo, chegando ao local alvo da radiação.

Zona Controlada: veja como é feita a produção de radiofármacos

42 questões relacionadas encontradas

Qual a função do radiofármaco?

Os radiofármacos são compostos, sem ação farmacológica, que têm na sua composição um radionuclídeo e são utilizados em Medicina Nuclear para diagnóstico e terapia de várias doenças.

Para que serve o radiofármaco?

R: Radiofármaco é um fármaco, produto biológico ou droga que contém um elemento radioativo. O radiofármaco é primariamente utilizado para obtenção de imagem como agente diagnóstico mas pode também ser usado no tratamento de enfermidades.

Quais são os tipos de radiofármacos?

Dentre os principais radiofármacos utilizados na medicina nuclear encontra-se:
  • Tecnécio-99-metaestável;
  • Iodo-123 e Iodo-121;
  • Tálio-201;
  • Gálio-67;
  • Índio-111;
  • Xénon-133;
  • Crípton-81m;
  • Flúor-18.

Quais são as principais vias de administração de um radiofármaco?

Na cintilografia de perfusão miocárdica o paciente recebe, por via endovenosa, o radiofármaco Sestamibi-99mTc; este radiofármaco contém pequena quantidade de radiação de baixa intensidade.

Quais as principais legislações envolvendo os radiofármacos?

Sobre a RDC 451/2020

A RDC 451/2020 estabeleceu os requisitos mínimos para registro, notificação, importação e controle de qualidade de radiofármacos industrializados. O objetivo da norma é garantir a qualidade, a segurança e a eficácia desses medicamentos.

O que é um gerador de 99Mo-99mTc?

O GERADOR IPEN-TEC de 99Mo-99mTc é uma embalagem blindada composta por uma coluna cromatográfica de óxido de alumínio, carregada com 99Mo, nas seguintes apresentações, na data de calibração. Cada gerador é acompanhado de 1conjunto de 14 frascos contendo 6 mL de solução fisiológica e 1 conjunto de 14 frascos à vácuo.

Como são produzidas as imagens na cintilografia?

Nela, as imagens são obtidas por meio da radiação emitida pelo material administrado ao paciente. Os radionuclídeos podem ser administrados por via oral, venosa, subcutânea ou inalatória. As fontes são distribuídas para diferentes órgãos dependendo das características de cada radiofármaco e pela composição dos tecidos.

Quais as características do tecnécio-99m?

O tecnécio-99m é um radionuclí- deo que apresenta características físicas ideais para utilização em Medicina Nuclear Diagnóstica: é mo- no-emissor gama de baixa energia (140 keV), possui tempo de meia-vida físico relativamente curto (6,02 h, ou seja, a cada intervalo de 6,02 h a ati- vidade de uma amostra de tecnécio- ...

Quem produz o gerador de Tecnécio no Brasil?

De acordo com a legislação brasileira, os radiofármacos com meia vida superior a duas horas tem a produção como monopólio da União sendo fornecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Sendo que o gerador de Tc-99m é produzido exclusivamente pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Onde são produzidos os radioisótopos?

Os principais radioisótopos produzidos em Cíclotrons, suas meias vidas, as reações nucleares envolvidas, e a energia necessária para o bombardeamento nos alvos para obtenção de cada radioisótopo estão dispostos abaixo: ... Bromo-77- Meia Vida: 57h - Reação Nuclear: Kr-78(p,2n)Rb-77 - Energia: 30MeV.

O que é produzido no IPEN?

O ipen, por meio do seu antigo Departamento de Processamento de Material Radioativo (TP), atual Centro de Radiofarmácia (CR), foi a Instituição pioneira na produção de radioisótopos e radiofármacos no Brasil.

O que deve ser observado na administração de radiofármacos?

6.3 Os produtos empregados na preparação dos radiofármacos devem ser utilizados conforme as recomendações do fabricante, bem como inspecionados quanto à sua integridade física, coloração, presença de corpos estranhos e prazo de validade.

Quais os cuidados de armazenamento dos radiofármacos?

6.2 Os radiofármacos devem ser armazenados separadamente, em local exclusivo, de modo a preservar a identidade, integridade, segurança, qualidade e atender os requisitos de radioproteção.

Como se chama a sala de preparo de radiofármacos?

A radiofarmácia é responsável pelo planejamento, preparo e controle da qualidade dos radiofármacos utilizados na Medicina Nuclear, e também são aplicados na realização de exames sofisticados de diagnóstico por imagens.

Qual a diferença entre contraste e radiofármaco?

Existem algumas formas de identificação mais específicas dessas características anatômicas, como a aplicação de contraste e radiofármaco. ... Já o radiofármaco é um composto radioativo para uso no próprio paciente no diagnóstico e terapia, fazendo com o que ele mesmo seja a fonte de radiação.

Qual o radiofármaco utilizado na cintilografia óssea?

Os radionuclídeos mais comumente usados são: Gálio 67 - Utilizado para detectar câncer em certos órgãos. Também pode ser usado para uma varredura do corpo inteiro. Tecnécio 99 - É usado em exames de corpo inteiro, especialmente na cintilografia óssea, um exame para detectar a disseminação do câncer.

O que é Radiotraçadores?

O radiotraçador (ou radiofármaco) é geralmente a união de um radioisótopo (átomo emissor de onda eletromagnética do tipo raio gama que é o sinal para formação da imagem) com um análogo de uma molécula fisiológica (traçador que é escolhido de acordo com o órgão e função a ser estudada).

Quais os efeitos colaterais do radiofármaco?

-> Reações ao radiofármaco são extremamente raras e quando ocorrem são de leve intensidade. Alguns efeitos descritos na literatura são: febre, náusea, eritema, rash cutâneo, cefaleia, dor torácica, hipotensão, tontura, astenia e outros.

Qual o método de diagnóstico e tratamento que usa radiofármacos?

Os principais métodos de diagnóstico por meio de radiofármacos são a cintilografia, que utiliza principalmente o Tecnécio 99m para exames da tireoide e para a cintilografia renal estática; e a Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET-CT), que é mais utilizada na área da oncologia, para detecção de ...

Quais as doenças causadas pela radiação?

Doença aguda por radiação
  • Síndrome hematopoiética: Afeta tecidos que produzem células sanguíneas.
  • Síndrome gastrointestinal: Afeta o trato digestivo.
  • Síndrome vascular cerebral: Afeta o cérebro e o sistema nervoso.

Artigo anterior
O que pode ser quando os sintomas de gravidez desaparecem?
Artigo seguinte
O que zera redação Fuvest?