Como é feito um estudo transversal?

Perguntado por: Mariana Luciana Matias Tavares Abreu  |  Última atualização: 16. Dezember 2024
Pontuação: 4.4/5 (13 avaliações)

Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.

Como funciona um estudo transversal?

O estudo transversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional. Seuobjetivo é coeltar dados para estudar uma população em um determinado ponto no tempo. Além disso, é importante para examinar a relação entre variáveis ​​de interesse.

Como é feita a medida transversal?

Em um estudo transversal para medir a prevalência (número de casos ou pessoas em um determinado momento), múltiplos parâmetros são medidos simultaneamente através de perguntas, observações e respostas. Variáveis ​​contínuas caem ao longo de um determinado intervalo para calcular a prevalência.

Quais são os tipos de estudos transversais?

• Estudos Transversais

Medem a prevalência da doença (proporção da população que tem a doença num determinado momento) e por isso são frequentemente chamados de estudos de prevalência, porém, podem ser também chamados seccionais, corte-transversal e inquéritos ou surveys.

O que é uma abordagem transversal?

O estudo transversal é um tipo de estudo observacional que utiliza análise e avaliação por meio da observação, sem a interação direta da pessoa pesquisadora com a população amostral. Essa variável é usada ao longo de toda a pesquisa, permitindo captar as opiniões e dados de um grupo em um momento específico.

O que é um estudo transversal?

28 questões relacionadas encontradas

Quais são os 7 temas transversais?

Para sondar o conhecimento dos docentes referente aos PCNs, buscamos verificar se os mesmos sabiam quais são os temas transversais contidos nos PCNs, e 95% dos sujeitos respondeu de maneira correta a questão que continha: Ética, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e Consumo.

Quais as vantagens e desvantagens do estudo transversal?

Uma investigação transversal permite comparar muitas variáveis ​​diferentes ao mesmo tempo. Você poderia, por exemplo, saber a idade, sexo e nível escolar. No entanto, as investigações transversais podem não fornecer informações definitivas sobre as relações de causa e efeito.

Quais são os 3 principais tipos de estudo?

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

Quais as limitações do estudo transversal?

como se trata de um “corte no tempo”, os estudos de corte transversal não são apropriados para situações em que a doença e/ou exposição mudam no tempo. não ser apropriado para doenças de curta duração. geralmente são estudos de alto custo e de difícil execução e análise.

Qual a diferença entre estudo transversal e longitudinal?

Caso especial: Dados Longitudinais: são medidas ao longo do tempo em uma mesma unidade/indivíduo. Transversal: uma única resposta é medida em cada unidade em um certo instante de tempo. Longitudinal: unidades são, geralmente, medidas repetidamente ao longo do tempo.

O que é um desenho de estudo transversal?

Em um estudo transversal as informações são coletadas de cada indivíduo em um ponto no tempo. A principal medida de freqüência de um evento neste estudo é a prevalência e, assim, os estudos transversais são também conhecidos como estudos de prevalência e podem ser descritivos ou analíticos.

O que é um estudo transversal prospectivo?

Os estudos transversais descrevem uma situação ou fenômeno em um momento não definido, apenas representado pela presença de uma doença ou transtorno, como, por exemplo, um estudo das alterações na cicatrização cutânea em pessoas portadoras de doenças crônicas, como o diabetes.

Qual a principal característica do estudo transversal analítico?

O estudo analítico de corte ou transversal é um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.

O que é efeito transversal?

Se exposição e desfecho são aferidos em um mesmo momento, é denominado transversal e se começar com a exposição em uma amostra e acompanhar ao longo do tempo até a ocorrência do desfecho, é chamado estudo de coorte.

Quais são os tipos de estudo de caso?

Tipos de Estudos de Caso

Dependendo de seu propósito central, os estudos de caso se enquadram em três tipos: exploratórios, descritivos ou analíticos. Um mesmo case pode ser estudado com finalidades diferentes, assim como um mesmo estudo pode receber mais de uma classificação.

Quais são as formas de pesquisa?

Existem vários tipos de métodos de pesquisa, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Algumas das abordagens mais comuns incluem pesquisas experimentais, estudos de caso, pesquisas de opinião, pesquisas documentais e etnografias.

Como saber qual o tipo de estudo de um artigo?

Ao ler um artigo, como identificar o seu tipo? Uma forma eficiente é antes de tudo, observar a metodologia do trabalho, se foi experimental (artigo original), se foi realizada busca em bases de dados (artigo de revisão) ou se foi realizada uma pesquisa com um paciente (relato de caso).

O que é um estudo transversal na Uniasselvi?

Além de privilegiar a cidadania, os Temas Transversais ocupam-se de temas considerados relevantes para a sociedade, tais como: ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.

Quais são os métodos de estudo mais eficientes?

Os 10 métodos de estudo mais eficientes
  • Mapa mental. O mapa mental é um ótimo método para quem aprende de forma mais visual. ...
  • Resumos e fichamentos. ...
  • Técnica Pomodoro. ...
  • Mnemônica. ...
  • Intercalação de matérias. ...
  • Testes práticos. ...
  • O pensamento difuso. ...
  • Método Robinson (EPL2R)

Qual o tipo de estudo mais confiável?

Note que no topo da pirâmide estão os estudos de revisão sistemática ou metanálise. Estes estudos são a junção de vários estudos, portanto são fontes secundárias de conhecimento. Eles estão no topo da pirâmide por terem a capacidade de juntar várias conclusões e chegar a um consenso.

Quais são os tipos de metodologia?

Principais tipos de metodologia de ensino
  • Metodologia de ensino tradicional. ...
  • Metodologia de ensino construtivista. ...
  • Metodologia tradicional de ensino sociointeracionista. ...
  • Metodologia de ensino freiriana. ...
  • Metodologia de ensino Montessori. ...
  • Metodologia de ensino Waldorf. ...
  • Metodologia de ensino Reggio Emilia.

Quais são os temas transversais atuais?

Para que os alunos de todo o país tenham acesso a uma formação integral, o Ministério da Educação (MEC) definiu que as instituições de ensino devem incorporar em seus planos pedagógicos os temas transversais, como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho, consumo, pluralidade e cultura.

O que diz a BNCC sobre temas transversais?

Os Temas Transversais eram inicialmente uma recomendação. Com a BNCC, se tornam uma determinação, ou seja, são obrigatórios para elaborar ou adequar currículos e propostas pedagógicas. “Os TCTs apoiam um trabalho integrado e contextualizado, que garante a formação dos alunos alinhada às demandas sociais.

O que diz a BNCC sobre os temas transversais?

Os TCTs abordam seis macroáreas temáticas: Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde, que compreendem 15 temas contemporâneos “que afetam a vida humana em escala local, regional e global” (BRASIL, 2017, p. 19).

O que é um estudo de coorte?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

Artigo anterior
Porque 220V consome menos?
Artigo seguinte
Quais os exames que o fisioterapeuta pode solicitar?