Como é o nome do peixe que dá choque?

Perguntado por: Érica Luna Pinheiro  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (3 avaliações)

G1: “O poraquê é um peixe-elétrico que vive na América do Sul e pode chegar a 2,5 metros de comprimento. Há cerca de 250 tipos de peixes-elétricos, que produzem descargas fracas, usadas para navegação e comunicação. O poraquê é o único que produz descargas elétricas fortes, usadas para caça e defesa.

Quais os peixes que dão choque?

No Brasil, os peixe-elétricos mais conhecidos são miracéu, bagre elétrico, poraquê e raia elétrica marinha, sendo o poraquê, também conhecido como enguia-elétrica (embora não seja uma enguia verdadeira) e treme-treme, o mais famoso.

Como é o peixe choque?

Peixe-elétrico é o nome genérico que se dá a diversas espécies de peixes que dão choque — ou seja, emitem descargas elétricas. O peixe-elétrico possui uma camada de células, localizadas perto da cauda, que produzem energia elétrica. Ele usa a eletricidade para atordoar ou paralisar suas presas antes de comê-las.

Como peixe gera energia?

Receptores na pele do peixe levam as ondas por terminações nervosas ao cérebro, que a traduz. Isso é possível porque o peixe-elétrico possui células musculares modificadas que produzem impulsos elétricos, chamadas de eletrócitos. Qualquer movimento muscular gera energia.

Como poraquê dá choque?

De certa maneira, o poraquê comporta-se como uma bateria elétrica. Seu polo negativo está localizado na parte da frente e o polo positivo na parte de trás do corpo do animal. O choque é mais forte quando ambos os polos tocam a vítima ao mesmo tempo. O poraquê não é, porém, o único animal com essa propriedade.

Nova espécie de peixe-elétrico dá choque de 860 volts

20 questões relacionadas encontradas

Porque os peixes não tomam choque?

Sim e não! Na verdade o peixe-elétrico libera uma descarga elétrica após armazenar esta energia dentro de algumas milhares de células especializadas chamada de ELETRÓCITOS, que funcionam na verdade como se fosse uma pilha, estando dispostos em série gerando e armazenando energia elétrica.

Qual o predador natural do peixe-elétrico?

A capacidade de certas espécies de peixes de produzir eletricidade eqüivale a um “sexto sentido” utilizado para capturar presas e também como defesa contra predadores. Entre esses peixes, destacam-se as arraias, torpedos, enguias e ainda o poraquê, encontrado na Amazônia.

Como funciona a eletricidade da enguia?

Os órgãos elétricos de uma enguia são feitos de fibras musculares usadas na natação, que foram modificadas pela evolução. Estas fibras não podem contrair-se, mas ainda produzem eletricidade. Estas células musculares têm formato de pratos, com neurônios em uma das pontas, como as pilhas.

Qual a tensão de um peixe elétrico?

Quatro vezes uma tomada

Embora uma das novas espécies descobertas, a Electrophorus voltai, seja capaz de produzir um descarga de 860 volts, ou seja, quase quatro vezes a voltagem de uma tomada doméstica de 220 volts, ela não é letal para o ser humano por causa da baixa amperagem, explica Santana à BBC News Brasil.

É verdade que o peixe-elétrico dá choque?

Os peixes-elétricos descarregam pulsos fracos na água durante toda a vida, numa freqüência de poucos até mais de mil pulsos por segundo. Como a maioria desses animais emite correntes de baixa voltagem, o efeito no organismo é mínimo. Mas não é o que ocorre com o poraquê, cujo choque pode ter até 800 volts.

Pode comer enguia elétrica?

O alerta aponta que o peixe-gato, conhecido como bagre, contém hormônios, enguia, cavalinha, peixe-batata, badejo e atum contêm mercúrio, tilápia possui muita gordura e que panga e pâmpano-manteiga são de águas contaminadas.

Qual é o nome do peixe elétrico?

“O poraquê, que pode chegar a 2,5 metros de comprimento, é o único a produzir também descargas fortes. Ele faz isso por meio de três órgãos elétricos.

Quais são os animais que produzem eletricidade?

Algumas dessas espécies são as enguias-elétricas, arraias-elétricas, bagres-africanos e peixes-elefante, todos os quais emitem descargas de alta voltagem para incapacitar as presas. Animais eletrorreceptivos, por outro lado, podem detectar campos elétricos fracos gerados por presas.

Qual o peixe que parece cobra?

Ordem: Synbranchiformes. Família: Synbranchidae. Nomes populares: Enguia-d'água-doce, Mussum, Muçum, Peixe-cobra.

Quantos volts tem uma enguia elétrica?

Novo estudo revelou duas novas espécies de enguia: uma delas emite uma impressionante descarga elétrica de 860 volts.

Quantos volts é suficiente para matar uma pessoa?

No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.

Qual o volts de um raio?

A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente é da ordem de 30 mil Ampères, ou seja, a mesma utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas. Em alguns raios, a corrente pode chegar a 300 mil Ampères!

Como enguias se reproduzem?

Reprodução. Ocorre no Mar dos Sargaços, em profundidades de 300 a 450 metros e a uma temperatura média de 20°C e uma pressão de cerca de 4 atm, na Primavera do Hemisfério Norte. As fêmeas põem de entre 1,3 e 1,5 milhões de ovos, que demoram cerca de mês e meio a eclodir.

O que o peixe elétrico come?

Electrophorus electricus. Sua espécie é distribuída na Bacia Amazônica. O Poraquê é um peixe que habita rios e lagos, com fundos lodosos e águas calmas. É um peixe carnívoro, alimentando-se de peixes, invertebrados aquáticos e terrestres, mamíferos e insetos.

Quantos anos vive uma enguia elétrica?

Depois de cada choque, levam dias até carregar as pilhas novamente. De hábitos noturnos, as enguias vivem até 22 anos nos rios de águas calmas da América do Sul. Com as enguias (Electrophorus electricus) nunca há crise de energia.

Por que a enguia dá choque?

As enguias, muito sensíveis a movimentos na água, podem detectar o movimento provocado pela contração, descobrindo a localização dos peixes. A enguia, então, dá um choque mais longo e intenso para imobilizar a presa, provocando contração involuntária dos músculos, como uma pistola taser, o que permite sua captura.

Quais animais que dão choque?

Poraquê, miracéu, bagre elétrico e raia elétrica são algumas das espécies brasileiras que produzem descarga de energia. No Brasil, existem diversos peixes capazes de produzir campos e descargas elétricas.

Como alguns animais produzem energia elétrica?

Os animais usam eletricidade de duas formas diferentes: eletrogénese (geram pulsos elétricos) e eletrorreceção (detetam pulsos elétricos). “Os animais eletrogéneos geram eletricidade e enviam-na para fora dos seus corpos”, diz Jack Cover, curador de exposições vivas do Aquário Nacional em Baltimore, Maryland.

Como Alguns animais utilizam a eletricidade como defesa?

Nos animais que liberam descargas elétricas ocorre algo semelhante: eles conseguem gerar um fluxo de elétrons, e quando outro ser vivo entra em contato com seu corpo, a descarga é liberada. Eles usam esse mecanismo para defesa, pois ao liberar a descarga elétrica, o agressor desiste de lhe atacar.

Onde tem peixe-elétrico no Brasil?

Já a Electrophorus varii foi encontrada na região mais baixa da bacia amazônica. A dona da maior voltagem é a Electrophorus voltai, que ocupa áreas mais altas, com corredeiras e cachoeiras, do chamado Escudo Brasileiro, no sul do Pará e do Amazonas, Rondônia e norte de Mato Grosso.

Artigo anterior
Qual Arcanjo da Terça-feira?
Artigo seguinte
Qual o lugar ideal para o bebê dormir nos primeiros meses?