Como é feito o diagnóstico de sarampo?

Perguntado por: Henrique Pedro Nogueira  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (44 avaliações)

Diagnóstico. Pode-se suspeitar de sarampo típico em um paciente exposto que apresente coriza, conjuntivite, fotofobia e tosse, mas, em geral, somente há suspeita depois do aparecimento do exantema. O diagnóstico é normalmente clínico, identificando as manchas de Koplik ou o exantema em um contexto clínico apropriado.

Como é feito o diagnóstico do sarampo?

O método laboratorial mais comum para confirmar o sarampo é a detecção de anticorpos IgM específicos para o vírus do sarampo em uma amostra de sangue (sensibilidade 83 a 89%; especificidade 95 a 99%).

Como estabelecer um diagnóstico diferencial do sarampo?

Os principais diagnósticos diferenciais do sarampo são outras doenças exantemáticas febris agudas, como rubéola, exantema súbito, eritema infeccioso, escarlatina e dengue. Outras condições não infecciosas também podem levar a quadro clínico semelhante.

Quais os sinais e sintomas para diagnóstico do sarampo?

Sintomas do sarampo
  • Febre alta, acima de 38,5°C;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo.
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Conjuntivite;

Qual o quadro clínico do sarampo?

a) Quadro Clínico — febre alta (≥38,5°C), exantema máculo-papular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos na mucosa bucal, antecedendo o exantema).

Videoaula sobre sarampo: prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença

31 questões relacionadas encontradas

Qual a epidemiologia do sarampo?

Situação epidemiológica do sarampo no Brasil

Em 2020 foram confirmados 8.448 casos, e em 2021 até a Semana Epidemio- lógica (SE) 9, 235 casos de sarampo foram confirmados (Figura 1).

Quais as fases do sarampo?

Há 4 períodos bem definidos: período de incubação, período prodrômico ou catarral, período exantemático e período de convalescença ou de descamação furfurácea.

Qual é o sintoma do sarampo em criança?

Quais os principais sintomas do sarampo e como é feito o diagnóstico? Após o período de incubação, o paciente pode desenvolver febre, tosse, conjuntivite não purulenta (olho vermelho), fotofobia (incapacidade de olhar para luz) e coriza (nariz escorrendo).

Quais suas principais causas do sarampo?

O sarampo é causado por um vírus RNA da família paramixovírus, que infeta as células humanas. O vírus do sarampo infeta o sistema respiratório primeiro (nariz, garganta, etc.), acabando eventualmente por se disseminar para outras partes do corpo através da corrente sanguínea, tornando-se uma doença generalizada.

Como saber se é sarampo ou alergia?

7 principais sintomas de sarampo
  • 1.Febre acima de 38º C. ...
  • 2.Dor de garganta e tosse seca. ...
  • 3.Dor muscular e cansaço excessivo. ...
  • 4.Manchas vermelhas na pele, sem relevo, que se espalham pelo corpo. ...
  • 5.Manchas vermelhas na pele que não coçam. ...
  • 6.Manchas brancas no interior da boca, sendo cada uma rodeada de um anel vermelho.

Qual a importância de distinguir as fontes de infecção de sarampo?

O vírus do Sarampo pode ser isolado da urina, das secreções nasofaríngeas, do sangue, do liquor cérebro-espinhal ou de tecidos do corpo. Este isolamento objetiva identificar o genoma do vírus circulante no país, o que permite diferenciar os casos autóctones dos casos importados e o vírus selvagem do vírus vacinal.

Quais as medidas de prevenção do sarampo?

A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Qual a diferença entre eliminação e erradicação?

Erradicação é a redução a zero da prevalência de doenças infecciosas na população global de hospedeiros. Pode ser confundida com "eliminação", que também descreve a redução a zero da prevalência de uma doença infecciosa, mas em uma população regional, ou a redução da prevalência global a um valor irrisório.

Tem exame para sarampo?

Exames para sarampo e caxumba, compreendem de detecção de anticorpos no sangue. O exame de reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT-PCR) pode ser realizado para confirmar e investigar a origem de infecções por sarampo. Este exame é usado para detectar o vírus do sarampo e determinar sua cepa genética.

Quando suspeitar de sarampo?

4. Quando deve-se suspeitar de sarampo? Suspeita de sarampo, independe da idade, se já foi vacinado, se é imunossuprimido etc., apresentando os sintomas (quadro de febre, exantema, coriza e/ou tosse e/ou conjuntivite), deve-se considerar caso suspeito e deve ser notificado e tratado como tal.

Como fica o hemograma no sarampo?

Hemograma completo pode revelar leucopenia, linfopenia com, às vezes, linfocitose relativa, trombocitopenia e neutropenia absoluta(13). Os resultados do teste de função hepática podem revelar níveis elevados de transaminases em pacientes com hepatite por sarampo(14).

Qual o vírus que causa o sarampo?

Agente etiológico

O vírus do sarampo é um RNA vírus, que pertence à família Paramyxoviridae e é membro do subgrupo Morbillivirus. O vírion do sarampo é composto por uma porção interna, o nucleocapsídeo, contendo um único genoma RNA, envolvido por uma camada externa de material lipídico-glicoprotéico.

Quais são as complicações mais comuns do sarampo?

O sarampo pode levar a várias complicações. A mais comum é a pneumonia bacteriana – principal responsável pela morte de crianças desnutridas. As complicações neurológicas, no entanto, assustam mais. Além de algumas agudas, como encefalite transitória, há uma encefalite crônica que sempre evolui mal e para o óbito.

Quais foram os primeiros casos de sarampo?

A primeira descrição reconhecível do sarampo é atribuída ao médico árabe Ibn Razi (860-932) (conhecido como Rhazes na Europa). O vírus foi isolado apenas em 1954, e a vacina foi desenvolvida em 1963. Em 2007 e 2011 ocorreram surtos por vários países da Europa, em Israel e no Canadá.

Qual remédio é bom para sarampo?

O tratamento do sarampo consiste em aliviar os sintomas através de repouso, hidratação e medicamentos como Paracetamol, durante cerca de 10 dias, que é o tempo de duração da doença.

O que é período exantemático?

b) Período exantemático: ocorre a acentuação de todos os sintomas já descritos, com prostração importante do paciente e surgimento do exantema característico. O rash exantemático é máculo-papular, de cor avermelhada, com distribuição em sentido céfalo-caudal.

Qual é o período de incubação do sarampo?

Altamente contagioso, o sarampo é propagado por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. O período de incubação dura entre oito e 13 dias.

O que é o sinal de Faget?

Febre alta com pulso lento, sugestivo de febre amarela.

Qual a incidência do sarampo no Brasil?

Em 2019, após um ano de franca circulação do vírus, o país perdeu a certificação de “país livre do vírus do sarampo”, dando início a novos surtos, com a confirmação de 20.901 casos de sarampo. O número caiu em 2020, quando foram confirmados 8.448 casos.

Qual a patogenia do sarampo?

Durante o período de incubação, o vírus do sarampo se replica e se espalha dentro do hospedeiro infectado. No modelo padrão da patogênese do vírus, a replicação viral ocorre inicialmente nas células epiteliais do trato respiratório superior e o vírus se dissemina para o tecido linfático local.

Artigo anterior
Como saber se uma pessoa está com espírito obsessor?
Artigo seguinte
Que ver en braganza?