Como é o sistema digestivo dos moluscos?

Perguntado por: Kevin Renato Batista Cunha  |  Última atualização: 1. September 2024
Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)

O sistema digestório dos moluscos é do tipo completo, ou seja, eles possuem boca e ânus, além de esôfago, estômago e intestino. Muitos moluscos aquáticos se alimentam de pequenas algas que ficam presas às rochas ou outros pequenos organismos.

Quais são os sistemas dos moluscos?

Os moluscos possuem um sistema nervoso bem desenvolvido, apresentando um plano fundamental que consiste em um anel nervoso em volta do esôfago de onde partem cordões nervosos. Os moluscos contam também com um sistema sensorial bastante eficiente, sendo observadas estruturas como olhos e tentáculos.

Como é o sistema excretor dos moluscos?

Sistema Excretor

Os moluscos apresentam metanefrídios: um tubo (ou conjunto de tubos) responsável pela excreção de substâncias. Os moluscos terrestres excretam ureia e os moluscos aquáticos excretam amônia.

Como funciona o sistema respiratório dos moluscos?

Sistema respiratório

A respiração dos moluscos é diferente em cada grupo. Nas espécies aquáticas, a respiração por brânquias é observada. Nas terrestres, a cavidade do manto funciona como um pulmão rudimentar que garante as trocas gasosas. Em algumas espécies, a respiração cutânea é observada.

Como é o sistema digestório e respiratório dos moluscos?

Podemos observar três orifícios que se abrem externamente nos caramujos: o ânus e o poro respiratório, localizados na parte anterior, na base da concha, e o poro genital, situado na cabeça, em posição lateral. O sistema digestivo é composto pela boca, à qual se segue uma faringe curta e musculosa.

Sistema digestório dos Moluscos - Zoologia - Biologia

17 questões relacionadas encontradas

Como é a digestão dos gastrópodes?

Sistema digestivo

A rádula dos gastrópode é geralmente adaptada ao alimento que a espécie ingere. Os gastrópodes com sistema digestivo mais simples são as lapas e abalones, herbívoros que usam sua rádula dura para raspar as algas aderentes às rochas sobre as quais vivem.

Qual é a função da concha do molusco?

As conchas estão presentes na maioria dos moluscos marinhos externamente, como nas ostras, ou internamente, como nas lulas; e possuem a função de sustentar e proteger esses animais, que possuem o corpo mole.

Qual é a função dos moluscos?

Eles podem ser encontrados em diversos habitats e tem diversos hábitos de vida e alimentares, porém os que vivem em terra são obrigatoriamente dependentes de ambientes úmidos. Alguns moluscos servem de alimento para os humanos, outros são pragas, alguns transmitem doenças e outros são usados para a produção de joias.

Qual é a classificação dos moluscos?

Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.

Qual é o tipo de respiração dos moluscos?

Nos moluscos aquáticos, observa-se a presença de brânquias, e, nos terrestres, pode-se observar a cavidade do manto funcionando como um pulmão rudimentar. Além disso, há espécies com respiração cutânea.

O que é molusco e suas características?

Moluscos: características

Esses animais são seres triblásticos, celomados, de simetria bilateral, além de um corpo composto por três partes distintas: cabeça, pé e saco visceral. Na região da cabeça, estão concentrados os órgão sensoriais.

Qual é o maior molusco conhecido?

O molusco Pinna nobilis, um dos maiores do mundo, está ameaçado. A espécie é vítima de um parasita identificado há três anos na costa espanhola. O crescimento dessa "praga aquática" é favorecido pelas mudanças climáticas. O desastre não é visível na superfície do Mediterrâneo.

Qual é o animal que apresenta um sistema digestivo incompleto?

Organismos como a hidra e a planária apresentam um tubo digestivo incompleto que inclui uma cavidade digestiva, a cavidade gastrovascular, com uma única abertura, que funciona simultaneamente como boca e ânus.

Qual bicho vive na concha?

As conchas, consideradas verdadeiras joias da natureza, são estruturas protetoras e que dão sustentação ao corpo dos moluscos (grupo de animais que inclui os caracóis, caramujos, vieiras, lulas, polvos, quítons etc.).

Qual é o modo de vida dos moluscos?

Os moluscos são animais que podem viver em ambientes aquáticos e terrestres. Alguns são fixos, outros enterram-se e outros, como as lulas, podem nadar por jato-propulsão. Os cefalópodes apresentam uma “bolsa de tinta” que é uma estrutura defensiva. Os moluscos constituem um grupo muito bem sucedido na natureza.

Qual é a principal característica do corpo dos moluscos?

Os moluscos são animais de corpo mole que, em sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário, podendo ser externas ou internas e de cores, formatos e tamanhos variados. São animais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres. Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral.

Qual é o significado da palavra molusco?

[ Zoologia ] Ramo do reino animal que compreende seres de corpo mole, muitas vezes revestidos com uma concha calcária, alguns dos quais se deslocam por meio do seu pé musculoso. Origem etimológica:latim molluscus, -a, -um, diminutivo de mollis, -e, mole.

O que são as valvas dos moluscos?

Valva é a designação dada em malacologia a cada uma das partes articuladas da concha de um molusco.

Porque a concha tem o som do mar?

A concha marinha possui seu interior semelhante a um labirinto em espiral, que funciona como uma caixa de ressonância, que concentra e amplifica os sons, produzindo um efeito apenas parecido com o barulho do mar. Esse fenômeno, conhecido como reverberação, é a soma dos vários ecos gerados dentro da concha.

Por que e para que ele se fixa nas conchas vazias de alguns moluscos?

O principal mecanismo de defesa de A. fulica é a sua concha dura, dentro da qual o molusco pode se proteger de predadores e das condições ambientais desfavoráveis.

Para que serve o manto dos moluscos?

O manto é uma dobra da epiderme que pode ser encontrada em moluscos. É constituído pela parede dorsal do corpo, cobrindo a massa visceral. Em algumas espécies, a epiderme deste órgão secreta carbonato de cálcio, contribuindo assim para a formação da concha calcária.

Como se formam as conchas dos moluscos?

A maioria deles é dotada de uma concha de origem calcária formada a partir de uma espécie de pele que reveste o corpo desses animais, chamada manto ou pálio. “A concha protege o animal e também funciona como esqueleto, dando sustentação aos músculos do corpo para a movimentação.

Como as conchas se reproduzem?

Portanto, moluscos aquáticos têm fecundação externa. Tanto as fêmeas quanto os machos liberam seus gametas no meio ambiente, eles se fecundam, desenvolvem, eclodem e vivem como larvas livres até atingir o estado adulto, que em algumas espécies é praticamente séssil ou rastejante, e em outros, é de nadadores livres.

Como a Lula se reproduz?

REPRODUÇÃO: As lulas são dióicas, ou seja, cada indivíduo produz apenas um tipo de gameta (espermatozóide ou óvulo). A fecundação pode ser interna, na cavidade paleal, ou externa, mas sempre há cópula.

Artigo anterior
Quanto custa limpar o Rio Tietê?
Artigo seguinte
O que é uma casa geminada?