Como é feito o exame videoendoscopia nasal?

Perguntado por: Bianca Cátia Pinho Amaral Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (53 avaliações)

Como é o exame de videoendoscopia nasosinusal
Para realizar o exame, um pequeno endoscópio é introduzido nas narinas do paciente. E, com o auxílio de uma câmera acoplada no aparelho, as imagens são projetadas em um monitor. Dessa forma é possível enxergar toda a narina e sua continuidade a nasofaringe e a rinofaringe.

Quanto tempo dura uma endoscopia nasal?

A endoscopia do nariz dura em torno de 5 minutos e não exige nenhum tipo de preparo prévio. Após o exame, caso tenha sido utilizado anestésico, sugere-se não ingerir água ou alimentos até a sensação de anestesia passar. Não é necessário acompanhante.

Como é feito videoendoscopia nasal?

O exame é realizado com um instrumento de óptica rígida que é introduzido pelo nariz após a anestesia tópica da mucosa nasal com lidocaína e vasoconstrictor. Pode haver apenas um leve desconforto ao se colocar a substância anestésica em contato com a mucosa nasal, no entanto, é muito rápido.

Como é feita a videoendoscopia?

Ele é realizado introduzindo-se pela boca um aparelho flexível com iluminação central que permite a visualização de todo o trajeto examinado. O exame é realizado rotineiramente com anestesia tópica (um spray de anestésico na garganta) e com sedação venosa (que oferece maior comodidade e tolerância ao procedimento).

O que é videoendoscopia nasal?

Exame das estruturas internas da cavidade nasal por meio de uma fibra ótica rígida ou flexível, com projeção das imagens em um monitor. Permite avaliação das estruturas da cavidade nasal e rinofaringe.

Exame: Videonasofibroscopia - Dr. Gustavo Passerotti

32 questões relacionadas encontradas

Qual o valor de uma endoscopia?

Para realizar a endoscopia, você precisará antes se consultar com um médico para que o exame seja solicitado, caso haja necessidade. Os valores das consultas são fixos para todo o Brasil: R$ 24,00 para clínica geral; R$ 32,00 para especialidades.

Para que serve o exame Vectoeletronistagmografia computadorizada?

Este exame faz parte da rotina otoneurológica, que visa avaliar de forma minuciosa o paciente com alterações do sistema vestibular (equilíbrio), incluindo as doenças do labirinto, popularmente conhecidas como "labirintites".

Qual a diferença entre videoendoscopia e endoscopia?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

A videoendoscopia nasal é um exame para visualização das vias aéreas nasais através de endoscópio rígido e a nasofibroscopia flexível é um exame realizado com endoscópio maleável ou flexível através do nariz . Ambos são exames de endoscopia das vias aéreas superiores.

É possível morrer na endoscopia?

“É um exame extremamente seguro, o risco de complicações na endoscopia alta é muito pequeno, assim como o risco da colonoscopia, que é o exame que avalia o intestino grosso. Todos os dois são extremamente necessários para prevenção de câncer e para diagnóstico das doenças gastrointestinais”, explica Roseane.

O que é o exame videoendoscopia?

- A videoendoscopia da deglutição é um exame que avalia as fases oral e faríngea da deglutição em pacientes com disfagia decorrente de problemas neurológicos, encefalopatias, neoplasias, cirurgias, radioterapia e sequelas de trauma.

O que significa endoscopia nasal?

Exame que permite a avaliação de toda a cavidade nasal, bilateralmente, assim como as vias de drenagem dos seios paranasais. Possibilita ao otorrino o diagnóstico de rinossinusites, hipertrofia de adenóide, desvios septais, tumores nasais, dentre outras patologias. Pode ser realizado com endoscópio rígido ou flexível.

Como é feito o exame de nasofibroscopia?

A nasofibrolaringoscopia é realizada com a introdução de um tubo comprido e fino no nariz do paciente. Esse tubo possui uma câmera e uma luz de LED na ponta, que permite capturar as imagens e transmitidas em tempo real para uma tela.

Como é feito o exame de Vídeoendoscopia da deglutição?

Para fazer a videoendoscopia da deglutição, o médico introduz o endoscópico através do nariz do paciente. Esse instrumento possui uma micro câmera que possibilita a visualização da laringe, faringe e entrada do esôfago. A videoendoscopia é realizada simultaneamente ao consumo de variados alimentos.

Quais são os sintomas de quem tem adenoide?

O principal sintoma da adenoidite é a obstrução nasal, que faz com que o portador respire somente pela boca, podendo prejudicar o desenvolvimento da musculatura da face e da arcada dentária, causar ronco, apneia do sono e acúmulo de secreção no interior do nariz.

O que acontece quando o nariz está entupido?

A obstrução nasal pode ser caracterizada como uma diminuição da quantidade de ar que consegue passar pelas fossas nasais durante a inspiração. Dependendo do grau de obstrução, o ar passa a ser inspirado pela boca.

Como é cirurgia de desvio de septo?

Cirurgia de desvio de septo

A cirurgia é feita sob anestesia geral ou local e consiste em realizar um corte no nariz para descolar a pele que o reveste, seguida de correção do septo a partir da retirada do excesso de cartilagem ou de parte da estrutura óssea e do reposicionamento da pele.

Quais são os riscos de fazer uma endoscopia?

Para algumas pessoas, a endoscopia ainda é estigmatizada e até mesmo assustadora. Mas atualmente, não há motivo para ter medo, pois o procedimento é extremamente seguro. Apesar de ser um exame invasivo, a endoscopia é realizada com muitos cuidados e usualmente não ocasiona qualquer dor ou desconforto para o paciente.

Quais os riscos de fazer uma endoscopia?

Quais complicações podem ocorrer durante o procedimento? A endoscopia digestiva é muito segura e as complicações são raras. Mas, como envolve anestesia, há riscos cardiopulmonares, arritmias, parada respiratória, reações anafiláticas.

Quem não pode fazer endoscopia?

De acordo com os especialistas não há contraindicações para realizar a Endoscopia digestiva alta, mas é preciso ter alguns cuidados com pessoas que tem problemas de saúde, cardíacos, respiratórios ou neurológicos. Os especialistas sempre irão alertar e indicar qual melhor conduta.

Qual é o exame que substitui a endoscopia?

O exame de nome complicado, teste respiratório da uréia marcada com carbono 13, é realizado em 30 minutos e custa seis vezes menos que uma endoscopia convencional. Substitui o teste respiratório da uréia marcada com carbono 14, restrito a pessoas com mais de 21 anos, gestantes e mulheres que estejam amamentando.

O que é endoscopia com punção?

A ecoendoscopia com punção por agulha consiste na associação dos exames de endoscopia e ultrassonografia com coleta de material para biópsia, o que viabiliza estudos citológicos e histológicos fundamentais ao diagnóstico e definição do tratamento.

Quais os tipos de exames de endoscopia?

Conheça os 4 principais tipos de endoscopia
  1. Broncoscopia. Esse exame é exclusivo para analisar com detalhes toda a região da traqueia, dos brônquios e uma parte dos pulmões. ...
  2. Cistoscopia. ...
  3. Colonoscopia. ...
  4. Gastroscopia.

Como é feito o exame Vectoeletronistagmografia?

O exame é indolor, dura aproximadamente 45 minutos e são utilizados eletrodos de superfície no rosto do paciente, semelhantes aos eletrodos usados em eletrocardiogramas, conectados a um programa de computador, que analisará os sinais originados de movimentos oculares involuntários, denominados nistagmos.

Quais os procedimentos para fazer o exame Vectoeletronistagmografia?

A vectoeletronistagmografia exige uma prévia preparação e algumas restrições no dia do exame:
  1. Jejum de 4 a 6 horas;
  2. Não usar medicações labirínticas por período de 5 dias;
  3. Não consumir bebidas alcoólicas, por 48 horas antes do procedimento;

Como é feito o exame para detectar labirintite?

Existem alguns exames que podem ser complementares e nos ajudar a definir um diagnóstico quando se tem dúvida, entre eles temos audiometria, impedanciometria, vectoeletronistagmografia, VHIT, ressonância magnética e o próprio exame de sangue com análises de alguns parâmetros.

Artigo anterior
Qual a importância de ajudar os outros?
Artigo seguinte
Quais as principais ações de segurança na medicação que são de responsabilidade da farmácia hospitalar?