Como é feito o exame de hematologia?

Perguntado por: Fábio Abreu de Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (69 avaliações)

O exame hematológico é feito através de um hemograma, que é um exame de sangue completo que avalia a saúde do corpo humano de maneira geral. Através do hemograma, é possível detectar a presença de desordens como anemia, infecções e leucemia.

Quais são os exames realizados na hematologia?

Exames utilizados na investigação hematológica incluem:
  • Hemograma.
  • Mielograma.
  • Velocidade de hemossedimentação (VHS)
  • Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA)
  • Tempo de protrombina.
  • Fibrinogênio.
  • Dímeros-D.
  • dosagens de fatores de coagulação, entre outros.

Quais as doenças hematológicas?

Sérgio Brasil, as várias doenças hematológicas são causadas por alteração de um ou mais destes elementos e as mais comuns são: os vários tipos de anemias; distúrbios na coagulação do sangue como plaquetas baixas, hemofilia ou tromboses; linfomas; leucemias agudas ou crônicas e mieloma múltiplo.

Como é feito o hemograma passo a passo?

O exame é realizado da seguinte forma:
  1. A área da retirada de sangue é higienizada com algodão e álcool;
  2. Um elástico (garrote) é colocado preso acima da área que será perfurada, para que seja possível visualizar a veia de maneira evidente;
  3. Uma agulha fina é introduzida na veia;
  4. O sangue é coletado em um tubo;

Qual o objetivo da hematologia?

Primeiramente, a hematologia é um ramo da medicina cujo principal objetivo é realizar um estudo dos órgãos e tecidos que se relacionam com esse componente vital do corpo humano.

Principais exames laboratoriais: hematologia

42 questões relacionadas encontradas

O que significa o exame hematologia?

A hematologia estuda os elementos figurados do sangue (células): hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Também estuda a produção destas células e os órgãos onde são produzidos: medula óssea, baço e linfonodos.

O que faz o hematologista?

Linfomas, mieloma, hemofilia, mielofibrose, excesso de produção de glóbulos vermelhos ou plaquetas são casos para hematologistas. Algumas síndromes relacionadas ao sangue também exigem que você procure a orientação de um especialista de confiança.

Como é feito a coleta para hemograma?

Coleta de sangue com seringa e agulha
  1. Confira se tem a disposição todos materiais que precisa;
  2. Higienize as mãos;
  3. Organize os materiais conforme a ordem de uso;
  4. Explique ao paciente como será feita a coleta;
  5. Confirme com ele os dados e cole as etiquetas nos tubos;

O que tem no exame de hemograma completo?

O hemograma, também conhecido por hemograma completo, é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue, como: Glóbulos vermelhos (hemácias); Glóbulos brancos (leucócitos); Plaquetas (coagulação sanguínea);

Quais são os materiais para uma coleta correta de hemograma?

Material Necessário: - 01 Seringa, 01 escalpe, 01 garrote, recipientes próprios para a coleta, 01 par de luvas, 01 álcool Swab, 01 oclusor de punção (cedido pelo laboratório), gaze seca; 01 bandeja.

Quais são as doenças do sangue mais frequentes?

Quais são os principais tipos de doenças de sangue para ficar...
  • Anemia. A anemia é caracterizada pela taxa de hemoglobina anormal do sangue. ...
  • Anemia falciforme. Esse tipo de anemia é mais incomum e afeta a produção de glóbulos vermelhos no sangue. ...
  • Hemofilia. ...
  • Transtorno das plaquetas. ...
  • Distúrbio das células sanguíneas.

Quais as doenças tratadas pelo hematologista?

A hematologia trata-se do estudo do sangue e é uma área médica importante para tratar principalmente doenças como trombose, anemia, linfoma e leucemia. Por serem situações relacionadas ao sangue, é o hematologista que ficará responsável pelo tratamento.

Qual é a doença que não tem cura?

O vitiligo é uma doença dermatológica que, até hoje, também não tem cura. A condição consiste na despigmentação da pele, se apresentando em forma de manchas brancas espalhadas pelo corpo, e isso acontece devido à inibição ou destruição das células responsáveis por desenvolver a melanina, chamadas de melanócitos.

Quais exames são realizados no laboratório de hematologia Além do hemograma?

São exemplos: glicose, colesterol, triglicerídeos, exames de função hepática, função renal, função cardíaca, eletrólitos, etc. O setor de hematologia, por sua vez, investiga condições relacionadas ao sangue e suas frações, sendo o Hemograma o exame mais comum entre as solicitações médicas dentro deste grupo.

Quais são os principais exames Bioquimicos?

Exames Bioquímicos
  • Ureia.
  • Creatinina.
  • Ácido úrico.
  • Amoníaco.
  • Proteínas plasmáticas.
  • Lipídeos plasmáticos.
  • Corpos cetônicos.
  • Bilirrubina.

Qual o exame de sangue mais completo?

Hemograma

Este é o famoso exame de sangue completo, solicitado para a avaliação da quantidade, do volume e da atividade dos três tipos de células que compõem este tecido: Hemácias ou glóbulos vermelhos: diagnóstico de anemias.

Qual o resultado normal de um hemograma completo?

Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM): Considera-se normal de 31-36 g/dL de hemácias. < 31: Anemia ferropriva; talassemias; > 36: Esferocitose (hereditária ou adquirida); doença falciforme e hemoglobinopatia C.

Qual tubo para hemograma?

TUBO TAMPA ROXA – EDTA

Os Tubos de tampa roxa são utilizados com o material EDTA. O material colhido serve para os seguintes exames: ➙ Hemograma completo (contagem global de hemácias, hemoglobina, hematócrito e determinação.

Quantas horas de jejum para fazer exame de sangue hemograma completo?

Para realizar o hemograma completo não são necessários muitos preparos específicos. Caso o paciente siga uma leve dieta um dia antes do exame, não é necessário fazer jejum. Porém, caso contrário, recomenda-se um jejum de 3 horas.

Quais as etapas antes da coleta de sangue?

Etapas que o profissional deve seguir na coleta de sangue venoso: verificação da solicitação médica e cadastro do pedido; apresentação ao paciente; explicação ao paciente ou ao familiar quanto ao procedimento que será realizado obtendo o consentimento; realização da assepsia das mãos entre os atendimentos dos pacientes ...

Quando se deve procurar um hematologista?

Ele deve ser procurado quando houver qualquer tipo de alteração no sangue, descoberto nos exames de rotina. As alterações mais comuns são: aumento ou queda em componentes como hemácias, hemoglobina, leucócitos e plaquetas.

Quando devo procurar um hepatologista?

Você deve procurar esse especialista quando começar a emagrecer sem ter uma causa aparente, em casos de ficar com os olhos e a pele amarelos, quando as pernas e a barriga ficarem inchadas, água na barriga (Ascite), quando vomitar sangue ou quando as fezes saírem na cor de borra de café, quando tiver desorientação ...

O que acontece quando a pessoa tem anemia?

Cansaço generalizado. Falta de apetite. Palidez de pele e mucosas (parte interna dos olhos e gengivas) Tontura.

O que pode acontecer quando as plaquetas estão baixas?

As plaquetas baixas é uma condição caracterizada pela diminuição do número de plaquetas na circulação sanguínea. Esta condição afeta a coagulação do sangue, podendo causar sintomas sérios e preocupantes. As plaquetas são fundamentais para evitar a perda de sangue.

Qual é a doença mais letal do mundo?

O aumento no número de mortes por tuberculose ocorreu principalmente nos 30 países com a maior carga da doença [1]. As projeções de modelagem da OMS sugerem que o número de pessoas desenvolvendo tuberculose e morrendo pela enfermidade pode ser muito maior em 2021 e 2022.

Artigo anterior
O que significa Deixa-se?
Artigo seguinte
O que se comemora Dia 23?