Como é o processo de revenimento?

Perguntado por: Duarte Hélder Carvalho  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (53 avaliações)

Os processos de revenimento são um método de tratamento térmico onde uma peça temperada ou normalizada é submetida por reaquecimento abaixo da zona crítica e depois por um resfriamento adequado. Sendo assim, o processo de revenimento tem como objetivo o de ajustar as propriedades mecânicas.

O que é revenimento e para que serve?

Segundo Chiaverini (2006) revenimento é o tratamento térmico caracterizado pelo reaquecimento abaixo da zona crítica que normalmente é realizado sempre após o tratamento térmico da têmpera, tendo como objetivo básico aliviar as tensões internas e diminuir a fragilidade da martensita, eliminando a maioria dos ...

Quais os tipos de revenimento?

CEMENTAÇÃO E REVENIMENTO EFETUADO PELA UNITRAT TRATAMENTOS TÉRMICOS
  • Carbonitretação;
  • Têmpera;
  • Normalização;
  • Austêmpera;
  • Recozimento;
  • Alívio de tensões;
  • Recozimento em forno poço;
  • Jateamento em peças metálicas.

Quando fazer revenimento?

Pequenas e grandes transformações da estrutura martensítica podem acontecer dependendo desse intervalo escolhido. De 140°C a 200°C as alterações são menos expressivas. Já em 210°C e 260°C, as tensões começam a ser modificadas, e o revenimento inicia uma alteração significativa na estrutura.

Como é realizado o tratamento térmico de têmpera e revenimento?

É realizado através do reaquecimento das peças a temperaturas inferiores às de austenização e serve para eliminar austenita retida e aliviar as tensões residuais de tempera, além de permitir o ajuste da dureza final do componente em atendimento às especificações de projet, que devem respeitar uma variação minima ...

Processo Térmico de Revenimento

34 questões relacionadas encontradas

Como é feito o tratamento térmico?

Tratamento Térmico é um aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o intuito de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. Entre os tratamentos térmicos podemos citar: recozimento, normalização, austêmpera, martêmpera, têmpera e revenido.

Como funciona o processo de têmpera?

O processo de têmpera consiste em aquecer a liga até a própria entrar em processo de austenitização do aço, seguido de resfriamento rápido.

Qual a finalidade do tratamento térmico de revenimento?

Revenimento - Processo de Tratamento Termico

Revenimento é aplicado nos aços para corrigir a tenacidade e a dureza excessiva, conseguindo o aumento da tenacidade dos aços.

Para que serve o revenimento do aço?

O revenimento do aço é um processo de tratamento térmico aplicado subsequente ao processo de têmpera efetuado nesses mesmos materiais. O procedimento de revenimento se realiza para atenuar a dureza acentuada conferida pelo processo de têmpera.

Quando devemos fazer a normalização de materiais?

Quando usar a normalização

Além de aço fundido, a normalização pode ser feita depois que os materiais são forjados e laminados. A normalização é útil, inclusive, antes de submeter o material à têmpera e revenimento, demais tratamentos térmicos oferecidos pela indústria, porém, considerados superficiais.

Quais são os tipos de tratamento térmico?

Dentre os principais tipos de tratamentos térmicos em metais, temos os seguintes:
  • Recozimento.
  • Alívio de Tensões.
  • Normalização.
  • Têmpera e Revenimento.
  • Cementação.
  • Nitretação.

Quais são as 3 etapas de um tratamento térmico?

É importante reforçar que um tratamento térmico é feito em três fases distintas: -> Aquecimento; -> Manutenção da temperatura; -> Resfriamento.

Qual os dois tipos de resfriamento do revenimento?

Durante o revenimento pode ocorrer a precipitação de carbetos na austenita retida, reduzindo o teor de carbono desta, e assim aumentando Mi e Mf. No resfriamento pós-têmpera pode ocorrer a transformação da austenita retida em martensita, exigindo novo revenimento.

O que é revenido?

O revenimento ou revenido na metalurgia é um tipo de tratamento térmico efetuado em aços. O processo de revenimento consiste em aquecer o material a partir da temperatura ambiente até uma certa temperatura, mantendo-o por determinado tempo nesta temperatura alvo, e então resfria-se ao ar.

Quais são as principais vantagens do processo revenimento?

As suas principais vantagens, por sua vez, são a garantia de maior elasticidade, resistência e ductilidade para o aço.

O que é passe de revenimento?

A soldagem dos passes de revenimento (Temper Bead), com três camadas de solda. O objetivo desta técnica é a de melhorar a tenacidade da microestrutura da ZTA. É nesta região grosseira que há uma tendência para a formação da martensita durante a soldagem e por isso se exige o TTPS.

Qual é o objetivo da nitretação?

Processo de nitretação é o procedimento que aufere a conexão do nitrogênio a um metal, objetivando torná-lo mais duro. Trata-se de uma técnica industrial que produz cementação, em que inclui a formação de uma pequena camada de liga robusta na parte externa do objeto metálico.

Qual é o objetivo da têmpera?

A têmpera tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevadas. A peça a ser temperada é aquecida à temperatura de austenitização e em seguida é submetida a um resfriamento brusco, ocorrendo aumento de dureza.

Quanto ao tratamento térmico de revenido Pode-se afirmar que?

D o revenido pode ser realizado em qualquer temperatura no intervalo de 200 a 650ºC pois sempre vai provocar um aumento de tenacidade. o revenido em altas temperaturas (cerca de 650ºC) provoca o aumento da dureza de aços ao carbono.

O que é tratamento térmico de Esferoidização?

A Esferoidização é um tratamento térmico de recozimento que visa obter a MÁXIMA DUCTIBILIDADE nos aços. Ele consiste de aquecimento SUBCRÍTICO (Abaixo de A1) seguido por LONGO tempo no forno, para aglomeração dos carbonetos em partículas esféricas e resfriamento LENTO.

Como é o processo de têmpera?

Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.

Quais são as etapas da têmpera?

TRATAMENTO TÉRMICO DE TÊMPERA – PROCESSO. Este método de tratamento conta com duas etapas subdivididas que são o aquecimento e o resfriamento.

O que é têmpera e quais as suas etapas?

Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.

Como é realizado o tratamento térmico de um aço carbono?

O tratamento consiste em aquecimento do aço até uma faixa de temperaturas 50ºC abaixo da zona crítica, manutenção prolongada (várias horas) nesta temperatura e resfriamento lento dentro do forno. Esta estrutura confere mínima dureza e máxima usinabilidade.

Como é feita a normalização?

O processo de Normalização é feito em duas partes, o aquecimento que o tempo depende da espessura da peça em atmosfera controlada e resfriamento ao ar. É feito o aquecimento (austenização) a mais ou menos 900°C e o resfriamento é até 600°C.

Artigo anterior
Como fazer uma salmoura para piercing?
Artigo seguinte
O que jamais deve constar em um currículo?