Como é o funcionamento do sistema excretor?

Perguntado por: Francisca Castro  |  Última atualização: 25. Januar 2022
Pontuação: 4.5/5 (38 avaliações)

Formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, o sistema excretor é composto por um par de rins, um par de ureteres, bexiga e uretra. Sua principal função é eliminar as substâncias que estão em excesso, com o intuito de equilibrar e manter o bom funcionamento da célula com o meio.

Qual é o principal órgão do sistema excretor?

Localizados um em cada lado do corpo humano, os rins têm a função de produzir a urina, eliminar elementos - como uréia, creatina e toxinas - do sangue e controlar a quantidade de líquido no organismo.

Quais são as estruturas e funções do sistema excretor humano?

Sistema excretor humano é o conjunto de órgãos que produz e elimina a urina, líquido que contém as substâncias a serem excretadas do organismo. É formado por um rim direito e outro do lado esquerdo, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. O sangue chega aos rins pelas artérias renais e sai deles pelas veias renais.

Para que funciona as glândulas do sistema excretor?

O sistema excretor está relacionado com a eliminação de substâncias tóxicas e em excesso no nosso corpo por meio da produção da urina. O sistema excretor é o responsável por garantir que as diversas substâncias encontradas em excesso no corpo e os produtos tóxicos do metabolismo sejam eliminados.

Como é o sistema excretor em cada Filó?

TIPOS DE EXCREÇÃO DOS ANIMAIS INVERTEBRADOS: Filo Porífera – as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor. ... Filo Nematoda – nos nematódeos as excretas podem ser eliminadas pela superfície do corpo, ou por meio de canais coletores contendo células especializadas denominadas renete.

Sistema Excretor - Brasil Escola

29 questões relacionadas encontradas

Como é o sistema excretor dos nematóides?

Os nematelmintos não possuem órgãos excretores nem células ciliadas especializadas em excreção. Algumas espécies possuem células chamadas de Renetes, especializadas na excreção de íons e, por isso, auxiliam na osmose do organismo.

O que os cnidários excretam?

Nos animais pouco complexos que vivem no ambiente aquático, de modo geral a eliminação do lixo celular resultante do metabolismo dá-se por simples difusão na superfície corporal. Assim, nos protozoários, esponjas e cnidários, os sais, a amônia e o CO2 são excretados pela parede do corpo.

Qual a relação entre o sistema excretor e as glândulas sudoríparas?

As substâncias contidas no suor são retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas. Através de canal excretor - o duto sudoríparo - elas chegam até a superfície da pele, saindo pelos poros. Eliminando o suor, a atividade das glândulas sudoríparas contribui para a manutenção da temperatura do corpo.

O que fazem as glândulas do sistema endócrino?

O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo.

Qual é a função do ureter?

A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra.

São estruturas do sistema excretor?

Os órgãos. O sistema excretor dos mamíferos é composto por um par de rins, um par de ureteres, uma bexiga e uma uretra. Esses órgãos filtram as substâncias tóxicas em circulação no organismo, armazenam e eliminam.

Quais são os tipos de sistema excretor?

Como funciona o sistema excretor
  • Urina. A urina é o principal meio do corpo eliminar água e substâncias nocivas ao organismo. ...
  • Suor. O suor é outra forma de o corpo eliminar substâncias desnecessárias e tóxicas ao organismo. ...
  • Respiração. ...
  • Rins. ...
  • Néfrons. ...
  • Ureteres. ...
  • Bexiga urinária. ...
  • Uretra.

Quais são as estruturas que compõem o sistema urinário?

O aparelho urinário é constituído de dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. O rim é o responsável pela homeostase (equilíbrio do meio interno), filtrando o plasma e removendo as substâncias indesejáveis ingeridas pela pessoa ou produzidas pelo metabolismo corporal.

Em qual órgão ocorre a filtração do sangue?

O sangue chega através das artérias renais. No interior dos rins, elas dividem-se em vasos cada vez menores, até formarem um enovelado conhecido como glomérulo, estrutura que filtra o sangue.

Qual é o órgão que produz a urina?

A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra.

Qual órgão do corpo humano realiza a excreção da urina?

A uretra é um órgão que garante a eliminação da urina para o meio externo. No homem, a uretra apresenta um comprimento médio de 20 cm e pode ser dividida em três porções: prostática, membranosa e cavernosa ou peniana.

Qual é a função das glândulas?

As glândulas do corpo humano são estruturas que atuam na produção de substâncias importantes para a regulação do metabolismo e manutenção do bom funcionamento do organismo. Elas podem ser encontradas em diferentes regiões do corpo e cada glândula secreta um tipo de substância com função diferente.

O que as glândulas fazem?

As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias. ... As células do tecido glandular podem continuar conectadas à superfície do tecido epitelial por meio de um ducto ou não apresentar nenhuma conexão.

O que é uma glândula endócrina?

Significado de Endócrino

adjetivo Relacionado com as glândulas de secreção interna; próprio desse tipo de glândula: a hipófise, a tireoide, as glândulas reprodutivas, o pâncreas e o fígado são glândulas endócrinas. Sistema Endócrino. Sistema composto pelo conjunto de glândulas que secretam hormônios.

Qual a relação entre o sistema cardiovascular e excretor?

A água e o gás carbônico saem da célula e são levados pelo sistema circulatório, respectivamente, para o sistema urinário e para o sistema respiratório. Na expiração pulmonar o gás carbônico é eliminado do corpo. Já a água é eliminada do corpo na forma de urina.

Quais são as glândulas sudoríparas?

As glândulas sudoríparas dos mamíferos são membranas que tem por especialidade a secreção de um líquido transparente, conhecido como suor. São encontradas por toda a pela, com exceção da glande do pênis. Elas podem ser de dois tipos: merócrinas e autócrinas.

Qual a diferença entre Glandulas Sebaceas e Sudoriparas?

As glândulas sebáceas são encontradas anexas aos pelos em todas as regiões do corpo, sendo mais numerosas, mas de menor volume, nas regiões onde os pelos são abundantes. As glândulas sudoríparas distribuem-se em quase todo o corpo. ... Seu número varia em cada região e diminui com a idade.

O que os mamíferos excretam?

Todos os mamíferos excretam ureia, que é um excreta nitrogenada que necessita de bastante água para ser produzido, por isso em corpos com baixo consumo de água o volume urinário é baixo.

Qual é a excreção dos mamíferos?

A excreção ocorre a partir dos rins, que filtram todo o líquido presente no organismo e armazenam as excretas na bexiga. Deste órgão, as excretas são transportadas pela uretra até o meio externo. Os mamíferos liberam uréia como substância nitrogenada.

Qual é a função do Cnidócito?

Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.

Artigo anterior
Quais são os tipos de manutenção preditiva?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para julgar um mandado de segurança?