Como é feito o exame de densitometria óssea?

Perguntado por: Bruna Daniela de Abreu  |  Última atualização: 17. September 2024
Pontuação: 4.2/5 (71 avaliações)

O exame de densitometria óssea é realizado de forma simples e confortável:
  1. O paciente deita-se em uma maca acoplada ao equipamento, que capta imagens da região estudada de maneira semelhante a um raio-x.
  2. O equipamento utiliza uma fonte de baixa intensidade radioativa para obter as imagens dos ossos.

Qual a preparação para fazer o exame de densitometria óssea?

Preparo: Vestir-se com roupas sem metais, com blusa, calça ou saia.

Qual o preparo para fazer o exame de densitometria óssea?

Como é o preparo para a densitometria óssea

Não é necessário jejum, mas atente para algumas substâncias que não podem ser ingeridas: Comprimidos contendo cálcio nas 24 horas antes do exame; Pílulas de vitaminas ou suplementos minerais na manhã do exame; Contraste utilizado em exames de imagem.

Quais doenças a densitometria óssea detecta?

A densitometria óssea é o exame destinado a medir a densidade de cálcio no tecido ósseo a partir da idade e do sexo do paciente. Ele serve para diagnosticar alterações como osteoporose, osteopenia e outras doenças que atingem os ossos.

Para que serve o exame de densitometria óssea?

O exame de densitometria óssea serve para calcular a densidade do osso e, a partir dele, se a pessoa está com osteopenia ou osteoporose, bem como o seu risco de fratura. Os ossos são comparados com o de uma pessoa jovem e saudável e mostram a análise com a média normal.

Densitometria Óssea | Preparo e como é feito | IMEB

33 questões relacionadas encontradas

Quando é necessário fazer o exame de densitometria óssea?

Por isso, é essencial que você realize o exame de densitometria óssea anualmente a partir dos 65 anos, ou antes dessa idade, caso se enquadre em ao menos um dos critérios abaixo: Ter sofrido fraturas anteriormente. Possuir baixo peso (IMC abaixo de 18,5) Fizer uso de alguma medicação contra osteoporose.

Quanto tempo dura o exame de densitometria óssea?

No exame de densitometria óssea, a pessoa deverá se deitar em uma mesa acolchoada, mantendo os pés posicionados em uma plataforma para que a coluna fique alinhada com a pelve. Durante o exame, são examinadas as estruturas enquanto o paciente se mantém imóvel. O tempo de duração pode variar entre 5 e 15 minutos.

Qual exame é feito para saber se tem câncer nos ossos?

Cintilografia óssea: A cintilografia é uma técnica de imagem que utiliza uma substância radioativa injetada no paciente para identificar áreas com maior atividade metabólica nos ossos, o que pode indicar a presença de câncer.

Qual o valor normal da densitometria óssea?

Já com relação as valores referência para os resultados da densitometria óssea, temos: Resultado normal: quando o T-Score está entre 0 a -1,0 DP; Osteopenia: quando o T-Score está entre – 1,0 a -2,4 DP; Osteoporose: quando o T-Score é de -2,5 DP ou menos.

Qual o médico que cuida de densitometria óssea?

Qual médico solicita o exame de densitometria óssea? Qualquer médico pode solicitar o exame. Dentre as especialidades mais comuns de médicos solicitantes estão reumatologistas, endocrinologistas, clínicos gerais, geriatras, ortopedistas e ginecologistas.

Como é feito o exame de densitometria óssea coluna e fêmur?

O exame de densitometria óssea é realizado de forma simples e confortável:
  1. O paciente deita-se em uma maca acoplada ao equipamento, que capta imagens da região estudada de maneira semelhante a um raio-x.
  2. O equipamento utiliza uma fonte de baixa intensidade radioativa para obter as imagens dos ossos.

Quais são os fatores que podem influenciar o resultado da densitometria óssea?

Idade, peso corporal, histórico de fraturas anteriores, histórico familiar de fraturas osteoporóticas e condições relativas ao estilo de vida – tais como tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas – são todas condições que podem levar a alteração da densidade mineral óssea.

O que provoca a osteoporose?

Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.

Qual o exame de sangue para detectar osteoporose?

Um T-score de -2,5 ou menor confirma o diagnóstico de osteoporose. ‌Exames laboratoriais: o médico pode solicitar exames de sangue e urina para avaliar o metabolismo ósseo, a função renal e dosagem de vitamina D, cálcio e hormônios relacionados ao osso, como a paratireoide.

Como é a dor de quem tem câncer nos ossos?

A dor no osso afetado é o sintoma mais comum dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa durante a noite ou quando são realizados determinados movimentos, como dor nas pernas ao caminhar, por exemplo.

Como é a dor do câncer no osso?

"O sintoma inicial do câncer de osso é o surgimento de dor na parte envolvida, que começa leve, melhora com analgésicos e aos poucos vai aumentando, tanto na intensidade quanto na duração, até se tornar persistente. Essa manifestação não piora com a atividade física e normalmente se intensifica à noite.

Quais são os sete sintomas de câncer nos ossos?

Confira outros sete sintomas do sarcoma ósseo além da dor:
  • Inchaço ao redor do osso afetado;
  • Vermelhidão ao redor do osso afetado;
  • Andar mancando;
  • Ossos que se fraturam facilmente;
  • Temperatura alta;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Sudorese (principalmente à noite).

Como entender o resultado do exame de densitometria óssea?

Como entender o resultado
  1. Valor até 1: Resultado Normal;
  2. Valor abaixo de 1 até - 2,5: Indicativo de osteopenia;
  3. Valor abaixo de - 2,5: Indicativo de osteoporose;

O que significa L1 e L4?

Os locais mais comumente avaliados densitometricamente são a coluna (L1-L4) e o quadril (colo de fêmur, fêmur total).

Onde fazer densitometria óssea pelo SUS?

Este serviço é solicitado por médicos da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) através do Sistema de Regulação em Saúde após consulta. O paciente deve ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde através do Sistema de Regulação em Saúde.

Como saber se tenho ossos densos?

Como vimos, o exame de densitometria óssea é usado para determinar a quantidade de massa óssea no corpo, ou o quão densos são os ossos. Para isso, o exame mede a composição mineral do osso, composta basicamente por cálcio e fósforo.

Quando a osteoporose é considerada grave?

Caracterizada pela diminuição progressiva da massa óssea, a osteoporose é considerada uma doença grave, pois os indivíduos acometidos apresentam um alto risco de fratura óssea até com impactos leves. Essas fraturas podem ocasionar dores intensas e deformidades no corpo, o que implica diretamente na qualidade de vida.

Pode fazer densitometria óssea todo ano?

Um mínimo de dois anos de intervalo é recomendado entre cada densitometria óssea, podendo períodos maiores ser adequado.

O que significa osteopenia nos ossos?

O que é a osteopenia? A osteopenia é uma condição relacionada a perda de massa nos ossos que ocorre de forma gradual. Esse estado pode levar a situações mais graves, como a osteoporose, doença que causa o comprometimento direto na resistência óssea pela perda de grande massa.

Artigo anterior
Quais são os dois indicadores comuns de E-mail de spam?
Artigo seguinte
Qual é o nome da namorada de Gaara?