Como é pago banco de horas na rescisão?

Perguntado por: Leandro Valente  |  Última atualização: 9. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (8 avaliações)

A resposta é muito simples: todas as horas acumuladas no banco no momento da demissão do funcionário devem ser pagas como horas extras acrescidas do adicional legal/normativo e com reflexos nas férias mais ⅓, 13º salário, FGTS mais 40%.

Como fica o banco de horas em caso de rescisão?

Banco de horas na rescisão do contrato como fica? Conforme previsto no parágrafo 3, do artigo 59, quando existe a rescisão do contrato sem que o funcionário tenha compensado suas horas de banco, a empresa deverá realizar o pagamento dessas horas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão.

Como deve ser o pagamento de banco de horas?

É importante destacar que a organização deverá pagar no mínimo o equivalente a 150% do valor da hora firmado em contrato por cada hora excedente. No entanto, existem situações em que o valor adicional pode ser maior, dependendo do que foi negociado pelo sindicato da categoria.

Como calcular desconto de horas na rescisão?

Exemplo de cálculo de saldo de horas na rescisão de contrato

Divida o valor do salário pelo divisor e depois multiplique o resultado por 30 (número de horas extras) e para terminar multiplique o resultado por 1,5 (adicional de 50%).

Pode descontar banco de horas no acerto?

Sim, o TST decidiu que o empregador pode descontar o banco de horas negativo do salário do funcionário em algumas situações, inclui a rescisão do contrato também. Isso só pode acontecer se o funcionário concordar por escrito e se a convenção coletiva permitir.

Horas extras na rescisão, e se a empresa NÃO PAGAR?!

27 questões relacionadas encontradas

O que não pode ser descontado na rescisão?

Via de regra, a empresa não pode realizar desconto do saldo negativo do banco de horas na rescisão. O desconto só pode ser realizado se houver previsão expressa na convenção coletiva do sindicato que representa o empregado. Em alguns casos também é possível que o empregado autorize o desconto por acordo individual.

Como funciona o banco de horas na nova lei?

O Banco de Horas pode ser caracterizado como um “acordo de compensação” onde as horas trabalhadas a mais em um dia poderão ser compensadas com a diminuição da jornada em outro momento. A possibilidade está regulada no art. 59 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e funciona como uma “conta bancária” de tempo.

Como descontar banco de horas negativo na rescisão?

Já no Termo de Rescisão ao Contrato de Trabalho (TRCT), André Leonardo Couto adiciona que não é possível fazer o desconto das horas negativas do trabalhador, conforme ordena a Constituição Federal ( CF). “O empregador não tem autorização para descontar as horas negativas das verbas rescisórias.

O que pode ser descontado na rescisão de contrato de trabalho?

Descontos permitidos pela CLT:

342 do TST, Imposto de renda; Vale-transporte, como dito pela lei 7418/85; Plano de saúde, conforme a Súm.

Quem pede demissão recebe banco de horas?

Caso o contrato de trabalho seja encerrado de qualquer maneira (dispensa por justa causa ou não, pedido de demissão etc.), havendo horas a serem compensadas no banco de horas, o empregador também deverá pagá-las como extras (art. 59, § 3º, da CLT).

Quanto tempo o patrão tem para pagar o banco de horas?

Quanto tempo para pagar banco de horas? O prazo para descontar as horas acumuladas, segundo previsto na CLT, como dito, é de no máximo 1 ano ou 6 meses, a depender do acordo coletivo. Em algumas empresas, a compensação pode ser feita mensalmente diante de um acordo individual.

Qual o limite de banco de horas por mês?

Limite acordado da soma das horas semanais: 220 horas (44×5).

Como ficou o banco de horas com a reforma trabalhista?

Porém, com a Reforma, a legislação permitiu que o banco de horas pudesse ser usado por qualquer empresa que quisesse adotá-lo com o objetivo de ter uma melhor administração os custos com mão de obra, sem estar necessariamente obrigada a impedir dispensas.

Pode descontar dias de atestado na rescisão?

Aqui vem a boa notícia: de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o atestado médico não pode ser descontado na rescisão do contrato de trabalho. Isso significa que você tem direito a receber todos os seus direitos trabalhistas sem nenhum desconto relacionado aos atestados apresentados.

Pode descontar o vale transporte na rescisão?

Quando o empregado é demitido e já recebeu o vale-transporte para o mês inteiro o empregador pode descontar o valor excedente (parte custeada pela empresa), afinal não mais será utilizado para o trabalho.

Sou obrigada a pagar banco de horas negativo?

Conforme explicado, as horas negativas se referem às horas não trabalhadas. Caso o trabalhador não compense essas horas negativas acumuladas, a empresa pode descontar um valor equivalente a esse período da sua folha de pagamento mensal. Ou seja, o empregador realiza o desconto de banco de horas negativo.

Sou obrigado a pagar horas negativas?

O trabalhador é obrigado a trabalhar mais horas do que a sua jornada normal para “pagar” o débito e zerar o saldo negativo. Vale ressaltar que o banco de horas negativo deve ser acordado entre o empregador e o empregado, não podendo ser imposto de forma unilateral pela empresa.

Quantas horas de banco de horas pode fazer por dia?

Assim, se o contrato estipular que a jornada diária é de 8 horas, o empregado poderá prestar até 10 horas de labor por dia. Caso ele ultrapasse esse limite, não haverá invalidação do acordo, apenas será necessário que as horas que extrapolaram a 10ª sejam remuneradas como extras.

Como funciona o banco de horas aos sábados?

Na maioria das empresas e principalmente nas áreas administrativas em geral, há o acordo de compensação dos sábados, ou seja, trabalha-se 8 (oito) horas e 48 (quarenta e oito) minutos de segunda a sexta para compensar o sábado.

Quanto tempo as horas podem ficar no banco de horas?

Geralmente, o prazo para o pagamento do banco de horas é de 180 dias (seis meses). Esse é o período máximo estipulado pela legislação trabalhista para a compensação dos períodos de trabalho acumulados no banco de cada colaborador, mas esse prazo também varia de sindicato para sindicato.

Qual a diferença de hora extra e banco de horas?

Qual a diferença entre banco de horas e hora extra? A principal diferença é a forma como a jornada de trabalho extrapolada é compensada. Enquanto no banco de horas as horas extras são convertidas em folgas, no segundo caso, as horas extraordinárias são pagas em dinheiro.

Qual é o melhor dia do mês para pedir demissão?

Considerando que ainda falte mais 3 meses para o funcionário completar um ano na empresa, o melhor dia do mês para pedir demissão é entre os dias 25 e 28 do mês. Isso faz com que a rescisão já entre no próximo mês, mas ainda é contabilizado o mês anterior trabalhado.

Qual o mês que não pode haver demissão?

Em razão de a data base da categoria de empregados em condomínios ser fixada em janeiro de cada ano, lembramos para ser evitada a dispensa de empregados entre os dias 02 de novembro e 31 de dezembro do corrente, salvo justa causa, pois, os artigos 9º das Leis nºs.

Porque não pedir demissão na sexta?

Uma demissão na sexta-feira pode abalar o clima organizacional, especialmente se a notícia se espalhar rapidamente entre os colegas de trabalho. Isso pode gerar desconforto, insegurança e baixa motivação nos demais colaboradores, afetando o desempenho e a produtividade da equipe como um todo.

Quem é demissão na Sexta-feira paga sábado e domingo?

Observa-se, pelo acima que ocorrendo a rescisão do contrato de trabalho na 6ª feira ou sábado, somente será devido o descanso semanal remunerado (DSR), como “domingo indenizado”, desde que se trate de aviso prévio trabalhado.

Artigo anterior
Quais são as medidas de volume?
Artigo seguinte
O que precisa para ser alistar?