Como é feito o exame de deglutição?

Perguntado por: Rita Leonor de Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (10 avaliações)

Para fazer a videoendoscopia da deglutição, o médico introduz o endoscópico através do nariz do paciente. Esse instrumento possui uma micro câmera que possibilita a visualização da laringe, faringe e entrada do esôfago. A videoendoscopia é realizada simultaneamente ao consumo de variados alimentos.

O que é exame de deglutição?

A Videoendoscopia da Deglutição ou Avaliação Endoscópica da Deglutição é um exame que avalia a mucosa, anatomia e funcionalidade do nariz, faringe e laringe. Avalia o fechamento posterior do nariz durante a deglutição, o trajeto dos alimentos na hipofaringe, laringe e subglote.

Como é feito o exame videoendoscopia da deglutição?

Como é realizado? Após a passagem de uma fibra óptica flexível pelo nariz, são oferecidos ao paciente alimentos de diferentes consistências (líquida, pastosa e sólida). O processo de deglutição é filmado e detalhadamente analisado. O exame não é doloroso, mas pode gerar um certo incômodo.

Qual médico cuida da deglutição?

É recomendado procurar um médico otorrinolaringologista, ou um médico gastroenterologista, para ajudar no tratamento o paciente também pode ser encaminhado para o fonoaudiólogo.

Qual exame para saber se tem disfagia?

A videoendoscopia da deglutição (VED) é um exame que fornece informações importantes para definir a conduta nestes pacientes. Consiste na avaliação funcional da deglutição por nasofibroscopia.

Vídeodeglutograma. Exame que identifica a disfagia

30 questões relacionadas encontradas

Como saber se eu tenho disfagia?

Sinais e sintomas de disfagia
  • Dificuldade de mastigar ou manter o alimento dentro da boca;
  • Tempo prolongado para engolir;
  • Necessidade de engolir várias vezes para o alimento, líquido ou saliva descer;
  • Dor ao engolir/ Sensação de alimento parado na garganta;
  • Escape de alimento pelo nariz durante a alimentação;

Como descobrir se tem disfagia?

Sintomas
  1. Tosses;
  2. Engasgos;
  3. Comida parada na boca ou faringe;
  4. Regurgitação;
  5. Dor ao engolir;
  6. Perda de peso;
  7. Dentre outros.

Como estimular a deglutição?

- Movimentar a língua tipo “varrer o céu da boca”. - “Double Swallow” – deglutir 2 vezes seguidas. - Treinar com uma colher invertida na boca: deve empurrar a colher para cima e para trás ao mesmo tempo. - Antes de iniciar a deglutição, emita uma sequência de sons sonoros (“bam” “bem” “bim”...).

Quais as doenças que o gastroenterologista trata?

Entre as muitas doenças tratadas pelo gastroenterologista, algumas da mais conhecidas pelo grande público incluem:
  • Doença do refluxo gastroesofágico;
  • Gastrite;
  • Úlcera gástrica;
  • Pedra na vesícula;
  • Hepatite e cirrose;
  • Pancreatite;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Intolerância à lactose;

Como é tratada a disfagia?

O tratamento da disfagia vai desde exercício para fortalecimento da musculatura orofacial, modificação nas consistências, volume e temperatura dos alimentos até mesmo cirurgia.

Qual a diferença de videoendoscopia e endoscopia?

Ambos são exames de endoscopia das vias aéreas superiores. Quando se diz videoendoscopia nasal, nos referimos ao exame realizado com endoscópio rígido (não maleável) e, sendo assim, pode-se observar por dentro das narinas até o final da cavidade nasal.

Como é feita a sedação para a endoscopia?

A sedação para endoscopia usa basicamente dois tipos de anestésicos:
  1. Opioides, que tiram a dor, como o fentanil.
  2. Hipnóticos que causam a inconsciência, como como propofol.

O que é a videoendoscopia?

É um exame indicado para avaliação diagnóstica e, quando possível, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno.

Para que serve a deglutição?

Entendemos por “deglutição” o ato de engolir, ou seja, o transporte do conteúdo (alimento ou saliva) da boca até o estômago. Os órgãos envolvidos na deglutição são: cavidade oral (músculos das bochechas, dentes, língua e palato), faringe, esôfago e estômago, que atuaram de forma sequenciada.

Quais são os exames que um médico gastro solicitar?

Exames mais solicitados pelo Gastroenterologista:
  • Colonoscopia.
  • CPRE (Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica)
  • Ecoendoscopia diagnóstica e terapêutica.
  • Endoscopia digestiva alta.
  • Manometria.
  • PHmetria do esôfago.

Qual a diferença entre proctologista e gastroenterologista?

O proctologista é um cirurgião especialista no intestino. O gastroenterologista é um clínico especializado em todo o trato gastrointestinal.

O que se faz numa consulta de Gastro?

Durante a consulta, o gastroenterologista vai realizar em seu paciente um exame de toque, para detectar alguns tipos de doenças. Além disso, pode pedir exames indicados de acordo com os sintomas apresentados ou até mesmo para rotina. Um exame bastante comum é a endoscopia.

Como fortalecer os músculos da deglutição?

Fonoaudióloga ensina exercícios para fortalecer músculos da mastigação e deglutição
  1. Exercício 1: iogurte no canudinho.
  2. Exercício 2: mordendo a maçã
  3. Exercício 3: mastigando alimentos duros.
  4. Exercício 4: bebendo água.

Como treinar mastigação?

Dicas para você auxiliar seu filho a desenvolver a mastigação: – Ofereça diferentes tipos de alimentos para que a criança tenha a chance de conhecer e apreciar os vários sabores e consistências. – A partir dos 7 meses, ofereça pedaços de pão e frutas para o bebê “treinar” a mastigação.

Como elevar a laringe?

Para elevar a laringe: - emitir /i/ com a língua exageradamente; Page 30 23 - emitir sons agudos; - protruir a língua exageradamente; - manter pressão intra-oral (inflar bochecha e segurar); - colocar ponta de língua nos dentes incisivos inferiores e elevar dorso de língua anteriormente.

O que a disfagia pode causar?

Entre as complicações, podemos citar: Desnutrição, perda de peso e desidratação. Pneumonia por aspiração. Engasgo.

O que é disfagia leve?

Disfagia Leve: o controle do bolo alimentar pode estar atrasado e lento, porém, sem sinais de penetração laringeal (ausência de tosse e ausência de alteração na qualidade vocal após deglutição).

O que a disfagia afeta?

A disfagia – ou dificuldade de deglutição – pode ser de dois tipos: Disfagia orofaríngea: uma condição que afeta a cavidade bucal e a faringe, causando dificuldade para engolir; Disfagia esofágica: condição caracterizada pela dificuldade de passagem do alimento depois do processo de deglutição.

Quando a pessoa não conseguir engolir o que pode ser?

Dificuldade para engolir é um sintoma ou sinal de alerta para uma série de doenças do sistema digestivo, respiratório ou da tireóide. A dificuldade para engolir é chamada também de disfagia ou deglutição acelerada e pode ser um grande incômodo, causando interrupção da alimentação devido a dor e desconforto.

Como é feito o exame de laringoscopia?

O exame é feito com um endoscópio rígido acoplado a um sistema de vídeo. Este capta, amplifica e registra as imagens. O som da voz e a imagem são gravadas em DVD ou em um programa de computador e servem para diagnosticar uma doença. É possível acompanhar sua evolução e para constatar a cura.

Artigo anterior
O que é a retratação da vítima?
Artigo seguinte
Quantos anos Davi passou no deserto?