Como é feito o tratamento de revenimento?

Perguntado por: Mateus Tomé Assunção  |  Última atualização: 16. Juni 2024
Pontuação: 4.1/5 (22 avaliações)

O tratamento revenimento ocorre por meio do reaquecimento da peça abaixo de sua zona crítica, sendo posteriormente encaminhada para a etapa de resfriamento, que é um procedimento aplicado de acordo com a peça.

Como é feito o processo de revenimento?

O revenimento é um processo que ocorre por difusão e portanto o tempo tem função importante. Dependendo da massa da peça, uma vez fixada a temperatura de revenimento, o tempo terá que ser suficiente para que a peça seja revenida adequadamente.

Como é feito o revenido?

O revenimento ou revenido na metalurgia é um tipo de tratamento térmico efetuado em aços. O processo de revenimento consiste em aquecer o material a partir da temperatura ambiente até uma certa temperatura, mantendo-o por determinado tempo nesta temperatura alvo, e então resfria-se ao ar.

Como é feito o revenimento do aço?

Processo de revenimento

Nesse processo, o metal é aquecido a um ponto de ajuste abaixo de sua temperatura crítica mais baixa, normalmente após uma operação de endurecimento. Uma vez que essa temperatura é atingida, ela é mantida lá por um determinado período de tempo.

O que é o tratamento térmico de revenimento?

O revenimento é um processo de tratamento térmico realizado após a têmpera, no qual o material é aquecido a uma temperatura específica e depois resfriado lentamente. Esse processo visa reduzir a dureza excessiva e eliminar tensões internas causadas pela têmpera.

Revenimento | Fragilidade do Revenido | Aula 27

41 questões relacionadas encontradas

Onde se aplica o revenimento?

Revenimento é aplicado nos aços para corrigir a tenacidade e a dureza excessiva, conseguindo o aumento da tenacidade dos aços. Revenimento é o reaquecimento das peças temperadas, a temperaturas abaixo da linha inferior de transformação do aço.

Qual a principal função do revenimento?

O revenimento de aço é um tratamento térmico realizado no aço para aliviar tensões que aparecem durante a têmpera, processo anterior e que deixa a peça mais frágil e menos resistente ao choque, criando tensões em seu interior.

Quais os principais efeitos do revenimento?

Independentemente das condições de aquecimento e resfriamento, os efeitos causados ao metal pelo revenimento tratamento térmico são:
  • Redução da dureza, com aumento da tenacidade;
  • Aumento da ductilidade;
  • Garantia da estabilidade estrutural, tendo em vista a eliminação da austenita retida.

Quanto ao tratamento térmico de revenido é correto afirmar que?

O tratamento térmico de revenido, também chamado de revenimento, é um tratamento que possui o objetivo de corrigir falhas provenientes do tratamento térmico de têmpera, tais como a dureza excessiva, que causa o aumento da fragilidade do material. O revenido nada mais é do que um alívio de tensões feito após a têmpera.

Qual a diferença entre revenimento e recozimento dos aços?

O recozimento envolve o aquecimento do aço a uma temperatura específica e, em seguida, o resfriamento a uma taxa muito lenta e controlada. Já o revenimento envolve o aquecimento do metal a uma temperatura precisa abaixo do ponto crítico e geralmente é feito a ar, a vácuo ou em atmosferas inertes.

O que é cor de revenimento?

Cores de Revenido do Aço

de Revenimento. Quando a superfície lixada, polida, ou apenas esmerilhada, de uma liga ferrosa aquecida em presença de ar - mistura de gases oxigênio e nitrogênio –, forma-se na nesta uma fina película de óxido que decompõe sob o efeito da luz e nisto produzindo determinada coloração à peça.

Qual é a temperatura típica de revenimento após a têmpera?

Após a têmpera (veja aqui como fazer a têmpera do seu aço) é necessário realizar o processo de revenimento, que auxilia no aumento da flexibilidade da lâmina e potencial de corte da faca, por meio de uma temperatura mais baixa, geralmente entre 190 e 425 graus Celsius.

Quais são as formas de resfriamento aplicáveis ao processo de revenimento?

Durante o revenimento pode ocorrer a precipitação de carbetos na austenita retida, reduzindo o teor de carbono desta, e assim aumentando Mi e Mf. No resfriamento pós-têmpera pode ocorrer a transformação da austenita retida em martensita, exigindo novo revenimento.

Quando deve ser feito o revenimento?

O método do revenimento é utilizado em peças recém-temperadas, com o objetivo de reduzir as tensões produzidas durante a têmpera, aumentando a sua resistência contra o desgaste, e, consequentemente, aumentando a sua qualidade e vida longa útil.

Qual a diferença entre o tratamento térmico Revenido e têmpera?

O revenimento é responsável por reduzir gradativamente a resistência mecânica e a solidez obtida durante o processo de têmpera, ou seja, ele é uma das etapas desse procedimento principal. Com ele, é possível deixar o aço maleável, porém com um alto nível de tenacidade.

Por que depois da têmpera é normalmente feito o revenimento?

O processo de revenimento diminui a fragilidade da estrutura resultante pelo processo de têmpera, ou seja, vai proporcionar ainda mais tenacidade.

Quais as etapas para a realização do tratamento térmico?

O tratamento térmico pode ser executado basi- camente, a partir de três fases principais: a) Aquecimento. b) Manutenção da temperatura. c) Resfriamento.

Quais as diferenças entre os tratamentos térmicos de revenimento têmpera e recozimento e para que serve cada uma?

Esses tratamentos podem incluir têmpera ou revenimento, dependendo das propriedades desejadas e do uso final do material. A têmpera consiste em resfriar rapidamente o material após o recozimento para aumentar sua dureza e resistência, enquanto o revenimento visa reduzir a dureza excessiva e melhorar a tenacidade.

Quais os principais tipos de tratamento térmico?

Quais os tipos de tratamentos térmicos em metais?
  • Recozimento.
  • Alívio de Tensões.
  • Normalização.
  • Têmpera e Revenimento.
  • Cementação.
  • Nitretação.

Como tirar a dureza do aço?

Têmpera. A têmpera é o tratamento térmico que busca elevar a dureza do aço. Este processo consiste no aquecimento da peça até a temperatura não magnética e resfriamento brusco em algum meio refrigerante como água ou óleo.

Como diminuir a dureza do aço?

O revenimento é um método de tratamento térmico usado para aumentar a resiliência (tenacidade) das ligas de aço. Dessa maneira, esse tratamento térmico do aço pode ser usado para alterar a dureza, a ductilidade e a resistência do metal, o que geralmente facilita a usinagem.

O que é temperado e Revenido?

O revenimento é o tratamento térmico de uma peça temperada, caracterizado por reaquecimento abaixo da zona crítica e resfriamento adequados (normalmente em ar). Ao revenir o material, busca-se: Ajustar a dureza solicitada pelo tratamento da têmpera. Eliminar fragilidade.

Quantos graus é necessário para derreter ferro?

O ferro, fora do solo, derrete a cerca de 1510º C (2750° F). O aço geralmente derrete em torno de 1370º C (2500° F).

Como aumentar a dureza de um material?

A maneira mais comum de aumentar a resistência ao desgaste de um componente é através da realização de tratamentos térmicos. Estes processos geram alterações na estrutura do metal para aumentar a sua dureza. Em muitos casos, a dureza pode melhorar a resistência ao desgaste por abrasão e erosão de uma superfície.

Porque o aço 1020 não pode ser temperado?

ed., Blucher, 2010.], por ser um aço com baixo teor de carbono, o aço ABNT/SAE 1020 não é indicado para ser submetido à têmpera. Caso seja realizada a têmpera neste aço, é recomendado que seja aquecido acima de 900 ºC (zona crítica).

Artigo anterior
O que é critério da proporcionalidade?
Artigo seguinte
Quantas marcas a Coca-cola tem no Brasil?