Como é o funcionamento de uma lâmpada fluorescente?

Perguntado por: Samuel João Torres Costa  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (5 avaliações)

As lâmpadas fluorescentes funcionam por meio da ionização de átomos de gás argônio e vapor de mercúrio. Após a ionização, os átomos são acelerados pela diferença de potencial estabelecida entre os terminais da lâmpada e emitem ondas eletromagnéticas ao retornarem ao estado natural.

Como é o funcionamento da lâmpada?

A lâmpada incandescente possui em seu interior um pequeno filamento de tungstênio. Quando uma corrente elétrica passa por ele, aquece os átomos que o compõem, gerando luminosidade. Durante esse processo, grande parte da energia elétrica é transformada em calor.

Como é feito lâmpada fluorescente?

As lâmpadas fluorescentes são lâmpadas de descarga em baixa pressão, o tubo de vidro é preenchido com gases inertes e uma pequena quantidade de mercúrio. A parede de vidro é coberta por uma camada de fósforo e nas extremidades do tubo há eletrodos.

Como funciona material fluorescente?

A fosforescência ocorre quando uma substância é capaz de absorver a luz produzida por alguma fonte externa, reemitindo-a em forma de luz visível, mesmo após a interrupção da iluminação. As substâncias desse tipo continuam a emitir um brilho fraco por intervalos de tempo que variam de segundos a horas.

Como funciona lâmpada fluorescente tubular?

As lâmpadas fluorescentes funcionam de modo semelhante aos tubos de descarga de gás néon, possuem um par de elétrodos em cada extremo. O tubo de vidro é coberto com um material à base de fósforo. Este, quando excitado com radiação ultravioleta gerada pela ionização dos gases, produz luz visível.

COMO FUNCIONA A LÂMPADA FLUORESCENTE? (#UaiFísica 57)

34 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre luz fluorescente e fosforescente?

Quando nos referimos a uma lâmpada, a palavra certa é fluorescente. Quando é uma coisa que brilha no escuro, o correto é fosforescente e florescente vem da palavra flor, de florescer. Não deixem de notar que em todas essas palavras, o s aparece antes do c!

Quantos volts para acender uma lâmpada fluorescente?

Os equipamentos, entre eles as lâmpadas, são vendidos com 127 V ou 220 V; também existem os bivolts – que suportam tensões de 127 V e 220 V, mas você que tem que selecionar numa chave que tem no próprio equipamento; e os autovolts – que suportam voltagens dentro de uma determinada faixa, de 100 a 240 V, por exemplo.

Como funciona a tinta fluorescente?

A tinta fluorescente depende de estímulo para manter a luz refletida, só brilhando quando a luz ou a exposição ultravioleta a atinge. Quando o estímulo acaba, a reflexão se prolonga apenas por poucos instantes.

Como ocorre o fenômeno da fluorescência?

O fenômeno da fluorescência

Fluorescência é a emissão de luz a partir de um estado excitado singleto, no qual o elétron excitado não muda a orientação de spin, continuando desemparelhado. Consequentemente, o retorno ao estado fundamental é permitido e ocorre rapidamente via emissão de um fóton.

Como funciona a cor fluorescente?

A biofluorescência é a absorção de comprimentos de onda eletromagnética do espectro de luz visível por proteínas fluorescentes em um organismo vivo e a emissão de luz em um nível de energia mais baixo. Isso faz com que a luz emitida seja de uma cor diferente da luz absorvida.

Como é feita a lâmpada?

O vidro sai viscoso, parecendo lava de vulcão. ... Dois tubos de vidro dão suporte a duas pequenas antenas de metal que transmitem energia para o filamento, a parte mais importante da lâmpada. A corrente elétrica passa pelo filamento, ele se torna incandescente e emite a luz.

Quais são os componentes básicos de uma lâmpada?

As lâmpadas que se baseiam nesse princípio possuem quatro componentes básicos: um tubo de vidro transparente, dois eletrodos (um em cada ponta), uma mistura de gases e um material que reveste internamente o tubo.

Qual gás tem dentro das lâmpadas?

Nas incandescentes regulares, esse gás é o argônio ou o criptônio. A vantagem de usar um gás inerte e não o vácuo, como nas primeiras lâmpadas, é diminuir o desgaste do filamento. No vácuo, os átomos de tungstênio que evaporam do filamento são atirados em linha reta e vão parar no vidro da lâmpada, escurecendo-o.

Como é o funcionamento da lâmpada de LED?

Os LEDs geram a luz através de um meio sólido maciço, enquanto que nas lâmpadas incandescentes, a luz é gerada através de um filamento que quando aquecido incandesce, então é gerado a luz. A parte mais importante de um LED é o chip semicondutor, que é responsável pela geração de luz.

Como é o funcionamento de uma lâmpada incandescente?

-Lâmpadas incandescentes:

Entre as duas extremidades dos fios de cobre, estende-se outro fio muito fino e espiralado, o filamento de tugstênio. Quando a corrente passa, o filamento esquenta e incandesce liberando energia que se transforma em calor (95%) e em luz (5%).

Como funciona o interruptor de luz?

A função de um interruptor é justamente essa: ligar ou desligar um circuito elétrico, fazendo a ligação dos pontos de luz. Quando apertamos o interruptor, ele aciona internamente o botão que libera a energia até a lâmpada. Já quando apertamos para o lado oposto, para apagar a luz, ele bloqueia a passagem de energia.

Como ocorre os fenômenos de fluorescência e fosforescência na matéria *?

A emissão de luz nesse processo é chamada de fluorescência quando ocorre rapidamente (nanosegundos) ou, de fosforescência, quando ocorre lentamente (milissegundos até horas). Ao contrário dos materiais fluorescentes, um material fosforescente continua a emitir luz mesmo depois de a excitação ter sido interrompida.

O que é fluorescência exemplos?

Fluorescência se define como as propriedades das substâncias de adquirirem luminescência ao serem iluminadas. O melhor exemplo prático da aplicação da fluorescência é a sinalização de trânsito, você já reparou que nas rodovias existem placas que se iluminam quando os faróis do carro vão de encontro a elas.

O que é uma substância fluorescente?

Fluorescente: uma substância assim absorve energia da luz fornecida por determinada fonte e emite radiação visível, porém, quando o fornecimento de energia acaba, a emissão da radiação para imediatamente.

Quanto tempo dura a tinta fosforescente?

Duração: o efeito fosforescente deve se manter no máximo por 15 minutos, depois deste período expor novamente a luz natural ou artificial, para se obter efeito novamente. Importante: Esta tinta não é refletiva.

Porque a tinta fluorescente brilha no escuro?

Basicamente é o ciclo de excitamento e relaxamento de elétrons, sendo que o excesso de energia acaba sendo liberado em forma de luz. Olhando num ambiente escuro, parece até que os objetos fotoluminescentes são fluorescentes, mas o neon é só impressão devido a ausência de luz.

Quanto tempo dura a tinta neon?

O efeito de absorver e emitir luz dura por anos, em nosso escritório temos peças a mais de 10 anos com esse acabamento emitindo efeito normalmente, já a intensidade e durabilidade de exposição do brilho quando no escuro depende da quantidade de demãos aplicadas de tinta, do tipo de luz (branca, amarela, UV, etc...)

Quantos watts é mais forte?

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada

A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

Qual a tensão de saída de um reator de lâmpada fluorescente?

O mais comum circuito para a tensão de 220V é o tradicional reator com interruptor de partida ou starter (ver figura 3), onde a estabilidade de funcionamento é proporcionada pelo indutor (choke).

Artigo anterior
Em qual das NR's há previsão de realização da SIPAT nas empresas e por quem deve ser organizada?
Artigo seguinte
Como saber se a marmita de isopor pode ir no microondas?