Como é o processo de decaimento alfa?

Perguntado por: Mélanie Sá de Ribeiro  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (32 avaliações)

A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico de duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.

Como fazer decaimento alfa?

Para essa reação de decaimento temos uma equação que será expressa logo a seguir. Na equação de decaimento alfa, um átomo pai (P) transmuta em um átomo filho (F) mais radiação alfa (He). A partícula alfa é um núcleo de hélio, pois sua estrutura é composta por 2 prótons.

Como ocorre o decaimento beta?

A emissão beta , desintegração beta ou decaimento beta é o processo pelo qual um núcleo instável pode transformar-se em outro núcleo mediante a emissão de uma partícula beta. A partícula beta pode ser um elétron, escrevendo-se β-, ou um pósitron, β+. Um terceiro tipo de desintegração é a captura eletrônica.

Quais as características das emissões alfa?

Emissões alfa (α):

Essa radiação é constituída de dois prótons e dois nêutrons, exatamente como o núcleo de um átomo de hélio. Visto que cada próton possui carga elétrica +1 e cada nêutron não possui carga, mas ambos possuem massa de 1 u, uma partícula alfa possui carga +2 e massa 4 u.

Como ocorre o processo de decaimento radioativo?

Um decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica. Para entender por que um isótopo se desintegra é preciso nos atentar para o núcleo atômico. ... Diante disso, o núcleo se rompe, por não conseguir comportar essas cargas repelentes.

Aula 14.3 - Física Nuclear - O que é radioatividade + decaimento alfa

29 questões relacionadas encontradas

Para que serve o decaimento radioativo?

O processo de decaimento radioativo, sinônimo para tempo de meia-vida (t1/2) ou período de semidesintegração (P), é o fenômeno estatístico que permite prever por quanto tempo determinada quantidade de átomos produzirá emissões radioativas.

Quais os tipos de decaimento?

Os decaimentos podem ser de três tipos: alfa, beta e gama. Cada um deles corresponde à uma partícula radioativa diferente, que altera o núcleo do átomo emissor de acordo com suas características.

Qual o tipo de emissão radioativa é suas características da emissão alfa?

A emissão Alfa é constituída de partículas positivas, radiação lenta e pequeno poder de penetração. A emissão Beta é constituída de partículas negativas, emissão em alta velocidade e poder de penetração médio.

O que significa uma emissão alfa?

A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico de duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.

Quais são as principais características da radiação beta?

A radiação beta é a que possui carga negativa, por isso se assemelha aos elétrons. ... Por tais características, essa radiação é nociva à saúde humana, ela pode causar má formação nas células. Observação importante: apenas os raios alfa e beta possuem carga elétrica, os raios gama são isentos de carga.

Quais são os produtos do decaimento beta?

O decaimento beta é a emissão de um elétron (e-) ou pósitron (e+) pelo núcleo. Existe também a captura eletrônica , que não será tratada neste texto. Neste tipo de decaimento, o número de massa A permanece constante e os números de prótons Z e de nêutrons N variam em uma unidade.

Como ocorre a captura eletrônica?

A captura eletrônica ou captura eletrónica é um tipo de emissão beta. Neste processo um elétron de um átomo, normalmente da camada K, se combina com um próton do núcleo formando um nêutron e um neutrino.

Qual material utilizado para emissão de partículas alfa *?

Tal partícula provém da quebra de um núcleo de átomo radioativo, e adquire a carga positiva de + 2. As partículas Alfa são muito reativas e podem ser emitidas por elementos, tais como: Hélio-4 e Radônio-222.

Como calcular o alfa é beta?

Z = 2.x - y + C
  1. Z = número atômico do elemento que emite as partículas alfa;
  2. x = número de partículas alfa emitidas;
  3. y = número de partículas beta emitidas;
  4. C = número atômico do elemento formado após a emissão de todas as partículas alfa e beta.

O que é um alfa?

A expressão pode ser explicada porque alpha é a primeira letra do alfabeto grego, o que significa que o elemento que tem essa designação é o primeiro, o mais importante.

Quais os efeitos da radiação alfa no corpo humano?

Danos causados ao ser humano:

Em razão do seu baixo poder de penetração, os danos que as partículas alfa causam ao ser humano são pequenos. Quando incidem sobre o nosso corpo, elas são detidas pela camada de células mortas da pele, podendo, no máximo, causar queimaduras.

O que é alfa é beta?

Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. ... Radiação beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga – 1 e número de massa 0. Radiação Gama (γ): ou raios gama.

Como é produzida a radiação alfa?

A radiação α só é emitida por núcleos cujo número atômico é superior a 83, sendo que durante a sua emissão ocorre o desaparecimento gradual do elemento original e o aparecimento de um novo elemento, como ocorreu no exemplo anterior, em que o urânio-235 se transformou no Tório-321.

Qual o poder de ionização da radiação alfa?

Visto que a partícula alfa possui a massa maior em relação às outras emissões radioativas, o seu poder de ionização é maior, ou seja, ela arranca os elétrons dos gases com maior facilidade e consegue formar um número maior de íons por cm3 na sua trajetória do que as outras emissões.

Qual é a carga da partícula alfa?

Posteriormente se verificou que a partícula alfa é um conjunto de dois prótons e dois nêutrons, isto é, é o núcleo do átomo de hélio. Possui carga elétrica igual a +2e, e massa de 4,002764 unidades de massa atômica, isto é, praticamente 4 vezes a massa do átomo de hidrogênio.

O que é o decaimento de um átomo?

Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável. O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade.

Como é o decaimento do cobalto?

Ainda na figura 8, o Cobalto 60, que possui um tempo de meia vida de 5.27 anos, realiza um decaimento beta para o Níquel 60 com a emissão de radiação gama. Seguindo o processo de captura radioativa de isótopos de Níquel há o aparecimento do Níquel 63.

O que é núcleo pai é núcleo filho?

NÚCLEONS - São os prótons e/ou neutrons, isto é, são as partículas que compõem os núcleos. NÚCLEO PAI - É o precursor imediato de um núcleo filho. VEJA produto filho. NUCLÍDEO - É cada diferente tipo de átomo caracterizado por seu número de massa, número atômico e estado de energia de seu núcleo.

Qual a importância do decaimento radioativo para os sistemas biológicos?

Radioatividade é geralmente usado em ciências da vida para medições diretas e altamente sensíveis de fenômenos biológicos e para visualizar a localização de biomoléculas marcadas isotopicamente com um radioisótopo.

Artigo anterior
Quais são os artigos em inglês?
Artigo seguinte
Qual é a localização geográfica?