Como é feito o pagamento do salário maternidade?

Perguntado por: Gaspar Lima de Abreu  |  Última atualização: 8. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (6 avaliações)

O valor calculado será a média dos últimos 12 salários de contribuição dentro de um intervalo máximo de 15 meses. A soma dos 12 últimos salários é dividida por 12. O resultado será o valor do salário-maternidade, desde que não seja inferior a um salário mínimo. Caso fique abaixo, será pago um salário mínimo.

Como funciona o pagamento do salário-maternidade?

A forma de cálculo do Salário-maternidade está definida nos artigos 71 a 73 da Lei 8.213/91. Para a empregada ou trabalhadora avulsa, a Lei determina que o valor do benefício seja no mesmo valor da sua remuneração integral equivalente a um mês de trabalho.

Como receber o salário-maternidade depois de aprovado?

Pelo app Meu INSS, faça o passo a passo:
  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Vá em “Novo Pedido”;
  3. Digite “salário-maternidade urbano”;
  4. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  5. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Quantas parcelas são pagas no salário-maternidade?

O salário-maternidade pode ser pago em parcelas mensais. A quantidade de parcelas depende da duração da licença, que é de até 120 dias, podendo ser estendida em alguns casos específicos. Se a licença-maternidade durar, por exemplo, 120 dias, a mulher receberá o salário em quatro parcelas mensais.

Quando se recebe a primeira parcela da licença-maternidade?

Segundo a legislação, a primeira parcela da licença é paga pelo INSS e o valor não pode ser inferior a um salário-mínimo. Além disso, o benefício é depositado até o último dia do mês anterior ao início do afastamento.

Como é feito o pagamento do Salário Maternidade no INSS

18 questões relacionadas encontradas

Onde cai o dinheiro do salário-maternidade?

Com a comunicação feita ao RH ou empregador, no caso de empregadas com carteira assinada, a empresa é responsável por informar ao INSS sobre o benefício. O empregador é responsável pelo pagamento à beneficiária e será posteriormente reembolsado pela previdência social.

Como saber se o dinheiro do auxílio-maternidade já liberou o dinheiro?

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7.

O que pode ser descontado da licença-maternidade?

Normalmente, o que a empresa ou empregador pode descontar do salário recebido na licença maternidade são as seguintes contribuições: Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) INSS.

Quem paga o salário-maternidade é a empresa ou o INSS?

Tendo por base a Lei n° 8.213, quem paga o auxílio-maternidade é o empregador. Porém, o valor do benefício pode ser abatido da guia mensal do INSS de responsabilidade da empresa.

Quem recebe o salário-maternidade tem direito ao décimo terceiro?

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é garantido o emprego e o salário às mães em licença-maternidade "afastamento ao qual fazem jus mães parturientes ou por adoção". Portanto, elas têm direito ao décimo terceiro salário durante a licença-maternidade.

Quantos dias demora para sair o dinheiro do salário-maternidade?

Comissão aprova projeto que obriga pagamento de salário-maternidade em 30 dias. A Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (10), proposta do Senado que fixa um prazo máximo de 30 dias para o pagamento do salário-maternidade, a contar a partir da data do pedido.

Como saber a data do pagamento do benefício?

A data de pagamento do benefício é calculada com base no último número do cartão de benefício, e não considera o dígito verificador, que fica após o traço. Por exemplo, se a numeração do cartão é 123456789-0, deve-se levar em conta apenas o número 9 para conferir quando o benefício será disponibilizado.

Quanto tempo demora pro INSS liberar o auxílio-maternidade?

60 dias para a pensão por morte, o auxílio-acidente e o auxílio-reclusão; e. 30 dias para o salário-maternidade.

É descontado o INSS do salário-maternidade?

Não incide contribuição previdenciária sobre salário-maternidade.

Qual a diferença de salário-maternidade e auxílio-maternidade?

Salário-maternidade é benefício de cunho previdenciário, suportado, em sua totalidade, pelo próprio empregador, na mesma periodicidade do salário normal, durante o afastamento da empregada que deu à luz. Já o Auxílio-Maternidade consiste em um único pagamento, efetuado pela Previdência Social.

O que a gestante tem direito no CRAS?

O que o CRAS oferece à gestante? Caso a gestante seja beneficiária do Bolsa Família ou outros benefícios sociais, tem o direito de receber o valor adicional de R$50 mensais para ajudar nas despesas extras.

Estou de licença-maternidade Quem paga meu salário?

Quando ela surgiu em 1943, juntamente com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a licença era paga pelo empregador. Dessa forma, os riscos das mulheres grávidas serem dispensadas era muito grande. Por isso, houve uma mudança na legislação e os custos passaram a ser pagos pela Previdência Social a partir de 1973.

Pode tirar férias junto com a licença-maternidade?

Não pode juntar licença maternidade com férias! É necessário que a empregada faça o exame de retorno ao trabalho. Estando apta, poderá o empregador providenciar o documento das férias e fazer o pagamento.

Como é feito o primeiro pagamento do INSS?

Para receber o primeiro pagamento da aposentadoria, é preciso ir até a agência bancária, pessoalmente, que está determinada na carta de concessão. O aposentado deverá levar esta carta e um documento de identificação atualizado com foto para receber o seguro.

Qual a data que vira a folha de pagamento do INSS?

Os pagamentos de 2024 do INSS para quem recebe até 1 salário mínimo acontecem a partir de 25 de janeiro. Quem tem renda mensal acima de 1 salário mínimo começará a receber em 1º de fevereiro. Os pagamentos do INSS 2024 vão até 8 de janeiro de 2025.

Qual banco recebe o benefício do INSS?

Os bancos PAN e Itaú entraram no rol de instituições que oferecem descontos em serviços para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo cartão virtual Meu INSS+.

Como entender a carta de concessão do INSS salário-maternidade?

Quais informações constam na carta? Na carta de concessão, você irá encontrar todos os detalhes do benefício que foi concedido: Espécie e número do benefício: igual ao número do processo que resultou na concessão do benefício. Valor mensal do benefício: valor concedido e pago pelo INSS a cada mês.

Qual valor do salário-maternidade 2024?

Neste artigo, vamos te mostrar o que é a licença-maternidade, quem tem direito ao salário-maternidade e também como calculá-lo. Podemos adiantar que, em 2024, o salário-maternidade não pode ser inferior a R$1.412,00, devido ao valor do salário mínimo atualizado.

Como faço pra ver se o benefício foi aprovado?

2. Pela Central Telefônica 135: Caso não tenha acesso à internet ou tenha dificuldade para entrar no Meu INSS, o cidadão pode ligar no telefone 135 para pedir que o atendente detalhe a situação do pedido. O INSS também se comunica ativamente com o segurado em algumas situações.

Como saber se meu benefício já está disponível no banco?

O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Os segurados que têm acesso à web podem acessar o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de "Extrato de Pagamento".

Artigo anterior
Quanto é a taxa de importação dos EUA para o Brasil?
Artigo seguinte
Quem a Mikasa matou?