Como é possível garantir grandes produções de soja no solo do Cerrado?

Perguntado por: Victória Matias Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (45 avaliações)

A organização ambiental The Nature Conservancy (TNC) mostra, em estudo, que é possível garantir o aumento de produção de soja no Cerrado sem desmatar a vegetação nativa, ao utilizar áreas de pastagem subutilizadas e com aptidão agrícola.

Qual é o impacto da produção de soja no Cerrado brasileiro?

A investigação revelou como a Bunge e a Cargill – duas das maiores produtoras de soja – foram responsáveis pelo desmatamento de uma área equivalente a 697.562 hectares de terras no Cerrado brasileiro entre 2011 e 2015. O Cerrado, que é a savana brasileira, cobre mais de 20 por cento do país.

Qual a finalidade da produção intensiva de soja no Cerrado?

A cultura da soja no Cerrado

Do ponto de vista econômico, a cultura da soja ganhou importância nos últimos anos, principalmente com a ampliação do mercado externo e das necessidades alimentícias asiáticas, em especial a China e a Índia.

Como o solo do Cerrado se tornou produtivo?

O fato de o relevo do Cerrado ser antigo significa que os seus solos foram bastante trabalhados pelos agentes intempéricos (clima, água, vento). Esse processo de intemperismo ocorreu por meio da lixiviação, o que diminuiu, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.

Quais as características da produção de soja no Cerrado?

A principal transformação processada nas plantas adaptadas para produção no Cerrado foi a incorporação da característica “período juvenil longo”, a qual inibe a floração precoce das plantas de soja, permitindo deslocar seu cultivo - antes restrito à região sul - para qualquer latitude do território brasileiro.

Orientações técnicas ajudam a produzir soja de qualidade em solo arenito caiuá

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais problemas do cultivo da soja no Cerrado?

Destruição da vegetação nativa, comprometimento de importantes bacias hidrográficas, maior concentração da propriedade da terra e redução dos postos de trabalho agrícola são conseqüências da grande expansão da cultura de soja no Cerrado.

Quais as atividades de produção de alimentos no Cerrado?

Considerando os principais produtos da agropecuária brasileira, o Cerrado responde por 55% da produção de carne bovina, 49% da soja, 49% do milho, 98% do algodão, 47% da cana-de-açúcar, 43% do feijão e 89% do sorgo produzidos no País. O café tem se expandido na região, que já responde por 27% da produção nacional.

Como o solo do Cerrado passou a ser um dos mais produtivos do Brasil mesmo sendo considerado pobre para a agricultura por ser ácido?

A ausência de fertilidade dos solos do Cerrado foi resolvida na agricultura por intermédio da aplicação de técnicas específicas, como a calagem (correção da acidez por meio do calcário), a adubação fosfatada, a adubação potássica e outras.

Quais são as principais atividades econômicas do Cerrado?

As duas principais ameaças à biodiversidade do Cerrado estão relacionadas a duas atividades econômicas: a monocultura intensiva de grãos e a pecuária extensiva de baixa tecnologia. O uso de técnicas de aproveitamento intensivo dos solos tem provocado, há anos, o esgotamento dos recursos locais.

Que processo empobrece o solo do Cerrado?

A erosão é um processo natural de degradação do solo que provoca a perda de nutrientes e o transporte de sedimentos. O avanço da expansão agrícola no Cerrado, substituindo áreas de vegetação nativa por pastagens e plantações, acelera o processo natural de erosão dos solos.

Como é a agricultura no Cerrado?

A soja é a cultura que predomina no Cerrado, ocupando uma área de 15,6 milhões de ha, que representa 90% da agricultura anual. Aproximadamente, 52% de toda a soja do Brasil está no bioma Cerrado. As áreas de milho primeira safra e algodão somados ocupam uma área de 1,7 milhões de ha, 10% da agricultura anual.

Qual a participação do desenvolvimento sustentável na problemática do Cerrado?

A agricultura nos cerrados somente será sustentável se for capaz de competir com aquela de outras regiões e mesmo com a de outros países. A evidência disponível até agora é de que o cerrado goza de vantagens comparativas na produção agrícola.

Quais seriam os impactos para o Cerrado a partir da expansão da soja nesse bioma?

Como já discutido anteriormente, prevalece entre os especialistas da área a percepção de que a monocultura intensiva de grãos, principalmente de soja, é atualmente uma das principais ameaças à biodiversidade do cerrado, sendo responsável pela conversão de extensas áreas naturais em sistemas agrícolas.

Quais as consequências ambientais da expansão da agricultura para o Cerrado?

A degradação ambiental no Brasil e, em especial no Cerrado, decorrente da exploração da agropecuária, tem transformado consideravelmente o seu perfil, resultando em excesso de desmatamento, compactação do solo, erosão, assoreamento de rios, contaminação da água subterrânea, e perda de biodiversidade, com reflexos sobre ...

Quais os impactos sociais e ambientais da soja?

As plantações de soja em larga escala geram impactos negativos na biodiversidade porque grandes áreas são convertidas para monoculturas visando a produção comercial.

Quais são os impactos socioeconômicos e ambientais da expansão da soja cultura no Centro-oeste?

Dentre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente os impactos socioeconômicos e ambientais da expansão da sojicultura no Centro-Oeste. Valorização das terras, utilização intensiva de mão de obra migrante nordestina e desconcentração fundiária.

Qual é o principal aproveitamento econômico do Cerrado?

Notadamente conhecida como região produtora de grãos e carne, o Cerrado tornou-se fundamental para a balança comercial brasileira. Somente a soja produzida localmente responde por 51% do plantio no país. A partir da década de 1970, o Cerrado transformou-se em uma nova e importante fronteira agrícola brasileira.

Qual a principal atividade econômica da região amazônica?

O extrativismo mineral e vegetal é a principal atividade econômica da região Norte. O Amazonas e o Pará são os estados mais ativos da região, em relação a economia. O Amazonas é destaque na extração de petróleo em terra firme e em produção de gás e o Pará é destaque na produção de grande parte do minério de ferro.

Quais são as características do Cerrado?

É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos. O clima do Cerrado é tropical sazonal, apresentando duas estações definidas: uma seca e outra chuvosa.

O que proporcionou o crescimento da produção do algodão no Cerrado?

Um dos principais fatores indutores, além das políticas públicas de interiorização do desenvolvimento - Brasília foi criada com este propósito –, foi a geração de tecnologias que permitiram a incorporação deste tipo de solo ao processo produtivo em condições desejáveis e rentáveis.

Como foi possível o solo do Cerrado que apresentava baixa fertilidade perder parte da área natural com plantações nos últimos 50 anos?

As principais causas da devastação do Cerrado são o avanço das queimadas e a retirada de suas matas para a utilização do solo na agropecuária.

O que está causando a degradação do Cerrado?

A degradação do bioma, causada principalmente pelo desmatamento para ocupação agropecuária, transformou o cerrado em um grande emissor de CO2 na atmosfera, com níveis já equivalentes aos da Amazônia, além da perda de biodiversidade e serviços ecológicos desse importante bioma.

Quais os principais produtos agrícolas produzidos no Cerrado?

Os principais produtos por área plantada eram: soja – 2 milhões de hectares (45,5%); milho – 789,6 mil hectares (17,7%); arroz – 474,8 mil hectares (10,7%); algodão herbáceo – 446,4 mil hectares (10%); feijão – 288,9 mil hectares (6,5%); mandioca – 185,8 mil hectares (4,2%); e cana-de-açúcar – 114,4 mil hectares (2,6%) ...

Quais são os tipos de Cerrado?

De acordo com a densidade (estrutura) arbóreo-arbustiva, ou com o ambiente em que se encontra, o Cerrado sentido restrito apresenta quatro subtipos: Cerrado Denso, Cerrado Típico, Cerrado Ralo e Cerrado Rupestre.

O que mais se planta no Cerrado?

Plantio de soja no Cerrado é responsável por mais de 63% da produção nacional.

Artigo anterior
Quem foi o maior músico de todos os tempos?
Artigo seguinte
Qual o melhor celular de 2021?