Como é feita a salga seca?

Perguntado por: Rúben José Morais Amaral Silva  |  Última atualização: 20. April 2024
Pontuação: 4.1/5 (75 avaliações)

2.3.1 Salga Seca O método mais simples de salgar é a salga seca. Os pescados são colocados em camadas de sal e peixe, intercaladamente, até que todo peixe tenha contato com o sal. Neste tipo de salga a água é drenada com sua saída do músculo (MACEDO VIEGAS; SOUZA, 2004).

Como é feito a salga seca?

SALGA SECA: é a maneira mais simples de “curar” o pescado. Indicada para o pescado magro, o qual geralmente é descabeçado, eviscerado e cortado ventralmente. Consiste em empilhar camadas alternadas de sal e pescado.

Quais são os tipos de salga?

Existem dois métodos básicos para salgar peixes: o seco e o úmido. No Brasil, costumamos separar a salga úmida em dois procedimentos: a salga úmida em salmoura e a salga mista.

Como secar o peixe no sal?

Coloque o peixe em prateleiras de madeira, para secagem ao ar livre. Não utilize prateleiras de metal, pois elas podem oxidar e deixar o peixe com sabor estranho. Tente secar o pescado durante o dia. Pressione a carne do peixe para retirar a água salgada, pois isso acelera a secagem.

O que é cura seca?

- Cura a seco convencional: são utilizados sal, açúcar e nitrato/nitrito. Essa mistura é colocada na superfície do produto. Esse método é muito lento e o sabor do produto final é indesejável; porém, de maior valor no mercado e maior vida de prateleira.

Processo de Produção da salga do Bacalhau na Indústria de Alimentos

26 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de salga e cura?

salga: processo de salgar a carne; cura: uso de ingredientes adicionais para aumentar a conservação do alimento, como sal, açúcar ou nitritos; defumação: bacon é exposto a fumaça para conservar e modificar o seu sabor.

Qual a quantidade de sal de cura por kg de carne?

De acordo com o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –, o limite estabelecido é de 2,4g de sal de cura para cada 1kg de carne/salmoura que será usada na fabricação, não na quantidade que se deseja obter ao final do processo.

Qual a diferença entre bacalhau e Saithe?

Ao contrário do Gadus Morhua, o bacalhau tipo Saithe tem uma coloração mais escura. Além disso, seu sabor também é mais forte. Quando cozido, sua carne também fica macia e pode ser desfiada mais facilmente. É recomendado para o preparo de bolhinhos de bacalhau, pastéis, pratos ensopados, tortas e saladas de bacalhau.

Para que serve a salga?

A salga é uma combinação que visa à preservação do peixe pelo sal comum, tendo início na sua lavagem e evisceração, finalizando com a embalagem do produto salgado.

Para que serve a salga do pescado?

Funções tecnológicas do sal no pescado

Em primeiro lugar, ele atua como um agente preservador, inibindo o crescimento microbiano ou promovendo mudanças indiretas. Em segundo lugar, ele opera como um modificador de sabor, que além do sabor salgado, melhora os atributos sensoriais do pescado salgado.

Como preparar o peixe para secar?

Submerja o peixe em água por 30 minutos para que a carne se mantenha macia. Encha uma tigela grande com água limpa suficiente para cobrir todo o peixe. Coloque os pedaços de peixe desidratado dentro da tigela e aguarde 30 minutos. A água vai hidratar a carne e tirar o excesso de sal usado para desidratar o peixe.

O que é o processo de salga?

A salga é um dos subprodutos da pesca artesanal no que concerne a conservação do pescado. Basicamente os espaços para esse processo consistiam em tanques onde era aplicado o sal para melhor durabilidade do peixe e também do camarão. O processo era da salga de peixes por inteiro, dentro do prazo de 24 horas.

Qual o processo de salgamento?

O salgamento consiste em adicionar grande quantidade de sal de cozinha (cloreto de sódio) ao alimento. O sal desidrata o alimento e cria um ambiente desfavorável à sobrevivência dos microrganismos. O bacalhau e a carne-seca são conservados por esse processo.

Quais peixes podem ser salgados?

Saiba mais sobre cada um:
  • SAITHE (não é bacalhau) O Saithe tem sabor mais forte e apresenta uma carne de cor mais escura. ...
  • LING (não é bacalhau) ...
  • ZARBO (não é bacalhau) ...
  • GADUS MORHUA OU BACALHAU DO PORTO (é bacalhau) ...
  • GADUS MACROCEPHALUS OU BACALHAU DO PACÍFICO. ...
  • O GADUS OGAC: BACALHAU DA GROENLÂNDIA.

Quanto tempo dura peixe defumado?

A salga por salmoura permite uma armazenagem do produto por 4 a 6 meses, em temperatura ambiente.

Como salgar o peixe Corvina?

Limpe e lave um peixe bom para assar (eu faço com corvina). Deixe as escamas. Passe bastante sal comum (não é o sal grosso) por dentro e por fora, até ficar bem branco. Não tenha medo de salgar, porque o peixe só absorve o sal necessário.

Qual o melhor sal para queijo?

O sal a ser utilizado deve ser o de cozinha, e de boa qualidade, e isento de contaminantes químicos e microbiológicos, que poderão prejudicar a qualidade final do queijo.

O que significa carne curada?

O processo de cura consiste na adição de sal à carne. O sal evita a deterioração ao reduzir a quantidade de água disponível para o crescimento de micro-organismos; porém, promove a oxidação da mioglobina (pigmento da carne), resultando em uma cor amarronzada e pouco atrativa.

Como a salga atua na conservação do pescado?

Uma das formas de beneficiar e prolongar a vida de prateleira do pescado é a salga, um método de conservação baseado na penetração do sal no interior dos tecidos e consequente redução na atividade água.

É verdade que bacalhau não é peixe?

Isso porque o bacalhau, em si, não é um peixe, mas, na verdade, um conjunto de vários pescados de diferentes gêneros, em particular o gadus. Dessa forma, não existe nenhum peixe chamado bacalhau. A família dos gadus é chamada de gadídeos e é comumente pescada nos mares frios do Hemisfério Norte.

Qual é o nome do bacalhau legítimo?

Gadus morhua - O mais nobre, de posta alta que se desmancha em lascas. É untuoso e suculento. Também pode ser chamado de bacalhau do Porto. Pescado no Atlântico Norte, é o bacalhau "real oficial".

Qual o peixe que tem o mesmo sabor do bacalhau?

A abrótea também é um peixe que pode ser preparado de forma similar ao bacalhau. "Ela tem sabor delicado e uma textura boa para se desprender em lascas.

O que pode substituir o sal de cura?

Sal de cura 1

O aipo em pó é uma ótima fonte de nitrato e isso comprova que os vegetais contém uma grande quantidade de nitrato naturalmente em sua composição, consequentemente consumimos diariamente esse composto mesmo sem ingerir um único embutido cárneo.

Qual o melhor sal de cura?

Os sais de cura mais famosos que existem no mercado de alimentos mundial são: o sal de praga, o pó húngaro e o instacure ou sal de cura. De um modo geral, esses sais para a realização do processo de cura contam com a substância nitrito de sódio, com sal e também com o nitrato de sódio.

Qual a diferença entre sal e sal de cura?

O sal de cura é uma mistura entre o cloreto de sódio (NaCl), conhecido popularmente como sal de cozinha, com nitritos e nitratos de sódio. Essa mistura transforma o sal de cura em um pó de cor rosada, tanto que em inglês ele é chamado de pink curing salt.

Artigo anterior
Como aumentar a dopamina e serotonina de forma natural?
Artigo seguinte
Quais as qualidades de uma empresa?