Como é feito um estudo social?

Perguntado por: Matias Igor Anjos Sousa  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (42 avaliações)

Como é feito um Estudo Social? Para consolidá-lo o Assistente Social deve se valer de operações técnicas de sua escolha, desde que estejam alicerçadas em seus fundamentos teórico-metodológicos e respeitem o seu projeto ético-político.

O que é feito no estudo social?

O Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos, familiares e culturais (CFESS, ...

Quem faz estudo social?

O estudo social é uma ferramenta de trabalho exclusiva do assistente social, conforme estabelece a lei que regulamenta a profissão, consequentemente, a construção dos documentos relatório, laudo e parecer social são atribuições privativas, conforme a lei 8.662/93, art. 5º.

O que deve ter em um relatório social?

Deve conter esclarecimentos, encaminhamentos e comunicação dos procedimentos tomados. Sua estrutura é composta por: cabeçalho, introdução, desenvolvimento (corpo e texto) e conclusão.

Como elaborar estudo social relatório e parecer social?

Sua estruturação se dá da seguinte forma:
  1. Introdução, contendo objetivos e a demanda judicial;
  2. Identificação de todos os envolvidos;
  3. Metodologia utilizada para sua elaboração;
  4. Relatório, mencionando o contexto histórico da demanda avaliada, bem como seu estado social;

Estudo Social | Série Instrumentos profissionais do/a Assistente Social

31 questões relacionadas encontradas

Como se faz um relatório social?

Alguns elementos interessantes para compor o relatório são:
  1. Texto institucional, de preferência assinado pelo presidente.
  2. Resumo do projeto com público-alvo, justificativa e objetivos.
  3. Resultados alcançados.
  4. Impacto do projeto.
  5. Recursos utilizados e sua origem (princípio da transparência)
  6. Parceiros envolvidos.

Como fazer um estudo social de guarda?

O foco do estudo social, feito pela assistente social do fórum, é ver como a criança está sendo cuidada pelos seus pais, seja pela análise do local de moradia, seja pela análise da saúde da criança através de entrevistas e visitas às casas das partes.

Qual a diferença entre o CRAS e o Creas?

O Cras é responsável pela prevenção de situações de vulnerabilidade ou de risco social. Já o Creas trata das consequências e acompanha as famílias e indivíduos que sofrem violação dos direitos ou que estão vivendo situação de violência.

Qual a diferença entre Perícia social e estudo social?

A perícia social tem sido no decorrer da atividade profissional, o documento pelo qual o assistente social tem manifestado o seu trabalho técnico e científico, frente a uma realidade específica. Ela é realizada por meio do estudo social e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer.

Como é uma avaliação social?

A avaliação social de pessoas com deficiência, realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), poderá ser feita de forma remota em todo o país, por meio de videoconferência, caso seja do interesse do beneficiário.

Quais são os instrumentos do serviço social?

São instrumentos diretos:
  1. Entrevista. ...
  2. Visita. ...
  3. Acolhimento Social. ...
  4. Acompanhamento Social. ...
  5. Atendimento Social. ...
  6. Trabalho em Grupo. ...
  7. Dinâmicas de Grupo. ...
  8. Reunião.

Como é a perícia social?

A Perícia Social é apresentada por meio de Laudo Social, que é um documento em que são registrados os pontos mais importantes do Estudo Social e o Parecer Social, cujo objetivo é dar suporte à decisão judicial.

O que é Perícia social do INSS?

A avaliação social, realizada pelos Assistentes Sociais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possibilita um olhar ampliado sobre a deficiência, compreendo-a como um problema social e rompendo com o paradigma de que deficiência é um tema que diz respeito apenas ao saber biomédico.

O que é estudo social em direito de família?

O estudo social é, assim, o instrumento utilizado para conhecer e analisar a situação vivida por determinado sujeito ou sujeitos sociais, sobre o qual faz-se necessário opinar.

O que é um estudo socioeconômico?

Operacionalmente, os estudos socioeconômicos/estudo social podem ser definidos como o processo de conhecimento, análise e interpretação de uma determinada situação social.

Qual é o principal objetivo do Creas?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Qual é a função do CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

Qual é a função do Creas?

Quais são as atribuições do CREAS?
  • Apoiar o exercício do protagonismo e da participação social;
  • Contribuir para a superação de situações vivenciadas e a reconstrução de relacionamentos familiares e comunitários, dentro do contexto social, ou na construção de novas referências;

Como é a visita de uma assistente social para Guarda?

A assistente social vai na casa para verificar quais são as condições, como estão esses laços sociais. A gente tem o psicólogo que vai conversar com os pais, fazer as entrevistas. Feito esse estudo psicológico, é dada uma devolutiva e é feito um lado.

Quanto tempo demora estudo social?

PRAZOS PARA REALIZAÇÃO DE ESTUDO SOCIAL/PSICOLÓGICO

De modo geral, os prazos são de 30 dias CORRIDOS. Este é o prazo comumente seguido na prática nas seções técnicas de Serviço Social e de Psicologia.

Como é feita a visita domiciliar pelo assistente social?

Utilizando-se da visita domiciliar, que incorporam outros instrumentais técnico-metodológicos como a observação e a entrevista, compete ao assistente Social investigar através da leitura da realidade do usuário e de seus familiares, empregando os instrumentais necessários.

Como escrever um relatório informativo?

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

Como elaborar um relatório psicossocial?

  1. ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO PSICOSSOCIAL DE.
  2. PRETENDENTES À ADOÇÃO INTERNACIONAL.
  3. (CONTEÚDOS RELEVANTES)
  4. PROCEDIMENTO.
  5. IDENTIFICAÇÃO DO(S) PRETENDENTE(S)
  6. SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA E CULTURAL DO(S) PRETENDENTE(S)

O que é fazer um relatório?

O relatório é um documento que visa a apresentar um resumo de atividades realizadas bem como informar os dados e resultados coletados com elas. Sua estrutura apresenta: título, introdução, referências, desenvolvimento, conclusão e, em alguns casos, sugestões.

O que eles perguntam Na avaliação social?

1º momento (avaliação social): assistentes sociais analisam os aspectos sociais, ambientais e de participação que impactam na vida daquela pessoa (preconceito, situação familiar, o não acesso a serviços públicos, falta de acessibilidade etc.).

Artigo anterior
O que é educação física inclusiva?
Artigo seguinte
Como fortalecer o músculo da alma?