Como é feito o ensaio de Esclerometria?

Perguntado por: Luana Cunha Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (11 avaliações)

A realização do ensaio de esclerometria consiste em uma massa martelo que, impulsionada por mola, choca-se com a área a ser ensaiada. Quanto maior a dureza da superfície, menor a parcela da energia que se converte em deformação permanente, e maior deve ser o recuo ou a reflexão da massa martelo.

Como calcular ensaio de esclerometria?

Calculo: IE (índice esclerométrico médio)

O índice deve ser obtido com no mínimo cinco valores individuais, caso contrário, a área deve ser abandonada. Nenhum dos índices individuais restantes deve diferir em mais de 10% da média final, se isto ocorrer a área deve ser abandonada.

Quando fazer esclerometria?

É ideal para estruturas submetidas ao fogo, em peças pré-fabricadas, congelamento, determinação rápida em estruturas novas e etc.

Como é feito o ensaio de Pacometria?

Utilizando o pacômetro

Para executar o ensaio é utilizado um pacômetro que atua por indução magnética. Primeiramente, deve-se posicionar o equipamento no elemento estrutural ou na parede a ser avaliada e movimentá-lo no sentindo horizontal e vertical, observando sempre as informações presentes na tela do equipamento.

Para que serve Esclerometro?

O esclerómetro (fig. 1) é um aparelho que permite obter in situ, de uma forma simples e não destrutiva, a resistência à compressão de elementos de betão. Por se tratar de um ensaio de resistência superficial, os valores obtidos são apenas representativos de uma camada até 5 cm de profundidade.

TODO ENGENHEIRO DEVERIA CONHECER ESSE ENSAIO

40 questões relacionadas encontradas

Quanto custa um Esclerometro?

Durômetro Portátil para Concreto Esclerômetro - R$2.990,00.

O que é teste de arrancamento?

O ensaio de arrancamento é um teste realizado para conhecer a resistência à tração de revestimentos cerâmicos e argamassados ao substrato.

Como é feito o ensaio de carbonatação?

O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Usualmente, utiliza-se uma solução de fenolftaleína (1 g da fenolftaleína em 50 ml de álcool etílico e diluição desta mistura em água destilada até completar 100 ml).

O que significa pacometria?

Pacometria é um ensaio não destrutivo usado para determinar a quantidade de armadura e o cobrimento de concreto em peças de concreto armado. O ensaio permite estimar sua dimensão, cobrimento e orientação, o que pode ser útil na realização de vistorias em peças estruturais.

Como funciona um pacômetro?

Pacômetro indicando presença de material no interior da parede. A detecção acontece devido a uma leitura magnética que acontece da interação das barras de aço e um campo magnético de baixa frequência criado pelo aparelho.

O que o ensaio de esclerometria avalia?

Ensaio de esclerometria

Método empregado para determinação do valor aproximado da resistência à compressão superficial do concreto endurecido e de sua uniformidade. A realização do ensaio de esclerometria consiste em uma massa martelo que, impulsionada por mola, choca-se com a área a ser ensaiada.

Qual o propósito do ensaio de resistência à compressão do concreto?

Os ensaios de resistência à compressão têm como objetivo assinalar eventuais divergências na qualidade do concreto desde sua dosagem até a sua composição, tendo em vista que a resistência à compressão característica, fck – valor tal que exista uma probabilidade de 5% em serem obtidas resistências inferiores ao mesmo – ...

Qual o propósito do ensaio de profundidade de carbonatação e concentração de cloretos?

O objetivo principal desse trabalho consiste na avaliação de profundidade da frente de penetração de cloretos em uma estrutura de concreto armado, situada em uma região litorânea, em que a propensão a esse tipo de ataque por cloretos é alta.

O que são os ensaios não destrutivos?

Ensaios não destrutivos são constituídos por um conjunto amplo de técnicas de testes que não destroem o objeto ensaiado e que são utilizadas na ciência e na indústria para avaliar as propriedades de um material, componente ou sistema - algumas essas técnicas serão abordadas neste texto, assim como suas aplicações.

O que é o processo de carbonatação?

A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.

O que é testemunho de concreto?

A extração de testemunhos de estruturas acabadas é feita quando existem dúvidas quanto à resistência e o desempenho do concreto lançado, seja por resultados de ensaios laboratoriais abaixo do esperado, durante o controle tecnológico, ou por sinais de deterioração do concreto.

O que é potencial de corrosão?

O potencial de corrosão das armaduras é um potencial misto, resultante da combinação da cinética de dois processos: (1) a oxidação do metal, e (2) a redução do oxigênio dissolvido [ 20.

Como medir a carbonatação do concreto?

Para isso, usa-se a solução contendo a fenolftaleína. O teste de carbonatação do concreto com fenolftaleína é considerado como um teste destrutivo.

Como identificar a carbonatação?

A carbonatação manifesta-se inicialmente por depósitos brancos na superfície do concreto e fica mais evidente quando surgem fissuras na peça e desplacamento da camada de concreto de recobrimento. A profundidade e a velocidade do fenômeno dependem de características do próprio concreto, como o teor de concreto e o PH.

Quais são os principais ensaios do concreto?

Ensaios de concreto mais comuns são os que incluem o abatimento de tronco de cone realizado no concreto ainda fresco, e outros no concreto endurecido, como o de resistência a compressão, por exemplo. Contudo, outros testes podem ser contemplados, dependendo do acordo.

O que é aderência da argamassa?

Aderência é a propriedade do revestimento de resistir às tensões atuantes na interface com o substrato.

Qual o objetivo do ensaio de aderência a tração?

Os ensaios de determinação da resistência de aderência à tração, regulamentados pela NBR 13528 (ABNT, 2010), são importantes para averiguar a qualidade dos revestimentos nas obras.

Como fazer ensaio de argamassa?

O ensaio deverá ser executado conforme a NBR 13528, que determina que os ensaios sejam realizados aos 28 dias de idade para argamassas mistas ou de cimento e 56 dias para argamassa com cal. Para execução deste ensaio é necessário pessoal treinado e especializado, com domínio das especificações normativas.

Qual o propósito do ensaio de determinação da resistividade elétrico volumétrico?

Diferente do superficial, o ensaio volumétrico exige a extração de corpos de prova de uma estrutura já edificada ou a coleta de amostras no caso de concretagem. Este trabalho tem como objetivo comparar os resultados da resistividade elétrica volumétrica e superficial do concreto.

Qual o propósito do ensaio de porosidade absorção de água por capilaridade e por imersão?

O objetivo desse procedimento é monitorar o aumento da massa das amostras devido à absorção de água por capilaridade. Dessa forma, o ensaio é iniciado com a secagem das amostras em estufa (T=105ºC), até a variação de massa ser menor que 0,10 g, segundo a NBR 9779 (2012).

Artigo anterior
O que podemos melhorar em uma empresa?
Artigo seguinte
Como saber quais contas estão vinculadas ao meu número?