Como é o desenvolvimento embrionário das esponjas?
Perguntado por: Mateus Pedro de Lima | Última atualização: 8. April 2022Pontuação: 4.1/5 (37 avaliações)
A partir da fecundação é formada uma célula-ovo que se desenvolverá em uma larva ciliada natante (anfiblástula). Esta larva tem um breve tempo de vida planctônica e depois se fixa ao substrato para dar origem a um novo porífero. Sendo assim, a fecundação das esponjas é considerada interna.
Como é o processo de filtração da esponja?
O sistema de filtração nos poríferos ocorre com a entrada de água, através dos óstios ou poros formados pelos porócitos, que vai em direção à cavidade interna ou átrio do animal, e saindo pela abertura superior ou ósculo.
Como é o ciclo de vida dos poríferos?
As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.
Qual é a classe das esponjas do mar?
s esponjas são animais geralmente mari- nhos, sendo raramente encontrados em água doce. Pertencem ao filo Porifera do reino Animalia. xistem quatro classes atuais de poríferos, sendo a Classe Demospongiae a mais conhecida e abundante (com cerca de 85% das espécies conhecidas).
Como se dá a reprodução sexuada das esponjas?
Reprodução assexuada
Brotamento: o broto formado por amebócitos aparece no corpo da esponja, podendo sair e originar outro indivíduo ou permanecer preso, originando colônias. Fragmentação: fragmentos de uma esponja, por menores que sejam, podem originar novas esponjas, devido ao seu alto poder de regeneração.
Desenvolvimento Embrionário - Aula 03 - Módulo VI: Zoologia | Prof. Guilherme
Qual é a classificação dos poríferos?
Podemos classificar os poríferos em três classes principiais: Calcarea, Desmospongiae e Hexactinellidae.
Quais são os principais grupos de esponjas?
...
Tipos e Classificação
- Áscon - São as esponjas mais simples. ...
- Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. ...
- Lêucon - É a forma mais complexa.
Quais são as características das esponjas do mar?
Eles, geralmente, apresentam um corpo cilíndrico com uma cavidade central, denominada de espongiocele ou átrio, e uma abertura localizada no topo do animal, denominada de ósculo. A parede do corpo da esponja é formada por duas camadas de células que são separadas pelo mesoílo.
Como é feita a nutrição dos poríferos?
Os poríferos se alimentam absorvendo partículas orgânicas do meio que passam pelos seus poros. Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero.
Como se reproduzem os poríferos?
Reprodução. A reprodução das esponjas pode ser assexuada ou sexuada. A reprodução assexuada pode ocorrer por fragmentação, brotamento e, em algumas espécies, através da formação de uma estrutura de resistência chamada gêmula. Na fragmentação, pedaços do corpo da esponja se regeneram originando um novo indivíduo.
Como ocorre a circulação de água nos poríferos?
O batimento dos flagelos promove um contínuo fluxo de água do ambiente para o átrio do animal. A essa água estão misturados restos orgânicos e microorganismos, que são capturados e digeridos pelos coanócitos. O material digerido é então distribuído para as demais células do animal.
Por que a alimentação das esponjas é chamada de filtração?
Esses animais são sésseis e filtradores, ou seja, não se locomovem e retiram as partículas necessárias para a sua sobrevivência do ambiente aquático. Algumas espécies apresentam grande capacidade de regeneração.
Qual é o sistema de sustentação do corpo das esponjas?
As esponjas têm uma cavidade corporal central chamada de atrium com abertura para o meio ambiente chamada ósculo. Elas normalmente não têm esqueleto de sustentação, porém quando presente são formados por carbonato de cálcio, colágeno ou dióxido de silicone (que forma as espículas).
Qual o sistema Circulatorio dos poríferos?
Todos os organismos marinhos simples, como esponjas e rotíferos, não possuem sistema circulatório. Esses animais não possuem tecidos ou órgãos verdadeiros, tendo seus corpos formados simplesmente por poucas camadas de células.
Como é a nutrição das esponjas do mar?
A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.
Como ocorre o processo de alimentação dos cnidários?
Ao capturarem o alimento, com auxílio dos tentáculos, o introduzem na cavidade digestiva. Daí, são parcialmente fracionados por ação das enzimas, sendo os nutrientes distribuídos por todas as partes do corpo. O animal só volta a se alimentar depois de eliminar os dejetos. Os cnidários são carnívoros.
Qual o processo de nutrição consome energia?
A energia é obtida dos nutrientes dos alimentos, como a glicose, as proteínas e os carboidratos. ... Mas, para que um pedacinho do pão nosso de cada dia vire energia, não basta que seja engolido, mastigado e digerido. Ele tem que ser quebrado em moléculas pequenas, que possam ser absorvidas pelas células.
Quais as principais características dos poríferos e cnidários?
Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.
Qual a função da esponja do mar?
As esponjas têm enorme importância ecológica porque fornecem abrigo para diversos outros animais, além de filtrar grandes quantidades de bactérias e matéria orgânica em suspensão na água.
Quais são as principais características dos cnidários?
Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
Quais são os 3 principais tipos celulares encontrados nas esponjas e suas respectivas funções?
PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).
Quais os tipos de esponjas de acordo com a sua arquitetura corporal?
Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.
Como são classificadas as esponjas quanto à distribuição de seus canais?
As esponjas leuconoides são o terceiro e último tipo. Elas são maiores e a estrutura corporal é mais complexa. Nestas também há fendas que direcionam a água para os canais aferentes. De lá, ela é direcionada às câmaras vibráteis, revestidas por coanócitos; e se comunica com a espongiocela, por meio de canais eferentes.
Qual é a classificação dos cnidários?
Classificação dos cnidários
Podemos classificar o filo Cnidaria em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa. As anêmonas-do-mar são pólipos e exemplos de antozoários. Classe Hydrozoa: hidrozoários têm representantes com grande variedade de formas e ciclos de vida. ... A hidra é um exemplo de hidrozoário.
Porque poríferos são considerados protozoários?
Muitos autores consideram os poríferos "o elo de ligação" entre os Protozoários e os metazoários. Provavelmente, eles tenham se originado de Protozoários flagelados coloniais, que passaram a viver exclusivamente em íntima associação, até constituírem um só indivíduo pluricelular.
O que comer para parar de beber?
Qual é a habilidade EF03MA10?