Como é feita uma viola caipira qual a matéria-prima utilizada?

Perguntado por: Santiago Miguel Lopes Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (61 avaliações)

Quando os primeiros mestiços passaram a fabricar violas com madeiras rústicas brasileiras, nasceu a viola caipira. A matéria-prima mais comum é o pinho, mas o jacarandá e algumas outras modalidades podem também ser usadas na confecção deste instrumento.

Quais são as cordas da viola caipira?

Nomenclaturas das Cordas da Viola
  • – A 1ª corda afinada em Mi (E) é chamada “Prima”, justamente por ser a primeira corda do conjunto, a corda mais fina da viola. ...
  • – A 3ª e 4ª cordas são chamadas de “Requinta”, ambas afinadas em Si (B). ...
  • – A 5ª e 6ª cordas são chamadas de “Turina”, afinadas em Sol Sustenido Grave (G#).

Como funciona a viola caipira?

A disposição das cordas da viola é bem específica: 10 cordas, dispostas em 5 pares. Os dois pares mais agudos são afinados na mesma nota e mesma altura, enquanto os demais pares são afinados na mesma nota, mas com diferença de alturas de uma oitava.

Qual instrumento antigo precede a viola caipira?

Tanto a viola caipira quanto a viola clássica se originaram do antigo alaúde, instrumento de origem árabe muito popular na Europa ocidental durante a Idade Média.

Qual a origem da viola caipira?

Como surgiu a viola caipira

Estima-se que essa “velhinha” tenha entre 700 e 800 anos, mas certeza mesmo é de que teve papel importante na catequização dos povos indígenas no Brasil, no século XV.

Globo Rural Especial - Fabricantes de Viola Caipira

26 questões relacionadas encontradas

Qual é a origem da viola caipira?

A viola chegou ao Brasil pelas mãos dos jesuítas, que tocavam o instrumento para encantar os indígenas, especialmente os curumins. Um dos seus mais famosos tocadores dessa época foi José de Anchieta. Logo, o instrumento se interiorizou, e nas mãos dos trabalhadores do campo, ganhou o nome de viola caipira.

Quanto tempo leva para aprender a tocar viola caipira?

Bom, se você quer mesmo saber como aprender a tocar viola caipira, precisa dar tempo para que o seu cérebro assimile os conhecimentos. Por isso, é preciso estudar, pelo menos 3 horas por semana, ou, se preferir, 30 minutos por dia.

Qual a diferença entre viola e viola caipira?

Portanto, as principais diferenças, são:

– Ao contrário da viola clássica e do violino, a viola caipira requer o uso de palhetas e/ou dedeiras para ser tocada, enquanto os outros dois necessitam da fricção das cordas para que o som seja ouvido.

Qual a diferença entre violão e viola caipira?

A viola é menor que o violão e por isso tem um timbre agudo, quase metálico. Possui cinco pares de cordas, enquanto o violão tradicional possui seis. ... O timbre acaba sendo mais forte que o do violão e o violeiro deve ter unhas compridas(pois as cordas são feitas de aço), usar dedeira ou palheta.

Como é a afinação da viola?

As várias afinações da viola caipira possuem um ponto em comum: são afinações abertas, as quais é possível formar acordes apenas com as cordas soltas. Este é um dos pontos que diferenciam a afinação “Cebolão em Ré” e a “Cebolão em Mi”. A afinação Cebolão pode ser feita de duas maneiras: em Ré Maior, ou em Mi Maior.

Qual a afinação da viola?

As mais utilizadas pelos violeiros são a afinação Cebolão em D e a cebolão em E. Basicamente as duas afinações são iguais a única diferença está na diferença de um tom.

Qual a melhor madeira para fazer uma viola?

O Cedro-Rosa(Red Cedar), madeira brasileira bastante parecida com o Mogno, se diferencia por ser mais claro-róseo, e de perfume característico . è bem macio ao corte, não soltando ferpas, portanto, bom para compor as laterais, às vezes também o fundo. É bastante utlizado para fazer o braço da Viola.

Como é feito um violão?

O violão acústico é um instrumento de cordas (de nylon ou aço) composto, em sua maior parte, de madeira. Existem diversos estilos de violão, Page 12 10 sendo que, o violão clássico tem corpo em formato de oito e pode ser feito utilizando-se diversas espécies.

Quais são os tipos de viola?

Tipos de Viola: Saiba escolher a sua
  • A viola acústica tem o som alto e não precisa de amplificador.
  • Uma viola 2-em-1 pode ser eletrônica ou acústica.
  • Com cordas mais grossas e soltas, a viola acústica tem um som bem grave.
  • A viola de arco é bem parecida com violão.

Quantas corta tem a viola?

A viola tem 10 cordas divididas em 5 pares, o que dá ao som sua clássica característica sertaneja.

Qual a diferença entre viola e craviola?

A craviola é um instrumento de 12 cordas e que surgiu no Brasil. O instrumento foi criado pelo compositor Paulinho Nogueira e confeccionado pela Giannini. A diferença entre a craviola e o violão, é que além do fato da craviola ter o dobro de cordas ela também tem um som que mistura o violão com a viola.

Quanto tempo para tocar viola?

Iniciante. O nível iniciante é aquele em que a pessoa consegue tocar músicas simples com as batidas da mão direita pouco apuradas e sem muitos acordes complexos. Geralmente, é possível chegar a este ponto com uma média de 60 a 120 dias de estudos.

É possível aprender a tocar viola sozinho?

Mas, é possível aprender a tocar violão sozinho? A resposta é que "sim". Porém, serão necessárias doses de dedicação, persistência e concentração durante o caminho para evitar erros e vícios na aprendizagem que prejudiquem a sua saúde.

É difícil aprender viola?

Parecida com um violão, em termos de cordas e acústica, a viola caipira desafia muitos interessados em aprender a tocá-la. Apesar de ser um instrumento que, em muitos casos, se mostra complexo, pode ser mais fácil de ser tocado com dedicação e algumas dicas pertinentes.

Em que região do Brasil a viola caipira é usada?

Em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em parte de Paraná e Tocantins, dentre outros, a viola tem destaque na música, onde a tradição da moda de viola é passada de geração em geração. A viola é um instrumento com um grande potencial.

Em que ano a viola chegou ao Brasil?

Nos séculos XVII e XVIII foram comuns as violas portuguesas de 5 e 6 ordens duplas, porém no final do século XVIII surgiu a viola com duas ordens triplas e três ordens duplas, descrita por Manuel da Paixão Ribeiro em 1798, instrumento que utilizava cordas de metal (na época denominadas "de arame") ou de tripa.

Para que serve a viola?

Assim como outros instrumentos de cordas, as violas também podem ser amplificadas eletronicamente. Muitos a utilizam na música popular, jazz, rock, sua utilização mais comum é na música clássica, principalmente em naipes de cordas de orquestras, ou em formações camerísticas como o quarteto de cordas.

Artigo anterior
Quanto à cota paga para Digitador?
Artigo seguinte
Qual o tamanho de uma bolsa grande?