Como é paga a fiança na delegacia?

Perguntado por: Sérgio Magalhães de Campos  |  Última atualização: 26. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (6 avaliações)

A fiança paga é depositada em juízo e pode ser dinheiro ou mesmo objetos. A autoridade que aplicá-la deve observar a gravidade do delito e a situação econômica do investigado.

Como funciona o pagamento de fiança?

A Fiança Garantida garante que o proprietário receba os valores não pagos pelo inquilino, como com relação às verbas de aluguéis, IPTU, condomínio, contas de consumo, indenizações devidas por danos ao imóvel e multa rescisória, observando-se os limites e regras estabelecidas no contrato de fiança.

Como é feito o pagamento de fiança na delegacia?

NA DELEGACIA: O delegado só poderá arbitrar fiança, concedendo a liberdade, quando estivermos diante de crime cuja pena máxima seja inferior a 4 anos de pena privativa de liberdade. Nos demais crimes, o juiz que decidirá pela concessão ou não da fiança nas próximas 48 horas.

Qual o prazo para o pagamento da fiança?

Fazendo uma analogia com o artigo 322, parágrafo único, do CPP, entendemos que o preso em flagrante teria o prazo de até 48 horas para pagar a fiança, caso contrário, o juiz estaria autorizado a substituí-la por outra medida cautelar ou até converter o flagrante em prisão preventiva, conforme já mencionado.

Quando se paga fiança para onde vai o dinheiro?

A devolução em dinheiro será feita mediante crédito em conta bancária do titular, determinada pelo juiz para conta do credor (afiançado ou fiador). Observação: Nos casos de devolução de fiança determinada pelo juiz não é necessário alvará. Consulta andamento do processo, clique aqui.

Como funciona o pagamento de fiança? - Diretor Elias Junior

40 questões relacionadas encontradas

O que acontece após o pagamento da fiança?

A fiança paga pelo acusado é uma espécie de caução que, numa eventual condenação transitada em julgado, serve para o pagamento de multa, de despesas processuais e de indenização. Após o pagamento da fiança pelo acusado, ele passa a responder ao processo em liberdade, mediante o cumprimento de algumas obrigações.

O que acontece após pagar fiança?

Se o réu for absolvido ou o processo for extinto, a fiança será devolvida com atualização monetária. Se o réu for condenado, a fiança é utilizada para pagamentos de multas, despesas processuais e indenizações. Após estes descontos, havendo um saldo remanescente, este será devolvido.

É possível parcelar a fiança?

A fiança pessoal poderá ser prestada pelos sócios ou por terceiros, para parcelamentos de ICMS declarado ao fisco, em no máximo 60 parcelas (para mais parcelas ou outras naturezas, consulte a tabela de prazos e condições).

O que acontece quando o réu não tem condições de pagar fiança?

Quando o acusado não tiver condições de pagar a fiança, a manutenção da prisão preventiva configura constrangimento ilegal.

Quais crimes não cabe fiança?

Crimes inafiançáveis e imprescritíveis

Crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia: prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas, terrorismo e os definidos como crimes hediondos.

Pode pagar fiança por Pix?

Conforme o documento, efetuando o PIX, o comprovante deverá ser amparado ao Auto de Prisão em Flagrante, inquérito ou autos processuais. O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), sancionou uma lei que permite pagamento de fiança via PIX no estado.

Quais são os crimes que têm fiança?

Com a atual redação do CPP art 322, qualquer crime é afiançável desde que deferido pelo juiz. O artigo 323 do CPP elenca os crimes que não são passiveis de fiança. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta publicação, desde que citada a fonte.

Quando o dinheiro da fiança e devolvido?

Portanto o valor integral da fiança paga só será restituído quando houver uma sentença absolutória transitada em julgado ou a extinção da punibilidade do agente. Por outro lado caso o acusado seja condenado, a fiança servirá para pagamento das custas, da indenização do dano e da multa.

Quanto é a fiança para homicídio?

VALOR DA FIANÇA

Nos casos em que o crime tiver a pena máxima de 4 anos, a fiança pode variar de 1 (um) a 100 (cem) salários mínimos. Já se for superior a 4 anos, a fiança irá variar entre 10 (dez) e 200 (duzentos) salários mínimos.

Quantas vezes pode pagar fiança?

Se a situação econômica do acusado recomendar, a fiança poderá ser dispensada, com aplicação de exigências; reduzida até o máximo de 2/3; ou aumentada em até cem vezes (somente pelo juiz).

Quem pode dispensar a fiança?

ENUNCIADO n.º 6: O Delegado de Polícia poderá, mediante decisão fundamentada, dispensar a fiança do preso, para não recolhimento ao cárcere do indiciado pobre.

O que se paga para sair da cadeia?

A fiança é paga antes da conclusão do processo, para que o réu possa responder em liberdade. Por exemplo: se você é acusado de furto, pode pagar uma fiança (que chega até 200 salários mínimos, dependendo da pena prevista) para ficar fora da prisão enquanto rola o processo.

Qual o valor da fiança por roubo?

Na maior parte dos casos é arbitrado 1 salário-mínimo, devendo a autoridade policial principalmente observar as condições econômicas do preso. Esse valor pode ser reduzido em até 2/3 (artigo 325, § 1º, II do CPP), ou dispensado caso o preso comprove não ter condições de pagar (artigo 350 do CPP).

Quem paga fiança recebe o dinheiro de volta?

O dinheiro da fiança será devolvido integralmente quando:

Vale ressaltar que o comando trazido pelo art. 337 do Código de Processo Penal é imperativo, ou seja, não cabe juízo de valor. Sendo assim, quando ocorre qualquer uma das duas hipóteses trazidas acima o valor da fiança deverá ser restituído.

Para que serve a fiança no Processo Penal?

Seguindo este raciocínio, a fiança criminal não é compra da liberdade, mas garantia de cumprimento de condições sob pena de perda patrimonial, ou seja, busca-se assegurar a presença do acusado a todos os atos do processo ao passo que evita-se os efeitos deletérios do cárcere preliminar.

Qual o valor máximo de uma fiança?

O valor da fiança será fixado pela autoridade que a conceder nos seguintes limites: a) de 1 (um) a 5 (cinco) salários mínimos de referência, quando se tratar de infração punida, no grau máximo, com pena privativa da liberdade, até 2 (dois) anos.

Qual o valor da fiança por tráfico de drogas?

Existe fiança para tráfico de drogas? Já sabemos que o crime de tráfico de drogas é considerado crime hediondo, conforme previsão da Constituição Federal e da Lei de Crimes Hediondos. Desse modo, tendo em vista a hediondez do delito, a regra é de que não são passíveis de fiança.

Como receber de volta o valor da fiança?

A devolução em dinheiro será feita mediante crédito em conta bancária do titular, determinada pelo juiz para conta do credor (afiançado ou fiador). Observação: Nos casos de devolução de fiança determinada pelo juiz não é necessário alvará. Consulta andamento do processo, (clique aqui).

Qual o risco de pagar com Pix?

O Pix é seguro porque, além de compartilhar poucas informações sensíveis durante a transferência de valores, todo o processo é monitorado pelo Banco Central do Brasil (BC), por meio do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).

É crime fazer Pix falso?

O tal “golpe do PIX”, ou do “whatsapp” ou qualquer outro assemelhado, é crime previsto no Código Penal, no parágrafo 2-A do artigo 171[1], como fraude eletrônica, com pena que varia de 4 a 8 anos e multa, podendo ser aumentada entre 1/3 a 2/3, em razão da gravidade do resultado, ou se for cometido contra idoso.

Artigo anterior
Qual plástico usar na seladora a vácuo?
Artigo seguinte
Qual a melhor forma de tomar cálcio?