Como é o processo de formação dos solos?

Perguntado por: Inês Gabriela Andrade Maia Branco  |  Última atualização: 16. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (49 avaliações)

O processo de formação dos solos é chamado de pedogênese e ocorre principalmente em razão da ação do intemperismo, responsável pelo desgaste de uma rocha original (rocha mãe) e sua gradativa transformação em sedimentos, que dão origem ao material que compõe os solos.

Como ocorre o processo de formação do solo por meio de remoção?

O processo natural de retirada dos nutrientes de um solo recebe o nome de lixiviação. É causado pela ação da água em solos expostos, isto é, que não possuem cobertura vegetal. A lixiviação é caracterizada pela retirada de nutrientes do solo, o que provoca a diminuição de sua fertilidade.

Quais são as transformações do solo?

Portanto, a erosão, a desertificação e outras modificações do solo podem ocorrer por fatores naturais, no entanto, elas são aceleradas pela ação do homem, sobretudo através das queimadas, desmatamento, técnicas agrícolas inadequadas, mineração, expansão das áreas urbanas e impermeabilização do solo.

Quais são os componentes que formam o solo?

São cinco os elementos que constituem o solo: matéria mineral, matéria orgânica, água, ar e organismos vivos (biota do solo), embora estes últimos não sejam considerados constituintes do solo em termos geológicos.

Como é o processo de formação do solo?

O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

Formação do Solo - Geobrasil {Prof. Rodrigo Rodrigues}

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 processos de formação do solo?

A interação dos fatores de formação do solo dá origem aos processos pedogenéticos, sendo reconhecidos quatro processos múltiplos (transformação, translocação, adição e perda).

O que é o processo de adição do solo?

ADIÇÃO: aporte de material do exterior do perfil ou horizonte do solo. Ex: areia ou cinzas vulcânicas trazidas de outro local e depositados sobre o perfil. REMOÇÃO: o material é removido para fora do perfil.

O que é a estrutura do solo?

Estrutura do solo é o nome dado à agregação das partículas areia, silte e argila do solo com os outros componentes minerais e orgânicos, como o calcário, sais minerais e matéria orgânica.

Qual é o conceito de solo?

O solo é um meio complexo e heterogêneo, produto de alteração do remanejamento e da organização do material original (rocha, sedimento ou outro solo), sob a ação da vida, da atmosfera e das trocas de energia que aí se manifestam, e constituído por quantidades variáveis de minerais, matéria orgânica, água da zona não ...

Quais são os tipos de solo?

Classificação dos solos Classificação dos solos
  • Argissolos. Solos com acúmulo de argila em subsuperfície. ...
  • Cambissolos. Solos moderadamente desenvolvidos. ...
  • Chernossolos. Solos com cor escura na superfície e alta saturação por bases. ...
  • Espodossolos. ...
  • Gleissolos. ...
  • Latossolos. ...
  • Luvissolos. ...
  • Neossolos.

Qual é o nome do processo de formação do solo?

O processo de formação dos solos é chamado de pedogênese e ocorre principalmente em razão da ação do intemperismo, responsável pelo desgaste de uma rocha original (rocha mãe) e sua gradativa transformação em sedimentos, que dão origem ao material que compõe os solos.

Quais são os três principais tipos de solo?

Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).

Quantas são as camadas do solo?

Os perfis do solo são formados por até seis horizontes (camadas de distintas cores e texturas, comumente paralelas à superfície terrestre) e, dependendo da configuração dos fatores de desenvolvimento do solo presentes nessas camadas, originam diferentes tipos de solo, cada qual com um modelo de perfil distinto.

Qual é a função do solo?

No solo ocorrem a ciclagem e o armazenamento de nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantas. O solo também é um imenso reservatório de água, sendo fundamental no processo de abastecimento do lençol freático e de aquíferos.

Qual é a diferença entre solo e rocha?

O solo. O solo é a camada que recobre as rochas, sendo constituído primordialmente de fragmentos da rocha de origem, matéria orgânica, água e ar. Ele é o produto do intemperismo das rochas. A matéria orgânica auxilia não apenas na fixação das plantas, como também na retenção de água e na aragem do solo.

O que fica abaixo do solo?

Subsolo é a camada da crosta terrestre que fica abaixo do solo. No subsolo encontramos muitas riquezas minerais como ouro, prata, cobre, pedras preciosas, entre outros. Encontramos dois importantes combustíveis: o carvão mineral e o petróleo.

Onde começa e termina o solo?

Quando observamos uma paisagem, muitas vezes não percebemos o solo, pois ele está abaixo da superfície do terreno. Para Lima e Melo (2007, p. 11), “O perfil do solo é uma seção vertical que inicia na superfície do solo e termina na rocha, podendo ser constituído por um ou mais horizontes”.

Qual é o principal componente do solo?

A composição dos solos é feita de minerais, matéria orgânica, água e ar. Eles podem conter ainda pequenos animais e micro-organismos. Os solos são formados por diferentes horizontes, suas camadas. Podem ser do tipo arenoso, siltoso, argiloso ou orgânico.

Qual é a camada fértil do solo?

Húmus: camada superficial e mais fértil do solo. A camada de húmus é rica em matéria orgânica, porque as folhas,os frutos,os galhos e os troncos das árvores que caem,são absorvidos pelo solo no processo de decomposição. Isso explica a fertilidade natural dos solos que contem húmus.

O que é a fertilidade do solo?

A fertilidade do solo refere-se à capacidade que ele tem de fornecer às plantas todos os nutrientes necessários para seu crescimento e geração de frutos, dependendo de cada espécie vegetal. Durante a maior parte da história, o ser humano depende da fertilidade natural do solo.

Qual é o pH do solo?

Os solos têm, geralmente, pH entre 3,5 a 9,5. A faixa de pH entre 5,8 e 6,2 é a que apresenta maior disponibilidade da maioria dos nutrientes essenciais para as culturas. Solos com pH abaixo de 7 são considerados ácidos, e os com pH acima de 7, alcalinos.

Quais são os horizontes dos solos?

Tipos de horizontes do solo

Horizonte A – Mais escura por possuir matéria orgânica, água e sais minerais. Horizonte B – Acumula sais minerais e materiais dos horizontes O e A, possui presença maior de ar. Horizonte C – Constituído por fragmentos de rochas desintegradas do horizonte D; grande presença de ar.

O que é o horizonte do solo?

A estrutura de um solo compreende várias camadas horizontais diferentes em cor, textura, composição etc. Cada uma dessas camadas é um horizonte do solo e seu conjunto constitui o que se chama de perfil do solo.

O que é a salinização do solo?

O processo de salinização do solo é um problema socioecológico, que afeta a natureza e transforma a terra arável em terra seca. Usualmente, consiste no processo de superacumulação de sais minerais, provenientes de água da chuva, água do mar ou aquela usada ​​para irrigação agrícola.

O que é o solo sedimentar?

Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares.

Artigo anterior
O que provoca lodo na água?
Artigo seguinte
O que é um administrador de contratos?